Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UTI: Brasileiro ou Americano? -- 28/03/2002 - 06:02 (Guilherme Laurito Summa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A vida é realmente uma ironia: num dia você está tomando Coca-Cola com bastante gelo, e no outro, está com hipotermia na garganta. Ou, pode estar perto da morte, em uma UTI, e dias depois estar saltitando como Bambi pelos caminhos da vida. Não vão pensar que estou me equilibrando para viver, mas este último acontecimento já aconteceu comigo.
Se uma pessoa diz à outra que, uma terceira pessoa, ouviu falar de uma quarta pessoa: "- Jesus Maria José! Sua filha está na ú-tê-í!!!". Qual a reação dessa segunda precitada pessoa?
- Ai, meu São Genovevo da Cruz do Norte! Porquê? - ela diria, espantada.
O "porquê" não importa! A reação importa! Dizer a uma pessoa que a filha está na UTI é chocante; tão chocante que é a mesma coisa que dizer a um espantalho que está com vontade de assar marshmallows!
Se essa mesma pessoa diz à outra que, aquela mesma terceira pessoa, ouviu falar da velha quarta pessoa: "- A sua filha está na Unidade de Terapia Intensiva...". A reação desta pessoa é:
- Porquê!? Drogas? Álcool?
Eis a explicação dos exemplos: "UTI" não é uma abreviação adequada para retratar "paciente em estado crítico de vida". "Unidade de Terapia Intensiva" é para SPA´s, ou para casas de reabilitação. Não é para um setor de hospital, onde os pacientes não andam, não falam, e, frequentemente, estão com órgãos inativos, usando-se apenas de aparelhos que agem artificialmente em seu sistema.
Meu avó, quando ficou sabendo do estado crítico de minha avó, ficou extremamente chocado. Isso ocorreu não porque Ilka disse "- Ela está no fim...", e sim, porque ela disse também que minha avó estava na UTI. Se ela dissesse "- Ela está na Unidade de Terapia Intensiva", o choque seria bem menor, e Antonio ainda diria: "- Puxa! Mas... cadê a minha mortadela? (Antonio ficou chocado, mas exigiu sua mortadela).
Acho que usam UTI para soar americanamente; nem se importam com o que isso quer dizer, nem se incomodam com o que isso pode provocar. Jamais usariam "Unidade de Posição Crítica" e sabe porquê? Um nome assim seria abreviado da seguinte forma: UPC. E ú-pê-cê soa muito brasileiro! Você acha que um lugar tão sério e importante teria um nome de índio?
O brasileiro tem um problema muito sério: tenta imitar o americano. Enquanto os americanos são racistas, nós tentamos ser preconceituosos! A primeira coisa intolerável pelo brasileiro é o próprio Brasil: vive reclamando da poluição (que ele mesmo provoca), da violência (que é incentivada por seu poder), da pobreza (que ele mesmo cria) e da falta de dinheiro.
Em segundo lugar, o brasileiro odeia baianos. Tanto odeia, que apelida todas as coisas cafonas que vê de "baiano" ou "baiana". Falar que uma coisa é baiana já faz parte do vocabulário brasileiro: até os anti-preconceituosos falam, sem querer.
Ainda não posso exercer comentários suficientemente convincentes sobre o patriotismo brasileiro, mas posso dar uma breve e sincera opinião a respeito do assunto. Você acha certo americanisar, ou desbrasileiralisar, o nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui