Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Repassando Evangelhos- da Segunda... -- 31/10/2005 - 00:16 (Alkiria Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Jesus disse: "Você acredita por que viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto"
João 20.28


OBRA DE ARTE DE DEUS

O homem, obra de Deus
não é solidão...
Ele é multidão,
membro de um conjunto,
célula de corpo imenso,
que só se completa
no relacionamento
com os demais...
Não pode viver isolado
Homem é ser social
Deve estar em comunhão,
criar laços...
Homem precisa de terra...
de sol...
de natureza...
vida sadia...
Há os coitados
que só crêem
naquilo que vêem:
céu...
sol...
mar...
luar...
Se não virem a Deus,
nele não podem crer...
Mas se esses tolos
prenderem a respiração
não conseguirão se conter...
faltar-lhes-á o ar...
O ar...que eles sentem
mas que não vêem...
Deus, que não se mostra,
se faz presença de forma intensa
na nossa vida...
Maria Jose Zanini Tauil

EVANGELHO
O rico insensato
Lc 12,13-21

Alguém do meio da multidão disse a Jesus: "Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo". Ele respondeu: "Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir os vossos bens?" E disse-lhes: "Atenção! Cuidai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida da gente não consiste na abundância de bens". E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: "Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita". Então resolveu: "Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer .a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida!" Mas Deus lhe disse: "Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?" Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus".


Comentário do Evangelho


A riqueza vã


Jesus deve ter percebido a mentalidade de muitas pessoas exageradamente preocupadas em adquirir e acumular bens. Se os discípulos desejassem ser fiéis ao Reino, deveriam precaver-se contra atitudes deste gênero. Daí a preocupação do Mestre em alertá-los.

Tudo, na vida do rico, gira em torno do próprio eu: "meus celeiros", "meu trigo", "meus bens". Em sua vida, não existe espaço para Deus e para o próximo. Tudo é pensado em função de sua satisfação pessoal: "Ó minha alma, descansa, come, bebe, regala-te, pois tens bens acumulados para muitos anos".

Solidariedade, partilha, misericórdia são palavras banidas de seu vocabulário. Sua avareza impede-o de sensibilizar-se diante das necessidades do próximo.
Todavia, como não somos feitos só para esta vida, a morte confronta-nos com outra realidade: a vida eterna. Aqui, só têm valor os gestos de fraternidade, a bondade para com o excluídos e carentes, a capacidade de fazer-se próximo de quem sofre. Este é o verdadeiro tesouro a ser acumulado durante a vida terrena.

Os bens materiais, quando partilhados, podem ser instrumentos para adquirir este tesouro eterno. Acumulá-los significa torná-los infrutíferos, ou seja, inúteis.
O discípulo do Reino, por ter seu coração centrado em Deus e no próximo, sabe ser generoso com quem necessita de seu ajuda fraterna.


Oração
Espírito de partilha fraterna, afasta para longe de mim toda avareza, porque ela me impede de manifestar meu amor ao próximo, partilhando com ele os meus bens.

OREMOS UNS PELOS OUTROS
Tomai sobre vós o meu jugo,(...) e encontrareis descanso para as vossas almas.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28,

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui