Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Dia Internacional da Mulher -- 08/03/2002 - 12:03 (Taís Albino Rosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já nos chamaram por vários nomes: sexo frágil, rainha do lar, piloto de fogão.... Fica difícil definir um ser que seja, ao mesmo tempo, tantas coisas e uma só. Mas afinal o que é a mulher? Como confiar em "alguma coisa" que se transforma simplesmente porque passou um batom bonito, um perfume novo ou porque acabou de comprar um par de sapatos simplesmente IR-RE-SIS-Tí-VEL ??


Nesse dia de hoje nos fazem homenagens pelos anos de lutas, às bravas mulheres que nos antecederam e abriram espaço para que suas conquistas pudessem ser lembradas, celebradas e continuadas. Temos muito chão pela frente, é verdade, mas se olharmos para o passado, veremos que a caminhada até aqui foi longa e, felizmente não foi em vão.


Há que se lembrar daquelas mulheres que viveram oprimidas, com seus direitos ultrajados, mundos arrasados, empurradas para dentro de si mesmas, onde o direito à feminilidade era uma coisa impensável. Há que se pensar naquelas que acordam cedo, cuidam da casa, dos filhos, correm para o trabalho e na volta para casa...... mais trabalho. Há que se pensar também naquelas mulheres onde o simples direito de ser mãe lhes foi negado; ou naquelas cujos filhos saíram de casa pela manhã e nunca mais voltaram, sem notícias, sem beijos de despedida ou sequer um aceno......


Nosso coração é um espaço tão amplo que muitas vezes nem nós mesmas entendemos. Qual de nós não derramou uma lágrima frente a uma injustiça, ou se comoveu com o mero sorriso de uma criança? Somos tantas, e ao mesmo tempo uma só, buscando nosso espaço do mundo, combinando força com suavidade, firmeza com ternura e amor - quem diria? - com amor mesmo.


É, realmente temos muitas coisa para celebrar e muitas ainda por fazer. O caminho à frente ainda requer muita luta mas somos fortes para vencê-las. Apesar de nossas próprias contradições, somos seres pensantes, que brigam, que amam, que choram, que riem, que respiram...... que vivem.


E a nós, seres sobre saltos que batalham por seu lugar no mundo, com nossos milhares de batons nas nossas várias bolsas, que acordam cedo, se desesperam por um fio de cabelo branco inoportuno ou com aquelas ruguinhas que só nós vemos no espelho........ a nós, PARABÉNS PELO NOSSO DIA. Que nossas conquistas sejam sempre lembradas e nossos nomes eternizados na mente daqueles que nos amam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui