Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Diário, um jornal de combate -- 13/09/2007 - 13:13 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Diário, um jornal de combate



Fernando Zocca



Ninguém pode dizer ser conhecedor profundo do jornalismo se ainda não leu O DIÁRIO a saga de um jornal de causas, do professor Gustavo Alvim.

O advogado, jornalista e professor Gustavo Jacques Dias Alvim nascido em Vera Cruz (1936), interior de S.Paulo, esquadrinhou a história completa do jornal que ebuliu a sociedade piracicabana (fez ferver mesmo!), especialmente a partir da segunda metade dos anos 60, laborando o texto com o qual narra os dramas terríveis, as lutas políticas, pessoais e profissionais também de um dos mais destacados jornalistas de São Paulo: Cecílio Elias Netto.

O Diário de Piracicaba nasceu em 1935 influído pelos espíritos libertadores dos antigos pasquins do século XIX. O jornal viveu 58 anos e apresentaria os primeiros sinais agônicos no princípio da década de 80 quando, em decorrência do transcurso do tempo, seu diretor sinalizava cansaço.

Alvim delineia o cenário político, econômico e social tanto de Piracicaba, de São Paulo quanto do Brasil quando surgiu o periódico, fundado pelo advogado Jacob Diehl Netto, o empreendedor Octaviano Assis e o gráfico Fernando Aloíse em 6 de janeiro de 1935, cuja sede situava-se à rua São José, 63 e tinha o telefone sob o nº 498.

O livro do professor Alvim, publicado pela Editora Unimep, 1.998, 274 páginas, contém XVI capítulos nos quais relata os diferentes momentos de vida do jornal.

Prefaciada por Cecílio Elias Netto, a obra inicia com o capítulo Os primórdios da Imprensa Piracicabana, vindo depois o do Cenário de Fundação do Jornal, seguido pelo da Construção dos Alicerces.

O período de Consolidação do Jornal, a Fase Regional, e o início da Fase Agônica, mostram a vivência dramática da empresa visando a sobrevivência.

Os Últimos Estertores, a Conduta Editorial, as Denúncias, Campanhas e Processos (foram inúmeras as batalhas jurídicas), o Peso Político e Relacionamento com o Poder Público, acrescentam os detalhes marcantes dos embates com o poder político, com a polícia e as injustiças sociais.

Compõe a narrativa os capítulos sobre Visual Gráfico e Inovações Tecnológicas vindo após, a divisão onde se registra a Influência dos Outros Meios de Comunicação.

Segue O Perfil dos Profissionais, a Publicidade, Administração e Finanças, a Empresa e Mensagem, terminando o livro com o capítulo XVI, Conclusão.

Quem não conhece a história de Piracicaba desconhece também a do jornal O Diário. O suceder dos fatos, naqueles tempos em que se deram, nessa região de São Paulo e do Brasil, entrelaçaram os destinos de ambas as entidades.

Não se pode contar a história de uma sem se referir ao outro, sob pena do cometimento da omissão ou injustiça.

Vale a pena ler de novo, sem dúvida nenhuma, O Diário A Saga de um Jornal de Causas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui