Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->IMORTAIS TOMAM POSSE NA AGL DE GURUPI -- 27/08/2007 - 22:20 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os dois novos imortais da Academia Gurupiense de Letras (AGL) tomam posse neste sábado. Os escritores Maria de Jesus Sousa Lima e José Maciel de Brito vão ocupar, respectivamente, as cadeiras 24 e 25 do quadro de membros efetivos da AGL. A solenidade acontece a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.



O evento será aberto pela Banda de Música Cinei Santos Miranda, que irá Tocar o Hino Nacional Brasileiro e Aquarela do Brasil, de Ari Barroso. Também haverá apresentação especial do Coral Tocanto, da Faculdade Unirg. Na ocasião será lançado o livro Noções de Cidadania Infanto-Juvenil, do José Maciel de Brito.



José Maciel de Brito, é advogado, natural de Grajaú (MA). Este é seu quarto livro, o primeiro, A Falência do Estado Legal, foi lançado em 2002; já o O Preço da Utopia, foi publicado em 2004; e O Brasil e os Brasis foi lançado em fevereiro deste ano. Além de escritor, Brito também já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Gurupi. “É uma gratificação muito grande me tornar um imortal por ter o trabalho reconhecido como escritor. Este reconhecimento é motivo de muita alegria e gratidão para gente receber esta cadeira”, frisa.



Quanto ao seu mais novo trabalho, Brito conta que a obra é uma forma de dar noções de responsabilidades e deveres aos jovens e adolescentes. “Ouso em dizer que meu livro é um antídoto ao Estatuto da Criança e Adolescente. O livro inicia, seu primeiro capítulo é sobre A essência de Deus, e busca fazer com o que o leitor, o adolescente e jovem possa se conscientizar de que é preciso mudar o perfil e parar com aquela de pensar que é dono do mundo”, frisa, ressaltando que seu livro deixa claro que o jovem e adolescente tem responsabilidades e obrigações a cumprir. “Porque o Estatuto da Criança só dá direitos ilimitados e não atribui deveres e responsabilidades. A cada direito tem que corresponder um dever, e vice-e-versa”, relata.



Maria de Jesus

Já a eleita para ocupar a cadeira 24 de AGL, Maria de Jesus Sousa Lima é coordenadora da Escola Municipal Gilberto Rezende Filho, no setor Pedroso, onde desenvolve vários projetos de incentivo à leitura. Natural de Araguacema, está em Gurupi desde 1987. Sempre gostou de escrever contos, poesias, peças teatrais, romances e novelas, alguns estão no prelo, a espera de serem editados oportunamente. Seu primeiro livro foi publicado em 2003, A Formiga Inovadora, a segunda edição da história Aurélia e os Alados, foi lançado em 2005.



A escritora já está com o terceiro livro pronto, O Peão e a Embaixadora, mas a publicação depende de retorno de uma editora. “Para mim, chegar à AGL é muito importante. Nunca esperei chegar até aqui, sempre escrevi com simplicidade e meu objetivo é despertar o interesse pela leitura”, conta.



Fonte: Leilane Macedo/Jornal do Tocantins - 25/08/2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui