Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Por um ano bom -- 29/12/2007 - 10:51 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por um ano bom



Fernando Zocca



Tem gente que diz: “Com as pedras que me atiram faço uma casa”. Pode até ser que você consiga fazer algo, se nenhuma delas lhe acertar os cornos. Portanto, se você tiver sorte, até os loucos agressores, tanto os solitários, como os insanos atacantes em grupo, servem para alguma coisa.

A loucura é um estado de espírito e como tal deve ser cultivado. Para você tornar-se um agressor danoso em potencial, deve seguir algumas regras. A primeira delas é fumar muito.

A segunda é beber também em excesso, e todos os dias. A terceira é menosprezar incansavelmente quem não gosta das idiotices que você curte.

Antigamente, quando ainda existiam hospitais psiquiátricos, era comum a segregação da gente furiosa. Hoje em dia com o aparecimento das drogas eficientes tornou-se indiferente a apartação do maluco.

Mas apesar disso tudo, você deve ter muito cuidado. Não se sabe quando ou como um tijolo pode atingi-lo, por isso é bom ficar esperto. Mais esperto ainda você precisa estar se tiver um automóvel vulnerável à carga insana.

Já imaginou seu automóvel, comprado com tanto sacrifício, estacionado corretamente defronte sua casa e de repente, levar uma pedrada no pára-brisa ou na lata? Quem você responsabilizaria?

O sujeito doente da cabeça, que joga tijolos nos outros, não pode ser responsabilizado, por causa da loucura ou embriaguez? Ou seja: deixa quieto que o cara é demente? É certo isso?

Algumas pessoas enlouquecidas, geralmente atacam em grupo. Elas avançam com os braços esticados em direção ao seu pescoço ou rosto. Tome cuidado! Afaste-se, defenda-se segurando-lhes as mãos; não permita que lhe peguem a face ou a garganta, pois pode ser fatal.

A violência é manifestação de quem não consegue exprimir-se de forma racional; é ação semelhante a dos cães que matam gente.

Geralmente os agressores estão gravemente enfermos. A doença é da alma, do espírito. Sabe-se que nos finais de ano a incidência das afecções mentais multiplicam-se. A depressão é uma delas.

As causas das enfermidades mentais, dessas que levam as pessoas ao ataque físico, são diversas. Ocorrem desde inflamações nas veias ou artérias cerebrais até tumores intracranianos que podem produzir estados de irritabilidade, geradores da agressão.

Alguns fatores ambientais propiciam o surgimento das afecções do espírito, por exemplo: a incapacidade de adaptação às novas situações da vida, tal como a da agregação de mais pessoas dentro de um espaço limitado da casa.

A agressão, tanto a cometida por lunático solitário, como a executada por grupo composto de pai, mãe e filha é passível de reparação. A lei – código penal - prevê esse comportamento e classifica-o no capítulo dos crimes contra a pessoa e contra a propriedade material.

A ação penal contra esse tipo de demência depende da representação da vítima.

Mas, voltando à vaca-fria, a violência impelida por transtornos mentais pode ser contida com a profilaxia contra as causas geradoras das afecções. A educação da criança, por exemplo, com relação ao uso do tabaco e álcool pode ser eficiente.

Mas o que fazer diante da ameaça de mal, feita pelos adoentados? É bom rezar, rezar muito, pedindo a Deus que encaminhe as almas febris a situações nas quais possam encontrar a cura.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui