Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62255 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10375)

Erótico (13571)

Frases (50648)

Humor (20034)

Infantil (5444)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140813)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Pequeno Dicionário -- 21/03/2000 - 16:36 (José Ernesto Kappel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GAY - Palavra muito pronunciada e praticada nos últimos tempos. Vem do Latim "gey". Foi, infelizmente, vulgarizada no Brasil como viado. Uso diário nas novelas, filmes e teatros. Parece que todos os artistas tem atração por ela. Um ator diz pro outro "Ah!você é um viado!". O outro replica "Viado é você!". Na maioria dos casos é verdade.

COSMÉTICO - Uso feminino, mas adotado por homens. Há milhares de tipos de cosméticos e mulheres. Tem mulher que nenhuma espécie de cosmético faz efeito. O mais conhecido é o AVON, que possui um livreto de amostras. Geralmente é o dono de um bar ou padaria que entrega a você, pedindo que repasse para sua mulher dar uma olhada. A mulher sempre acaba comprando e a gente pagando . Variação: Viação Cosmeta, que transporta os cariocas e paulistanos para São Paulo. Plural: Cosmétricos. Quando vai todo mundo comer à quilo.

CARA - Masculino: Caro. Coisa que custa o olho da cara.Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.Utopia: Grupo de pessoas que dá tudo pra passar uns dias na Ilha de Caras, onde só entra caras que tem grana e onde é oferecido boas comidas, bebidas e outras coisas. Termo Indefinido: Pessoa que tem cara da pau. Dissidentes: careta,carro, carreata, cataplasma, catarro, cabisbaixo. Apologia: Quando uma pessoa vai vomitar a gente diz: "vira a cara pra lá !".

ZONA - Condiz a ser embrenhado em alguma coisa. Existem dois tipos de zona: a particular e a coletiva. Tem gente que usa as duas. Catótido: O marido não pode chegar pra sua esposa e dizer: "Querida, hoje vou a zona". Bem que o Globo Repórter meteu seus repórteres nas zonas alagoanas e acabou tendo seu programa censurado pelos Príncipes das Marés de lá. Coisa séria, envolve gente, dinheiro e um tornado de sexo.

VELHICE - Estado espiritual e físico onde ninguém quer chegar. Sinônimos: cemitério, doenças, exames, médicos, laboratórios, dor, fadiga, dor no saco, Viagra, asilo, pílulas, INSS ( A pior coisa para a velhice é morrer de INSS: morre sem ser atendido ).

BESTIFICAÇÃO - Estado mental em que ficam os brasileiros ao verem os nossos programas dominicais das televisões: inoperantes, passivos, agressivos, tediosos, chocados, ávidos para ver crueldade no próximo. Pioneiros neste tipo: Sílvio Santos, Gugu Faustão, Ratinho. Representam a utopia do Inferno.É um catalisador de medos. Deve-se evitá-los pois leva ao alcoolismo.

FOME - Antropófago de Fama - e um contradiz o outro. Coisa inesperada que geralmente dá no estômago. Degenerativo - Fominha de dinheiro e sexo. Quem não tem dinheiro e rouba pão para não passar fome passa 3 anos preso, comendo pão. Lei não aplicada a quem tem dinheiro, rouba e vai preso, mas a sábia Lei trata de soltar de imediato o ser humano diferente dos outros. Termo muito usado em família. Ex.: "Mãe, não quero comer...". Ou usado por certos maridos: "Mulher quero comer hoje", uma obliquidade que leva a uma abstração de um concretismo sexual.

O NOVO PORTUGUÊS - A comunicação está mudando, ninguém sabe se para melhor ou pior, mas está mudando. Toda mudança requer uma compreensão. Tenha muita pois é de lascar. Eis um trecho de um e- mail: -“ Jente, pilo amordedeus,desablitem a opeção... Q. he isso Barbra? Já estou de ter que t xamar...Naum axo graxa em v. ficar ai e eu aki....Se Ju four xama t. a Marizza. Ela já matu aula e porqui agora não pode? Naum fica deslocada naum. Já estou cansada de t xamar...É t. gente b.....Quero ouvir os papus nerds da turma...Haum! ia isquecendo: um abr.p. Ricardão. V.s paca um e-mal. Be Come a nossa turma que é da pezada...Beikus a todos,naum me esquesam p.bate-mouth...Beijum pra t.” Este é o novo português.Paciência.

KAISER - Derivativo beligerante alcoólico.Palavra
moribunda da Alemanha, distrito de Skoll, onde todas
as noites se reuniam os donos de várias vilas, no século
XXVII e bebiam. Até que uma noite o Kaiser teve uma idéia
porque não misturar todas as cervejas numa só pra ver
o que acontecia? O conde Shincariol foi contra, mas uma
taverneira de nome Brahma se impôs, com uma condição de que o conde
Antárctica concordasse. Então misturaram todas as cervejas e
beberam.Acharam com sabor diferente.Para homenagear
o acontecimento todos concordaram em dar
o nome da cerveja de Kaiser.Até hoje o Kaiser é lembrada pela cerveja
Kaiser que inventou.


CIRCO - Lugar de palhaçadas e acobracias.Nasceu em Roma quando o povo jogava as pessoas na arena pros leões comerem. Mas a coisa se tornou incivilizada com o passar do tempo. Hoje são os homens que comem os leões ou qualquer bicho que aparecer na rua. Diz-se subjetivamente que o Congresso e as Câmaras armam seus circos todos os dias. Dias destes um deputado apresentou um projeto para construir um tunel debaixo do rio Tietê, em São Paulo. Outro vereador paulista, que era lavrador, hoje mora nos Jardins, num triplex, depois de vender muitas frutas nas barraquinhas espalhadas pela cidade.Hoje tem medo só em ouvir a expressão: Comissão Parlamentar de Inquérito. Pitta armou outro circo, também em São Paulo. Correu durante três dias do oficial de Justiça que ia lhe entregar um mandado pra largar aquele circo depois de ter super-faturado na bilheteria. Mas o maior circo está em Brasília, onde o dono do circo tem que manter, com moedas de ouro, os trapezistas e palhaços do circo que é conhecido também como Câmara. O circo, então, está perdendo suas características populares e voltando-se mais para os poderes que regem a nação. E, afinal de contas, nós todos não somos palhaços de um grande circo?

SALÁRIO - Arma que os políticos usam para matar o povo. Usado especialmente no Brasil com a desculpa que, se aumentar muito, estoura a Previdência. Como o INSS já não resolve mais nada ,porque está falido, os políticos procuram outra desculpa. A mais plausível é que os americanos não querem a prosperidade do Brasil e não querem que o Brasil - já vendido para Bill - gaste dinheiro em bobagem e depois não vai ter dinheiro pra pagar ao Tio Sam. Os aposentados já não sabem mais o que fazer pois depois de trabalhar a vida inteira ainda são obrigados a sustentar as amantes americanas do FMI e Cia. FHC diz que não aumenta um tostão dos R$ 151 e a Câmara parece que vai seguir o mesmo caminho pois FH mandou concocar todos os contrários para uma conversa. Nessa conversa surge o troca-troca. O governo ganha os votos e os deputados mais dinheiro. Neste exemplo perfeito de democracia onde tudo funciona ao contrário o Brasil fica com o nono lugar entre os países mais miseráveis do mundo. Agora quem é que prende juízes, deputados, vereadores, eteceteras, corruptos? Ninguém. E FHC depois de descobrir o Brasil alimenta a miséria do povo.

NICOLAU - Ato de surrupiar coisas alheias. Coisa muito severa nos EUA, onde há muitos Nicolaus, mas todos estão devidamente encaixotados em prisões que são uma barbaridade de segurança. No Brasil o termo se popularizou e deputados, vereadores, senadores e outros componentes das cúpulas administrativas são chamados de lalaus ou Nicolaus. No Fem. - Lalá,: no bolso de lá. Aqui até onde o Papa tem medo de ser assaltado o negócio descambou para um lugar comum: quase todo mundo faz parte de alguma coisa que tira alguma coisa de outra.Depois fogem para Miami. Mas não só dos Nicolaus da vida que sobrevive o Brasil. Há por todo canto achincalhes em cima de comerciantes, industriários, e outros departamentos de produção nacional. Outro dia - e a gente não vai contar com detalhes a história - com medo de ser posto no Serviço de Proteção à Testemunha, que funciona nos cemitérios -. Não é que um fiscal do governo. Destes que ganham a ninharia de R$ 10 mil por mês foi fazer inspeção numa loja e depois de examinar rapidamente os livros deduziu que havia alguma coisa errada neles. Chamou o gerente num canto e disse: -Você me dá 5 mil e eu não fiscalizo mais. Mais R$ 5 mil prá quê.? Perguntou o dono da loja.- É pra caixinha do governo, prá campanha eleitoral. O chefe - continuou - precisa de dinheiro prá eleger seu candidato.- Se a gente contar tudo, vem a TV Globo com a câmera escondida, dá o flagrante, o homem é preso, depois é solto e a gente vai para A Defesa da Testemunha. E salvem os lalaus da vida, vida que eu quero viver. Roubalheira aqui bateu feio!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui