Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Que se vayan todos -- 22/07/2007 - 11:48 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Que se vayan todos

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Que se vayan todos foi o slogan de grandes mobilizações populares que varreram toda forma de representação na Argentina. Uma mensagem da sociedade aos políticos.



O povo brasileiro é mais pacato, moderado e o jeitinho nos coloca sempre na defensiva.

No entanto, há uma gana reprimida nessa garganta silenciosa. Esse impulso explodiu no Marcanã e a vítima foi o presidente Lula. E deveria ser o presidente, pois é ele que simboliza a classe política desse país. É Lula que está legitimado por 58 milhões de votos.



Não compactuo com a teoria da conspiração. De que tudo foi orquestrado. Devemos ter claro que 90 mil pessoas deram um recado contundente e explícito.

As vais vieram de uma parte da sociedade que também trabalha. Que paga as contas. Compra ingresso para um espetáculo, um jogo de futebol, um teatro, um cinema e até para a abertura dos jogos Pan-Americanos.

Essa mesma parcela da sociedade não agüenta mais os desmandos políticos. A corrupção generalizada. Montanhas de reais desviados. É uma sociedade que clama por justiça e pede o fim da impunidade. O descrédito é tanto que qualquer político seria vaiado se fosse fazer um discurso no Pan.



É evidente que a vaia foi para o Lula. Um recado para o presidente, pois suas relações políticas estão aquém do esperado e do prometido. São inconseqüentes, ideologicamente insanas e pragmáticas.

Quem vaiou disse para o Lula: volte a ser como era antes. Faça a coligação com o povo. Chega de toma-la-da-cá. Faça política com gente decente.

Claro está que a vaia foi para o Lula. Mas também foi para toda a classe política brasileira. As vaias no Maracanã foram equivalentes ao Que se vayan todos dos nossos hermanos castelhanos.



Todos os políticos receberam o aviso. Assim, espero que o nosso companheiro presidente também reflita sobre esse episódio. O momento é propício para uma autocrítica e um balanço geral de seu governo. Se Lula interpretar humildemente essa conjuntura, poderá dar novos rumos ao Brasil. E implementar as reformas que o país tanto precisa. Caso contrário, continuaremos amargurando escândalos e o presidente, vaias.

Que se vayan todos os corruptos.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui