Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Os puxa-sacos do príncipe -- 26/03/2002 - 09:46 (Odir Ramos da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(Recolhido da tradição árabe)

O príncipe morava no distante castelo, sem família, sem amigos, isolado. Tinham-no como muito rico, mas naqueles amplos domínios residiam apenas ele, seu cavalo, e três velhos serviçais da casa.

Certa manhã, picado por uma cascavel, o cavalo do príncipe morreu. A notícia se espalhou por todo o Oriente levada por uma caravana que por lá passara. Horas depois, novas caravanas de peregrinos atravessaram léguas no deserto em direção ao velho palácio, a fim de levar os pêsames ao príncipe.

Era tanta gente, mas tanta gente que o príncipe gastou horas apertando mãos, recebendo abraços e condolências, enxugando lágrimas dos mais sentimentais.

Todos faziam questão de revelar sua imensa dor pelo infortúnio do príncipe, os mais exagerados lamentavam-se por não terem morrido em vez do cavalo.

O príncipe a tudo assistiu com profunda tristeza.

Muito profunda mesmo. Tanto que caiu em depressão, deixou de comer, não dormia, definhou. Foi um corre-corre entre os idosos serviçais, o príncipe se acabava de melancolia, com fundas olheiras e rosto chupado.

Não resistiu ao abatimento. No oitavo dia encontraram-no frio e emborcado no peitoril da janela com o olho parado na sepultura do cavalo.

Os três velhos criados recolheram o corpo do príncipe, prepararam o caixão no salão principal e sentaram-se para esperar pelas caravanas de lamentadores, que haveriam de retornar de todos os quadrantes do deserto para os pêsames. Dar os pêsames, a quem, se o príncipe todo poderoso estava morto.

No dia seguinte, emudecidos e desapontados, os três serviçais, exaustos da solitária noite de vigília, abriram a cova e enterraram o príncipe junto ao seu cavalo.

Sem ninguém por perto, sem a presença de qualquer puxa-saco.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui