Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ADVENTO - A ESPERA -- 01/12/2007 - 18:54 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Iniciamos um novo tempo: o advento. Entramos, novamente, em compasso de espera. O Filho do Homem virá. Ele é um Ad-vento.



Na realidade, o "ficai preparados, pois o Filho do Homem virá", está nos indicando a aproximação e aprofundamento da relação que o Senhor estabeleceu conosco.



Ele é por-vir, é ad-vir, sempre um vir ao encontro. O Senhor veio e se tornou a presença inefável na nossa humanidade e fragilidade.



A crença de que o Senhor já nos visitou e se fez morada em nosso meio nos dá a disposição para buscarmos o significado da hora inesperada da visita do Filho do Homem no Ad-vento.



A vinda, não é passado, mas encontro cada vez renovado porque o Filho do Homem é a nossa vida e, por isso, ficar preparados é estar todo, por inteiro, à disposição do Filho do Homem.



Não saber a hora, é cada hora, em todas as horas, meditando, admirando, vivendo, o Deus que se fez homem!



A hora é caminhada de quatro semanas com todas as Comunidades, na esperança.



Que o Advento desperte em nós a súplica:



Vem Senhor Jesus!



fonte:http://www.prelaziasaofelixdoaraguaia.org.br/um_filho_nos_foi_dado.htm





Para recordar a história dos 4 anjos e das 4 velas no tempo do advento:





HISTÓRIA DE QUATRO ANJOS e QUATRO VELAS





Há muitos anos atrás, a Terra era muito diferente do que é hoje. Os homens não sabiam construir casas e tinham que viver em cavernas muito escuras. Não sabiam plantar e nem cuidar da terra.



Deus se apiedou dos homens e chamou os Anjos para trazerem luz aos quatro cantos do mundo e avisarem que iria mandar seu Filho para alegrar os homens.



O 1º ANJO tinha asas azuis. Queria iluminar as cavernas e as grutas. Pediu ao Sol raios de luz para colorir as pedras preciosas.



Os gnomos até hoje usam esses raios de luz para colorir as pedras preciosas.



O 2º ANJO tinha as asas verdes. Saiu do céu bem cedinho, mas como voava devagarzinho, chegou na Terra ao entardecer. Os raios de luz que esse Anjo trouxe, deram cor e perfume às plantas. Ensinou aos homens como se deve plantar, deixar a terra bem fofinha para receber as sementes. Trouxe também a chuva e com ela lavou as pedras, encheu os lagos e fez os rios correrem mais rápido.



O 3º ANJO tinha as asas amarelas. Ele foi buscar os raios do Sol e, quando estava chegando na Terra, os animais viram aquela luz e se admiraram muitíssimo. O anjo contou aos animais que iria nascer uma criança muito especial e que todos deviam preparar-se para recebê-lo. Os pássaros fizeram músicas muito lindas. As borboletas coloriram suas asas. O vento levou a notícia por todas as partes.



O 4º ANJO tinha as asas vermelhas e queria tanto ajudar os homens que nem esperou para ser chamado. Foi rápido falar com Deus. Então recebeu uma luz especial que vinha do trono de Deus Pai. Essa luz, o 4º Anjo deveria colocar no coração de cada homem, cada mulher e cada criança, porque faltava muito pouco para que chegasse o dia do nascimento de Jesus.



E por isso, até hoje acendemos 4 velas na coroa do Advento. Para recordar os 4 ANJOS que nos avisaram da chegada do Filho de Deus.



( história distribuida pelo G.A.T.O. por ocasião das festas natalinas)





COROA DO ADVENTO



Faça uma coroa circular com ramos de pinheiro. No seu interior coloque 4 velas: azul, verde, amarela e vermelha.



As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro.



VELA AZUL: acenda a partir do 1º Domingo do Advento e por todos os dias dessa semana.



VELA VERDE: acenda a azul e a verde a partir do 2º Domingo do advento.



VELA AMARELA: acenda as três velas a partir do 3º Domingo do Advento



VELA VERMELHA: acenda todas as velas a partir do 4º Domingo do Advento





Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas.



As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.







postado por Heleida Nobrega Metello

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui