Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um vermelho na Mancha Verde -- 16/03/2002 - 14:39 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Copa do Brasil encaminhava-se para a reta final dos jogos e movimentava o meio futebolístico. Uma sexta-feira, no final de novembro de 1992, nebulosa e com uma leve brisa fria, Internacional e Palmeiras fariam a primeira partida pelo torneio. A segunda seria na semana seguinte em Porto Alegre e o Beira Rio como palco do espetáculo.
Naquele novembro, São Paulo ainda fervilhava com o segundo turno das eleições municipais, uma turbulenta disputa polarizada entre Suplicy e Maluf e, logo após, o também tumultuado clássico entre Corinthians e São Paulo, que superlotou o Morumbi, foi centro das atenções dos paulistanos. O jogo estava marcado para às 17 h e cedo da manhã caravanas de corintianos, eufóricos e agitados, subiam a Consolação.
Vendo tamanha algazarra, uma pequena hipótese de assistir o jogo foi simplesmente descartada.
Destacado para trabalhar durante dois meses naquela conturbada metrópole paulista e colorado dos quatro costados, não poderia deixar de prestigiar o encarnado dos pampas. Já que tinha falhado no clássico paulistano, tomei coragem e resolvi me aventurar naquele jogo decisivo. Fui disfarçado com uma camisa verde e um radinho colado no ouvido. O Palestra Itália, que vi pela primeira vez, não é grande, uma ferradura com arquibancadas numeradas. Comprei uma geral. Duas horas antes eu estava lá e mais alguns gatos pingados esverdeados. Não tardou muito e eu estava cercado de palmeirenses, mais precisamente, os torcedores amáveis, simpáticos e comportados da... Mancha Verde!
Não falei com ninguém, pois a gente diz meia dúzia de palavras e eles já perguntam... É gaúcho? Ainda mais eu que tenho o sotaque agauderiado, lá de Santiago do Boqueirão. Tratei de ficar calado, grudei o rádio no ouvido e dá-lhe Inter.
E a galera palmeirense...
- Se o palmeiras não ganhar o pau vai rolar!
- Dá-lhe, Palestra! Dá-lhe, Palestra! Olê! Olê! Olê!
Ou então...
- Grêêêêêêmioooo... Grêêêêêêmioooo...
- Se nós perdermos esta, vai ser difícil lá no Beira Rio?
- É. -Respondi, balançando a cabeça, disfarçando o jeitão do sul.
Na hora do pênalti o paulistano foi a loucura, fogos de artifícios e comemorações, até uma "ola" eles ensaiaram. O silêncio foi o que se ouviu no seio daquela ferradura quando Fernandes, voou como um felino, e defendeu. - Valeu, Fernandes! O Gato Fernandes! -Festejava eu, em pensamento, no meio da Mancha Verde, com as feições tristes de um fanático torcedor palmeirense puto da cara.
Após o término do jogo, num canto do estádio, a pequena torcida do Inter fazia a festa pela grande vitória. E nós, "palmeirenses de coração", xingamos o juiz, os jogadores e a direção e saímos chutando muros e paredes para fora do estádio.
O comentarista da rádio Globo comentava... O Gerson saiu porque estava com cólica, com cólica fez o que fez imaginem se estivesse são. E foi assim aquela noite de 27.11.92 em pleno Parque Antártica. Inter 2 X 0 Palmeiras. Naquele jogo, com dois gols do saudoso centroavante Gérson, que atuou como um gigante e honrou a gloriosa camisa nove colorada, que o Internacional arrancou para a conquista daquela Copa do Brasil.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui