Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HANSENÍASE tem Cura: sinais e sintomas * -- 04/10/2007 - 09:02 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






SE TOQUE! Hanseníase tem CURA.





SINAIS E SINTOMAS*





Doença infecto-contagiosa de notificação compulsória que atinge a pele e o sistema nervoso, a hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) (na foto, em vermelho) – descoberto pelo médico norueguês Gerhard Hansen, em 1873.



O período de incubação é longo – de dois a cinco anos entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas.



De diagnóstico essencialmente clínico, na forma inicial aparecem manchas esbranquiçadas sobre a pele, com diminuição ou perda total de sensibilidade na área atingida.



Avança, de forma lenta, para as formas polarizadas – tuberculóide ou virchowiana. A mancha esbranquiçada torna-se avermelhada, acastanhada ou vinhosa – podendo apresentar edema ou inchaço.



A forma tuberculóide (T) acomete pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas, com ausência de sensibilidade. Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.



Na virchowiana (V) a imunidade é ausente com acentuada multiplicação do bacilo, anestesia de pés e mãos – favorecendo traumatismos e feridas –, atrofia muscular, inchaço de pernas e surgimento de nódulos na pele.



Órgãos internos também são acometidos. O doente pode apresentar vermelhidão e queda de pêlos (sobrancelha, cabelo e regiões genitais).



Raramente leva à morte, mas como atinge o sistema nervoso, pode levar à incapacidade física.



O tratamento pela poliquimiotetrapia (PQT) é ambulatorial, permitindo o convívio social sem restrição.



Nas formas paucibacilares (pouco bacilos) são utilizados dois medicamentos (Dapsona e Clofazimina) durante seis meses.



Os multibacilares (muitos bacilos) fazem o tratamento com três medicamentos (Dapsona, Clofazimina e Rifampicina), por 12 meses. (por ocasião da publicação deste artigo o tratamento para a forma multibacilar ainda era de 24 meses)



A PQT é doada ao Brasil pela OMS e deve estar disponível em todos os municípios gratuitamente.



A hanseníase é transmissível pelo contato íntimo e prolongado com pessoas infectadas – pelas vias aéreas ou pelo contato direto com ferimentos.



Não é transmissível na forma inicial(I) e na tuberculóide (T).



O paciente virchowiano (V) deixa de transmitir a doença ao ingerir a primeira dose do medicamento.





*fonte:http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Revista&id=227







Outubro, mês da CAMPANHA DA HANSENÍASE:



SE TOQUE! Hanseníase tem CURA.





postado por Heleida

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui