Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Anáfora (*) -- 05/09/2007 - 17:04 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Anáfora (*)





ANÁFORA. [Do gr. “anphorá”, pelo lat. “anaphora”.] Repetição de uma ou mais palavras no princípio de duas ou mais frases, de membros de mesma frase, ou de dois ou mais versos; epanáfora. Ex.: “ela não sente, ela não ouve, avança! avança!” (Fialho d’ Almeida, “O País das Uvas”, pág. 94); Era o concurso. Era a viagem. Eram os quinhentos.” (José Carlos Cavalcanti Borges, “O Assassino”, pág. 35). “Depois o areal extenso... / Depois o oceano de pó.../ Depois no horizonte imenso/ Desertos... desertos só....” (Castro Alves, Obra Completa, pág. 282); “Quase tu mataste,/ Quase te mataste,/ Quase te mataram!” (Manuel Bandeira, “Estrela da Vida Inteira”, pág. 244).



Em gramática, ANÁFORA é a referência, mediante o uso de pronome, a um ternte o uso de pronome, a um termo já enunciado: “Compareceram Pedro e João; este o irmão da noiva, aquele o seu primo.” (**)





Outras:





Concatenação





Consiste em iniciar-se cada um dos membros da frase com a última palavra do membro anterior. Exemplo: O mau-humor produz a "impaciência"; da "impaciência" nasce a "cólera"; da "cólera", a "violência"; e a "violência" conduz ao crime.





Conversão





Repetição simétrica, com os termos invertidos. Exemplo:





"Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada

E triste, e triste e fatigado eu vinha.

Tinhas a alma de sonhos povoada,

E a alma de sonhos povoada eu tinha..." (Olavo Bilac)







Diácope [Do gr. "diákopé", pelo lat. tard. "diacope".]Figura pela qual se repele uma paavra, pondo outra de permeio. Exemplo:





"Dargo, o valente Dargo, a quem na gerra

ninguém nunca jamais não viu as costas" (Almeida Garret, "Obras Completas", I, p. 143). (**)





Epístrofe





Repetição da mesma palavra no fim de cada um dos membros da frase. Exemplos:



1. Parece que eles vieram ao mundo para ser "ladrões"; nascem de pas "ladrões", criam-se em meio a "ladrões", morrem "ladrões"



2. "Gastos larghos esperanças do mundo largas , vaidades largas , consciências largas , com apertos e estreitezas se hão de castigar." (Heitor Pinto)







Simploce





Repetição da mesma palavra no começo e no fim de cada um dos membros da frase.



Exemplo: "Hoje", não quero pensar senão na arte "nova"; "hoje", não me agrada cantar senão a canção "nova".





_________

(*) Rocha Lima, "Gramática Normativa da Língua Portuguesa", 31.ª ed., Rio de Janeiro, Editora José Olympio, pp. 514 e 515.



(**)FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, "Novo Aurélio, Século XXI, 3ª ed., Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1999, pp. 129 e 674.

________

(*) Brasília, DF, 14/02/1992.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui