Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MILAGRE DA ALFABETIZAÇÃO -- 18/09/2007 - 20:02 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103323977331000
Alfabetizar as crianças, mais do que simplesmente ensinar-lhes os significados dos símbolos gráficos, é um gesto de Amor.

Quando a criança aprende a ler e escrever, é como se uma luz começasse a iluminar o seu interior, pois a partir deste momento ela começa a compreender melhor a si mesma e ao mundo que a rodeia.

Sua mente se abrirá para o mundo maravilhoso que está à sua volta, e ela poderá procurar seus próprios caminhos, cultivar suas próprias idéias e contribuir para que a luz, no mundo, seja maior que as trevas que a ignorância produz.

Todo o progresso humano, tudo o que vemos à nossa volta, é fruto do milagre da alfabetização, que parece tão simples, tão sem importância... As primeiras idéias criativas, os primeiros impulsos da imaginação, que fizeram o Homem voar, atravessar mares e oceanos, que o levaram até o espaço e que também trouxeram os avanços na medicina, na tecnologia, nas artes, etc... iniciaram a partir do momento em que nossos antepassados aprenderam a desenhar e a decifrar os símbolos que chamamos de letras, números, hieróglifos ou qualquer outra denominação. Seja numa modesta sala de aula, sob os cuidados de um professor atento, ou seja nas grandes bibliotecas, onde se acumula o conhecimento humano: tudo o que somos nasceu assim, através da alfabetização.

Portanto, para transmitir tudo o que a vida oferece de bom às novas gerações, é preciso muito mais do que simplesmente ensiná-las a ler e escrever. É necessário ter amor por estas crianças, amor pela vida. E ainda, é quase um dever de cada professor-alfabetizador acreditar que dentre os seus alunos alguns - ou todos - saberão despertar em si os talentos e as idéias necessárias para tornar o mundo melhor e mais humano.

Todos os recursos didáticos, todos os papéis, lápis, borrachas, computadores, são absolutamente necessários para que a alfabetização faça surgir de dentro das crianças o verdadeiro conhecimento de si mesmas e da vida.

Porque a VIDA é um milagre em si mesma, mas nossos olhos físicos não podem percebê-lo tão bem e tão completamente como os olhos da mente e do coração.

Que se ensine sempre às crianças, juntamente com o alfabeto, as condições essenciais para que elas possam aprender a enxergar "com os olhos da alma".

Que o A seja de Amor - de Amizade

Que o B seja de Bondade - de beabá - de BONDADE!

o C de Compreensão

o D de Deus

o E de Esperança

o F de Felicidade

o G de Gratidão

o H de Humanidade

o I de Imaginação

o J de Justiça

o L de Luz - de Liberdade

o M de Mãe - de Mundo

o N de Nascer

o O de Obrigado

o P de Perdão

o Q de Querer bem

o R de Repartir

o S de Sonho

o T de Trabalho - de Ternura

o U de Universo

o V de Vida - de Verdade

o X de "Xou" da vida

o Z de Zum-zum de abelhas voando, felizes, em busca do mel.

E o nosso mel é a vida.

E temos uns aos outros para nos auxiliarmos, para crescermos juntos em busca do mundo bom que existe dentro de cada um.

Alfabetizar com Amor e para o Amor. Porque de ódio e de indiferença o mundo está saturado. Para que utilizarmos palavras de revolta e de agressão, se o que precisamos é de palavras amenas, amigas?

Acredito que ainda é através da Alfabetização-Educação que se pode preparar as mentes infantis para o novo mundo que tanto queremos. Porque alfabetizar alguém, educar alguém, é uma forma de Amor, é um jeito de dizer: - Vá, procure o teu caminho. Seja feliz e faça alguém feliz. Ou então de dizer: - Você traz consigo uma nova idéia para o mundo. Realize-a. Seja um ser humano iluminado. Diga às pessoas que o mundo bom está dentro delas.

Eis porque considero a alfabetização um Milagre: é quase o começo da vida, porque é o começo do conhecimento.



Saleti Hartmann

Do livro "Palavras", publicado em 1992 em nível local.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 4304 vezesFale com o autor