Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2007 -- 27/09/2007 - 08:11 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2007 – IDADE MODERNA



Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal .



1 MACKENZIE FORMAÇÃO ESTADOS IBÉRICOS

A respeito do nascimento e da consolidação dos Estados nacionais ibéricos, no limiar da Idade Moderna, são feitas as seguintes afirmações:

I. As lutas de reconquista do território da península aos muçulmanos, que a haviam ocupado desde o século VIII, constituem um dos principais elementos do processo de formação desses Estados nacionais.

II. A ascensão de D. João, mestre de Avis, ao trono português, em 1385, encontrou apoio nos grupos de comerciantes portugueses, numa época de florescimento das atividades comerciais no Reino.

III.O ano de 1492, além de selar definitivamente a centralização política da futura Espanha após a vitória militar sobre o rei mouro de Granada, marca a descoberta da América por Colombo, que viajara a serviço dos “Reis Católicos”.

Assinale:

a) se apenas I é correta.

b) se apenas I e II são corretas.

c) se apenas II e III são corretas.

d) se apenas I e III são corretas.

e) se I, II e III são corretas.



2 VUNESP EXPLORAÇÃO COLONIAL

A idéia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola.

(Luis Felipe de Alencastro, O trato dos viventes.)

A partir do texto, pode-se concluir que

a) as duas regiões de colonização no Atlântico Sul eram independentes, unidas somente pela subordinação à metrópole.

b) a presença dos colonizadores portugueses assegurou a produção agroexportadora no continente africano, do século XVI ao XVIII.

c) as duas regiões unidas pelo oceano formaram um só sistema de exploração colonial criado pelos portugueses nos séculos XVI e XVII.

d) a Coroa portuguesa privilegiava a porção africana, isto é, a reprodução de escravos, dentro do império colonial, nos séculos XVI e XVII.

e) nossa história não coincide com o nosso território colonial, isto é, a colônia portuguesa da América do Sul era simples prolongamento da Europa.



3 ENEM 2007 ESCRAVIDÃO COLONIAL

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou)

negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. “Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil” In Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTFC/MEC. 2003.p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.

b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.

c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.

d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.

e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.



4 FATEC EXPLORAÇÃO COLONIAL ESPANHOLA

Organizada com base na exploração estabelecida pelo mercantilismo metropolitano espanhol, a sociedade colonial apresentava, no topo da escala hierárquica,

a) os criollos, grandes proprietários e comerciantes que, por constituírem a elite colonial, participavam das câmaras municipais.

b) os chapetones, que ocupavam altos postos militares e civis.

c) os calpulletes, que ocupavam altos cargos administrativos dos chamados ayuntamientos.

d) os mestiços, que, por serem filhos de espanhóis, podiam estar à frente dos cargos político-administrativos.

e) os curacas, donos de grande quantidade de terra, que administravam os cabildos.





5 PUC SP ÍNDIOS E BRANCOS NA AMÉRICA



O texto abaixo é o relato de Louise Pele de Doninha, uma visão indígena do processo de ocupação e domínio do oeste norte-americano pelos “brancos”.

“Tentamos correr; mas eles nos alvejavam como se fôssemos búfalos. Sei que há alguns brancos bons, mas os soldados deviam ser maus, para disparar contra crianças e mulheres. Soldados índios não fariam isso contra crianças brancas.”

Louise Pele de Daninha, índia sioux, narrando um massacre de sioux pelo exército americano, em 29 de dezembro de 1890, citada por Dee Brown. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre: LP&M, 2003, p. 378

Sobre a relação entre índios e brancos na história da América, podemos dizer que

a) o conflito entre ambos caracterizou a expansão para o oeste dos Estados Unidos devido exclusivamente à disputa pelo ouro e pelo petróleo do Texas e da Califórnia.

b) todos os relatos da ocupação e da colonização da América revelam extrema violência de índios e de brancos, como no episódio da morte do bispo Sardinha devorado por canibais.

c) o contato entre índios e brancos na América Hispânica foi bastante violento, como prova o genocídio indígena realizado pelos espanhóis nas áreas dos atuais Peru e México.

d) todos os interesses dos brancos e dos índios estavam voltados à acumulação de capitais, como mostram o envio de ouro para as metrópoles e a construção das pirâmides astecas.

e) o encontro entre portugueses e indígenas no Brasil foi um processo harmônico, porque os índios se localizavam no interior e a colonização ocorreu no litoral do território.



6 PUC SP TENSÕES RACIAIS

A dificuldade de aceitar ou tolerar o outro é uma das principais questões do presente, mais de um século depois do relato de Louise Pele de Doninha. É possível localizar uma tensão dessa ordem nas

a) disputas entre árabes e judeus, iniciadas com a ocupação de territórios israelenses por colonos árabes da Faixa de Gaza.

b) guerras entre sérvios, croatas e montenegrinos, presentes durante toda a Guerra Fria e encerradas com a criação da Iugoslávia.

c) tentativas bolivianas de nacionalizar empresas estrangeiras, inclusive brasileiras, que operam em seu território.

d) reações de muitos franceses, alemães e italianos contra imigrantes, respectivamente, árabes, turcos e albaneses.

e) tentativas da Coréia do Norte de produzir armamentos nucleares para enfrentar a influência política norte-americana.



7 UNESP 2007 COLONIZAÇÃO DOS EUA

A razão que me consta por que ides àquele país, É o desejo de povoar essa terra longínqua e fazer uma nova plantação, Onde tereis boa terra em abundância para plantar e cultivar;A qual ninguém vos tirará nunca, enquanto assim o quiserdes. (Balada inglesa do século XVII. Apud S. E. Morrison e H. S. Commager, História dos Estados Unidos da América.) A partir das informações da canção, explique a singularidade da estrutura da colonização inglesa na América do Norte no século XVII.



8 MACKENZIE Renascimento

(...) Dante e Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela Inquisição, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para só mencionarmos o destino trágico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo. Mesmo as constantes viagens e mudanças de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguições que lhes moviam seus inimigos poderosos. Nicolau Sevcenko – O Renascimento

A razão para as perseguições aos sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais,

a) no conflito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.

b) no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, oalento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antigüidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.

c) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.

d) no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico.

e) no confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por conseqüência, substituir o cristianismo.



9 VUNESP ERASMO DE ROTERDÃ

Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade. (Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.)

Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno

a) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade.

b) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.

c) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero.

d) a idéia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir.

e) a idéia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.



10 PUC SP MOVIMENTOS CULTURAIS IDADE MODERNA

A reflexão sobre os significados da religião e seu papel nas sociedades esteve presente no Renascimento cultural e em outros movimentos, entre o século XVI e o XIX. Entre eles, podemos destacar

a) as Reformas protestantes, que permitiram a tradução e a leitura direta dos textos sagrados e reforçaram, dessa maneira, o controle dos religiosos sobre os

fiéis.

b) o Classicismo, que recuperou a tradição politeísta da antigüidade clássica e defendeu a supremacia dos cultos pagãos sobre o monoteísmo cristão.

c) as Cruzadas católicas, que contaram ampla participação popular e nobre, na tentativa de reconquistar cidades sagradas ocupadas pelos mouros.

d) a conquista da América por espanhóis, portugueses e ingleses, que se consideravam missionários da evangelização e difusão de preceitos do catolicismo.

e) o Iluminismo, que reiterou o caráter racional do homem e refutou a influência religiosa sobre os Estados nacionais e sobre os indivíduos.



11 UNESP 2007 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia a mensagem, recebida por um industrial inglês no início do século XIX.

Acabou de ser dada a informação de que você é dono daquelas abomináveis [máquinas], e que fui solicitado pelos meus Homens para lhe escrever e fazer-lhe uma Advertência clara para demoli-las (…) Fique Avisado que, se não forem retiradas até o final da próxima semana, destacarei um dos meus Tenentes com pelos menos 300 Homens para destruí-las e fique ainda Avisado que, se você nos der Trabalho de irmos até as Cinzas e, se você tiver o Atrevimento de disparar em algum dos meus Homens, eles têm ordens de matá-lo & incendiar todos os seus Alojamentos; tenha a Bondade de informar

aos seus Vizinhos que o mesmo destino os espera se suas Armações não forem rapidamente retiradas. (apud E. P. Thompson, A formação da classe operária inglesa.

Adaptado.) Identifique e analise o tipo de ação operária que o documento faz referência.





12 MACKENZIE JULHO 2007 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

São comumente apontadas como condições históricas que favoreceram a eclosão da Revolução Industrial na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII:

I. O grande acúmulo de capitais durante o período do capitalismo comercial.

II. O fortalecimento da monarquia absolutista, após a Revolução Gloriosa, e a conseqüente adoção de uma política mercantilista.

III.A mecanização de importantes setores industriais, como o têxtil e o metalúrgico.

IV.A disponibilidade de mão-de-obra barata nas cidades, em virtude do êxodo rural provocado pelos cercamentos.

V. A existência, no país, de jazidas abundantes de ferro e carvão.

Estão corretas

a) apenas I, e II. b) apenas I, II e III. c) apenas II, III, e IV. d) apenas I, III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.





13 VUNESP ILUMINISMO

Sendo os homens, conforme (...) dissemos, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder de outrem sem dar consentimento. (John Locke, Segundo tratado sobre o governo.)

O patrimônio do pobre reside na força e destreza de suas mãos, sendo que impedi-lo de utilizar essa força e essa destreza da maneira que ele considerar adequada, desde que não lese o próximo, constitui uma violação pura e simples dessa propriedade sagrada. (Adam Smith, A riqueza das nações.)

A partir da leitura dos textos, é correto afirmar que

a) John Locke defende a democracia, isto é, a igualdade política entre os homens, ao passo que Adam Smith privilegia o trabalho, portanto a desigualdade.

b) John Locke funda sua teoria política liberal na defesa da propriedade privada, em sintonia com a defesa da livre iniciativa proposta por Adam Smith.

c) o consentimento para evitar o poder centralizado do rei, em John Locke, choca-se com a necessidade de intervenção econômica, segundo Adam Smith.

d) a monarquia absolutista é a base da teoria política de John Locke, enquanto o Estado não intervencionista é o suporte da teoria econômica de Adam Smith.

e) para John Locke, o consentimento é garantido pela divisão dos poderes harmonizando-se com a defesa da propriedade coletiva de Adam Smith.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui