Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Drogas - LSD -- 22/11/2007 - 14:32 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


LSD

Edson Pereira Bueno Leal , novembro de 2007 , atualizada em outubro de 2014.









Dietilamida do ácido Lisérgico . Foi sintetizado em 2 de maio de 1938 pelo cientista Albert Hoffman , no laboratório Sandoz , na Suíça , a partir do ergot , um fungo que infecta a cevada e outros grãos .

Os efeitos alucinógenos só foram descobertos cinco anos depois pelo próprio Hoffman , que , ao manipular a droga sem querer deixou cair uma gota em sua mão , a substância penetrou em sua pele e ele começou a ter sensações estranhas . “Os meus pensamentos explodiam em cores e desenhos “.Mais tarde a droga foi utilizada como instrumento de pesquisa para estudar os mecanismos das doenças mentais .Foi comercializada pela Sandoz de 1947 até meados dos anos 1960, quando foi proibida . Segundo Hofmann, “produzi um remédio, não tenho culpa se fizeram uso abusivo dele “. Hoffman morreu em abril de 2008 na Suíça , com 102 anos . ( F S P , 1.5.2008 , p. A-13) .

Thimothy Leary , da Universidade Harvard resolve desenvolver um estudo sobre o LSD e divulgá-lo e ele popularizou e foi muito utilizado nos anos 1960 pelos adeptos da chamada contracultura . Depois seu uso diminuiu e voltou a ocorrer na forma de micropontos , pequenas bolinhas pretas , enfileiradas em uma fita durex. , ou selinhos tipo mata-borrão .



EFEITOS NOCIVOS À PESSOA



Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet , estabeleceu um ranking das drogas mais nocivas à saúde física e mental . Os critérios utilizados foram três : o grau de danos ao organismo , a capacidade de produzir dependência e o impacto do vício na vida social do indivíduo . O LSD ficou em nono lugar e em uma escala de 1 a 3 entre nenhum prejuízo e máximo prejuízo ficou em torno de 1,2 nos 3 quesitos . ( Veja , 23.05.2007 , p. 79)

O LSD atua diretamente no sistema nervoso central , provoca alucinações e seus efeitos podem durar até 12 horas . O LSD pode produzir , meses depois de ingerido “flashbacks” onde o usuário pode voltar a repetir suas viagens , porém muitas vezes de modo muito desagradável . Um jovem de 22 anos em uma dessas viagens viu-se perseguido por aranhas gigantescas e se atirou do primeiro andar de seu prédio para se livrar delas , quebrando dois braços ( F S P , 29.03.1992 , p. 4-6) .

O usuário pode apresentar pupilas dilatadas , aumento da pressão arterial , no ritmo cardíaco , do açúcar no sangue , enjôo , tremores , suor nas mãos , calafrios . Os efeitos são imprevisíveis e variam de indivíduo para indivíduo e no mesmo indivíduo .

O uso prolongado leva a alucinações, percepção auditiva alterada , pânico , alterações da personalidade , psicose , impulsos violentos e suicidas , Pode causar mutações e aberrações cromossômicas .



DISFUNÇÃO SEXUAL



Cerca de 50% dos homens e 40% das mulheres acham que as drogas melhoram o desempenho sexual . Em pequenas doses , realmente drogas como o álcool e o cigarro melhoram o desempenho na cama . Porém, o uso freqüente e abusivo começa a provoca alterações na função sexual e a longo prazo traz prejuízos importantes.

Segundo estudo conduzido pela unidade de pesquisa em álcool e droga da Unifesp ( Universidade Federal de São Paulo), cerca de 47% dos dependentes de álcool e outras drogas tem alguma disfunção sexual . Na população em geral este percentual é de 18%, segundo o Estudo da Vida Sexual do Brasileiro que ouviu mais de 7.000 pessoas em 2004 .

Os principais problemas levantados foram ejaculação precoce ,( 39%), diminuição do desejo sexual ( 19%), dificuldade de ereção ( 12%), retardo na ejaculação ( 8%), e dor durante a relação sexual ( 4%) .

As drogas causam alterações nos neurotransmissores no cérebro, envolvidos no controle da ejaculação . O álcool e a nicotina causam alterações vasculares que dificultam a ereção . A cocaína e maconha , se usadas em altas doses , derrubam a libido . Também esse é o efeito de drogas sintéticas como o ecstasy e o LSD . ( F S P , 2.6.2010, p. C-7) .



MBOMe



O estudante Victor Hugo Santos, 20 que teve o corpo encontrado na raia olímpica da USP em setembro, morreu afogado após ter consumido um tipo de droga novo no Brasil: o 25B-NBOMe.

Havia uma concentração de 1 nanograma por mililitro de sangue , o que provocou uma “ intoxicação exógena aguda com repercussões fisiológicas. A este quadro de intoxicação , o qual já comprometia a vítima , somou-se uma asfixia mecânica modalidade afogamento, que se constituiu na causa terminal da morte, diz o laudo.

Mais barato de produzir que o LSD , o MBOMe , surgiu na Alemanha em 2013, começou a ser consumido no exterior em 2010 e chegou ao Brasil no início de 2012, segundo relatos de usuários.

É uma droga sobre a qual pouco se sabe. É vendido como se fosse o LSD em “blotters” [ pequenos papéis para serem colocados na língua] .

É mais forte que o LSD e por isso traz mais riscos psicológicos, principalmente se o indivíduo tiver propensão para desenvolver problemas psiquiátricos.

A droga foi colocada na lista de substâncias proibidas pela Anvisa. Nos EUA, a droga é chamada de “NBomb”. ( F S P , 16.10.2014, p. C-4) .

O pai de Victor afirma “ Meu filho nunca foi usuário contumaz de droga. Vamos considerar que ele tenha usado. Meu filho não era um viciado”. ( F S P , 18.10.2014,p, Cotidiano 2, p. 4) .

O episódio permite diversas conclusões: o primeira e evidente é que está circulando todo tipo de droga em festas da USP e por isso os pais devem tomar o máximo de cuidado sobre o que os seus filhos estão fazendo além de estudar em universidade pública. O segundo é que este tipo de droga é muito potente, independe de vício e pode matar logo na ocasião do primeiro uso.

Apesar de estar no mercado há apenas quatro anos, a droga 25B já tem um histórico razoável de complicações experimentadas por usuários.

A DEA ( agência antidrogas dos EUA), registrou a morte de 19 pessoas de 15 a 29 anos sob efeito de substâncias dessa classe em 2012 e 2013, e os primeiros relatos de casos médicos começaram a ser publicados em 2013. Nunca foram documentadas mortes com LSD,

Apesar de ser anunciado como LSD, o 25B e suas variantes 25I e 25C são alucinógenos muito mais potentes. Doses na escala de 100 microgramas já tem efeito. Manipular quantidades tão pequenas de droga , requer expertise que nem todos os traficantes têm, o que aumenta o risco de overdose. ( F S P , 19.10.2014, p. C-9) .



OUTRAS DROGAS ALUCINÓGENAS



Sites na Internet estão oferecendo ervas como a Salvia divinorum e a Argyrela nervosa , que são versões legais de drogas ilegais como o LSD e tão ou mais potentes que ele .

A Salvia divinorum , originária do México , costuma ser desidratada e fumada . Em 2006, após consumi-la , o estudante americano Brett Chidester, de 17 anos , suicidou-se e deixou o seguinte bilhete “ Como posso continuar vivendo depois de ter descoberto os segredos da vida? Não posso escrevê-los aqui porque esse tipo de informação pode causar o caos “.( Veja, 21.10.2009 , p. 139) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui