Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Parceleiro, um projeto empreendedor -- 18/08/2007 - 16:17 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Um acadêmico do curso de Jornalismo da Uniron, Zacarias Pena Verde, da velha guarda dos experientes provisionados que atuam em Rondônia, resolveu homenagear um dos projetos gráficos de maior sucesso entre os anos de 1979 e 1992 da região amazônica.

Zacarias pesquisou, entrevistou figuras ligadas ao mundo jornalístico e compilou num audiovisual a história do semanário O Parceleiro, um dos ícones da imprensa rondoniense, que durante alguns anos serviu de inspiração para que profissionais da imprensa acreditassem na participação midiática para o desenvolvimento regional.

A produção inicialmente destinada a atender uma exigência acadêmica orientada pelo professor Júlio Aires tem tudo para se tornar um documentário e ganhar as telas de vídeo em escolas e festivais de cinema, pela relevância do material pesquisado e sua importância para uma sociedade carente de memória.

O vídeo traz informações preciosas sobre os veículos que circularam no extinto território do Guaporé, mais tarde Estado de Rondônia, com depoimentos e imagens de jornalistas como Antônio Queiroz, Antônio Pessoa, Abdoral Cardoso, Teobaldo, além de registros fotográficos que ilustram bem o desenvolvimento de cidades ao longo da BR-364 e a saga dos pioneiros.

O projeto considerado revolucionário para a época, nasceu em 19/05/1979, finalizando suas edições em 1992, por falta de suporte financeiro. O Parceleiro chegou a circular diariamente, fato inédito para a época, uma atitude difícil ainda hoje para os jornais rondonienses, pelas carências estruturais da economia local. Terminou seus dias em Porto Velho, deixando saudade pelo arrojo da época em que foi lançado, nos últimos anos da ditadura militar.

Fatos curiosos como os que ocorreram na solenidade de lançamento do primeiro número ilustram a produção, pois na época houve queda de energia e velas iluminaram os jornalistas para comemorar a primeira edição no município de Ariquemes.

O projeto de Zacarias resgata o projeto de Osmar Silva, fadado a alimentar traças em algumas gavetas de historiadores de Rondônia se não houvesse o interesse, a busca pela raiz do jornalismo local. A iniciativa engrandece a história de Rondônia e poderá servir de referência para trabalhos mais aprofundados sobre a imprensa local, carente de história

enquanto rica de personagens para engalanar este rincão amazônico.









Hamilton de Lima e Souza. – Coordenador do Curso de Comunicação Social da Faro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui