Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre "PLUMAGEM DOS NOMES", de Gilberto Mendonça Teles -- 20/10/2007 - 23:40 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre “PLUMAGEM DOS NOMES”, de Gilberto Mendonça Teles.



Mario Ribeiro Martins*



Meu caro Gilberto,



No CORREIO DO PLANALTO(Anápolis, 07.11.1981 e 14.11.1981), escrevi 2(dois) artigos sobre a sua obra, com o título GILBERTO MENDONÇA TELES E “A POESIA EM GOIÁS”.



No livro ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS(Anápolis, FICA, 1995) páginas 641 a 646, também escrevi sobre o seu trabalho.



No livro ESCRITORES DE GOIÁS(Rio de Janeiro, MASTER, 1996), páginas 80 a 84, escrevi, entre outras coisas:



“O nome mais expressivo da literatura goiana, especialmente, em termos de crítica literária é o de GILBERTO MENDONÇA TELES.



De renome internacional, Gilberto fez cursos de especialização em Portugal, lecionou em Montevidéu, representou Goiás em vários Congressos Nacionais e Internacionais. Com 510 páginas, o livro constitui até hoje o melhor estudo que se tem sobre a literatura goiana.



Trata-se, portanto, de um texto que, embora tenha o titulo de “A Poesia em Goiás”, é, na verdade, um verdadeiro VADE MECUM sobre a literatura produzida no Estado de Goiás”... e assim continuam as observações.



Por um lapso, quem elaborou os textos para a coletânea PLUMAGEM DE NOMES não fez nenhuma referência ao nome Mario Ribeiro Martins. Fiquei “desnudo”, sem “plumagem”.



Como o livro foi escrito para comemorar os 50 ANOS DE LITERATURA, é claro que meus artigos escritos depois de 1981, enquadram-se nestes 50 anos.



Não vi o livro, pessoalmente, por estar em Palmas, mas recebi a informação através de alguns intelectuais goianos e não goianos que conhecem os meus artigos sobre o seu trabalho. Aguardemos outra oportunidade.



Com especial estima, www.mariomartins.com.br



RESPOSTA DO GILBERTO:



Mário Martins,

Lamento que seu nome não tenha entrado nesta edição. Mas quem o organizou pensa em outra, uma vez que muitos textos escritos especialmente para o livro acabaram ficando de fora.



Eu vou mandar-lhe um exemplar e você verá que o que saiu foi especialmente escrito para a homenagem dos 50 anos de literatura, conforme o subtítulo da obra.



Eliane Vasconcelos, chefe do Arquivo Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa mandou, há três anos, cartas, e-mails, telegramas, telefonemas dando ciência da organização do livro.



Como você compreende, a iniciativa dela, como os contatos foram feitos por ela. Mas vou pedir-lhe que inclua o seu nome para o segundo volume.



Abraço agradecido, do Gilberto Mendonça Teles







*Mario Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor

Site: www.mariomartins.com.br

E-mail: mariormartins@hotmail.com

Fones: (063) 32 15 44 96.

Celular: (063) 9977 93 11

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui