Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Calça Saint Tropez -- 10/03/2002 - 00:08 (Marissom Ricardo Roso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na mitologia grega, as ninfas eram divindades femininas secundárias, associadas à fertilidade e identificadas de acordo com os elementos naturais em que habitavam. Representadas como lindas virgens, amantes da música e da dança. Embora não fossem imortais, as ninfas tinham vida muito longa e não envelheciam. Benfazejas, tudo propiciavam aos homens e à natureza. Tinham ainda o dom de profetizar, curar e nutrir. Belas, graciosas e sempre jovens, as ninfas foram amadas por muitos deuses.

Costumo dizer que nada se compara em termos de cultura aos anos 60/70. Eles foram um psicodélico caleidoscópio cultural. Ted Lapidus, o estilista dos Beatles, encontrou a resposta para a moda feita em série: "Devemos ensinar às máquinas a linguagem da beleza". Pierre Cardin declara, na abertura da Fenit em 1960: "Pela primeira vez somos livres para vestirmos o que quisermos". A calça Saint Tropez, lançada por Brigite Bardot, deixa o umbigo à mostra. Londres se transforma na pátria da contra-cultura jovem e, em 66, Mary Quant lança a minissaia, distante 30 cm dos joelhos, para horror do Vaticano. Os movimentos musicais liderados pelos Beatles e Rolling Stones inspiram uma nova forma de expressão. Eric Clapton, ungido deus da guitarra, recebe Jimi Hendrix, o Rei Cigano. São os anos rebeldes. Sim, nós somos hippies.

Toda esta nostalgia foi motivada por um encontro com nosso escritor Clemar Dias. O computador dele estava emburrado e lá fui eu, ver se nos entendíamos. Minha maior recompensa entre um clique e outro, além do bom papo e o chimarrão gostoso, foi admirar o testemunho de uma época estampado nas paredes de sua usina de criação. Entre James Dean, Marylin Monroe e todas as cenas que relembrei no início, lá estava ela, a suprema encarnação das ninfas, eternamente jovem e sedutora: Brigite Bardot.

Minha admiração por aqueles que conseguem realçar a beleza das mulheres na sua forma mais íntima e nos seus mínimos detalhes beira à devoção. Hoje, as mulheres dispõem de um verdadeiro arsenal de sedução em seu vestuário. Mas, de todas as criações da moda que se eternizaram no tempo, a que mais me atrai e faz sonhar, é a calça Saint Tropez ou calça de cós baixo. A anatomia feminina é rica em detalhes para enfeitiçar os homens, mas destes, o ventre é o que mais me seduz. A genialidade desta peça do vestuário feminino é justamente exibir toda a sensualidade da mulher, atiçando a libido dos homens atentos.

Para os homens, é uma dádiva dos céus visualizar aquele pequeno território de sonho e loucura, que nos leva em direção ao cálice que guarda o mais doce vinho. E deve ser também muito excitante para as jovens mulheres exibirem assim, tentadoramente, suas melhores promessas de uma bem-aventurança, mesmo que seus olhos quase sempre teimem em dizer que nunca teremos aquilo que desejamos.

Este território abençoado, fruto do mais doce exibicionismo, é como velas abertas num barco que navega de encontro a uma tempestade de sensualidade, que nos desvia o rumo; é como estar diante de uma visão que nos altera a face, acelera os batimentos cardíacos e faz ouvir cànticos celestiais, tendo como recompensa, ao final, o encontro com uma serenidade tal qual manhã de domingo, embalando nossos sonhos de menino.

Assim como Olavo Bilac, quando escreveu "Delírio", me socorro do perdão dos moralistas. É difícil resistir a essa exposição tentadora a qual nos submetem as ninfetas, quando chega a primavera e depois o verão. É uma verdadeira covardia o que fazem conosco.

Ah, menina. O que saboreio me fascina, mas como é cruel a juventude do teu coração!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui