Usina de Letras
Usina de Letras
9 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA BRASIL REP. VELHA - VESTIBULARES JULHO 2007 -- 03/10/2007 - 07:22 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2007 . REPÚBLICA VELHA

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal



1 UFABC

Os acontecimentos a que o texto Os Sertões faz referência se inserem numa fase da história política brasileira conhecida como Primeira República. Nessa fase,

I. a troca de apoio entre governo federal e governos locais foi o principal mecanismo utilizado pelas oligarquias com a finalidade de manter o poder dos grandes fazendeiros.

II. o sufrágio universal, com o voto direto e aberto, permitiu uma efetiva participação dos setores urbanos, principalmente das classes médias e do operariado, e dos trabalhadores rurais no processo político.

III. a montagem de modernas instituições – autonomia estadual, voto universal – sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares, fortaleceu o fenômeno do coronelismo.

IV. a política do café foi dirigida pelo governo do estado de São Paulo e, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra, favoreceu a maioria dos trabalhadores rurais por meio do protecionismo adotado no convênio de Taubaté.

V. no funcionamento da “política dos governadores” eram utilizados dois instrumentos: o “voto de cabresto” e a Comissão de Verificação, que oficializava os resultados eleitorais.

É correto o que se afirma apenas em

a) I, II e III. b) I, III e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) II, IV e V.



2 UFABC

No Brasil, o movimento de cunho religioso e popular a que o texto Os Sertões se refere surgiu em virtude

a) da crise da produção cafeeira no início da República que forçou os fazendeiros a desempregar milhares de colonos e imigrantes.

b) do descontentamento da população rural, que reivindicava uma melhor redistribuição das riquezas produzidas pela elite cafeeira do Oeste Paulista.

c) das alterações provocadas pelo capitalismo, que desestabilizou as tradicionais formas de dominação e de organização social.

d) da generalização de exércitos particulares de jagunços que serviam aos senhores de terras e ao enfraquecimento da Guarda Nacional.

e) das mudanças no regime político do país, que desorganizou as antigas formas de produção e expulsou o trabalhador de suas terras.



3 VUNESP GREVE 1917

Custo de Vida e Índices de Salários 1914 – 1921

Ano Custo de Vida Salários

1914 100 100

1915 108 100

1916 116 101

1917 128 107

1918 144 117

1919 148 123

1920 163 146

1921 167 158

(Apud P. S. Pinheiro, O proletariado industrial na Primeira República,

in B. Fausto, org., Hist. geral da civiliz. bras., v. 9.)





A greve [de 1917] está generalizada em toda a cidade. O comércio fechou, as ruas do centro estão desertas (...) Há tiroteios em todos os bairros proletários, desde o Brás até a Lapa. O delegado geral distribuiu aos jornais um boletim pedindo “ao povo pacífico se recolher a suas residências, pois vai manter a ordem, mesmo à custa de meios os mais enérgicos”. O movimento das ruas é, mesmo assim, enorme, pois toda a população se mistura, quer saber o que vai suceder nos bairros fabris do Brás, da Mooca, do Cambuci, do Bom Retiro, da Barra Funda, da Água Branca, da Lapa. (Everardo Dias, História das lutas sociais no Brasil.) CUSTO DE VIDA E ÍNDICES DE SALÁRIOS, 1914 – 1921

A partir das informações do texto e da tabela, é possível afirmar que

a) os trabalhadores recebiam salários compatíveis com o aumento do custo de vida, o que explica a fraca ação operária nas primeiras décadas do século XX em São

Paulo.

b) as reivindicações dos trabalhadores tinham apoio do Estado, garantindo a livre expressão e a liberdade de reunião nas associações de classe e nos congressos operários.

c) a greve dos trabalhadores aparecia como um movimento isolado, sem repercussões nos jornais e sem ameaçar a ordem pública, revelando a fragilidade dos sindicatos.

d) no Brasil dos anos 1910, havia leis de proteção ao trabalho e de assistência social, em especial para mulheres e crianças, o que enfraquece o movimento operário.

e) o barateamento da mão-de-obra aprofundou as diferenças sociais que moviam as freqüentes greves de inspiração anarquista nos inícios do século XX.



4 MACKENZIE JULHO 2007

(...) A pergunta “Quem é você?” recebia invariavelmente a resposta: “Sou gente do coronel Fulano”. Essa maneira de redargüir dava imediatamente a quem ouvia as coordenadas necessárias para conhecer o lugar socioeconômico do interlocutor, além de sua posição política.

Maria I. P. de Queiroz – História Geral da Civilização Brasileira

O fenômeno sociopolítico, a que se alude no fragmento acima e que alcançou seu maior vigor nas primeiras décadas do Brasil republicano, pode ser entendido como

a) a expressão do poder político dos empresários industriais , que, embora formassem uma classe numericamente pequena, experimentavam desde o Império um significativo crescimento de sua importância econômica.

b) o resultado da militarização das instituições políticas brasileiras em virtude de a liderança do movimento republicano ter sido exercida por militares, como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

c) uma reação dos líderes políticos nos Estados à instituição do voto secreto pela Constituição de 1891 inovação que reduziu drasticamente o poder dos grandes proprietários rurais.

d) uma forma de clientelismo em que chefes políticos locais (geralmente proprietários rurais), dominando grupos de eleitores e lançando mão sistematicamente da fraude eleitoral, sustentavam o poder das oligarquias no plano estadual e, indiretamente, no federal.

e) a conseqüência da ascensão social — por meio das escolas militares — de membros das classes médias urbanas, formando uma oficialidade coesa de tenentes, capitães, majores e coronéis.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui