Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fogo Amigo, -- 26/09/2007 - 10:07 (Semi Gidrão Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fogo Amigo,

Um vermífugo por favor



Aos homens, a suas condutas e suas praticas, quase sempre, é garantido o livre arbítrio, e em seus atos e em suas atitudes, a democracia, instituição maior de uma sociedade evoluída, preserva e garante este direito, a todo e qualquer cidadão.

Evidente que numa composição democrática, onde a determinação cotidiana de poder deve ser exercida pela vontade da maioria, a união em grupos, em coligações, para a realização de uma base de sustentação a um projeto político é determinante, não obstando que idéias e ideais distintos sejam reunidos nesta base.

Juntos, reunidos, somados e aglutinados, o conjunto de idéias e ideais de uma base política consolida o projeto maior de conquistas para todos.

Assim deveria ser os conglomerados dinâmicos das bases de sustentação política de qualquer grupo.

Não é assim que tem acontecido.

Quando um grupo se consubstancia, se fortalece, para dar continuidade a um projeto de evolução para todo o conjunto social, no seu interior, como fermento destruidor, elementos despreparados, sem entendimento do valor da democracia, sem evolução intelectual para o entendimento da importância do bem comum, agindo como os desocupados e desprovidos de função produtiva e evolutiva, iniciam as ações nefastas e devassas do mexerico, da calunia, da difamação e principalmente da discórdia no interior do grupo.

Pra que?

Com que intuito?

Pra enfraquecer o grupo e permitir que sua fraqueza pessoal possa destacar-se diante do enfraquecimento de todos, com o intuito de fazer valer a máxima da podridão:

“Mais fácil emporcalhar a todos que limpar-me um pouquinho”.

Assim se postam os vermes.

Semeiam a discórdia, proclamam a desunião, vibram com o desentendimento e cultivam o afastamento daqueles que unidos, mais fariam pelo grupo, pelo projeto político do grupo, pelas realizações sociais pelas quais, no universo democrático, o grupo se instituiu.

Os vermes proclamam que Fulano disse que Cicrano é feio para que ambos não se compreendam.

Os vermes incitam a discórdia e a distensão, para como verme, desesperadamente, buscar fartar-se das sobras do cadáver do próprio grupo.

Até quando a política jaraguense será determinada pela ação de vermes?

Vermes históricos campeiam o dia a dia político jaraguense, vermes que esgueiram pelas proximidades dos palanques eleitorais e são escondidos durante o período das eleições por seus candidatos e pós eleições, reaparecem sempre como eminências pardas a derramarem ardis virulentos, tentando impor suas vontades das formas mais podres e baixas existentes, impondo candidaturas goela a baixo, criando dissidências e fazendo todo tipo de chantagem e ameaças possíveis.

Até quando?

Em verdade, os vermes realizam pela sociedade única e exclusivamente no ato subterrâneo da decomposição cadavérica, fora isso verme é verme.

Livremo-nos deles, ou mais cedo que o esperado, seremos devorados.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui