Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62184 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4758)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VERDADES X MENTIRAS -- 27/05/2000 - 10:41 (Sérgio Eduardo Sakall) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minutos antes de começar a escrever esta crônica, estava pensando à respeito de como o tempo passa tão rápido e como existem contradições neste mundo... Dá para acreditar que já faz 30 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez? Ou que a Segunda Guerra Mundial aconteceu a mais de 50 anos? E o cinema então, que foi criado a mais de um século?



A incrível rapidez com que a humanidade caminha fez com que muitas coisas evoluíssem no mesmo passo. Por outro lado, mesmo com tantos avanços, ainda somos obrigados a fazer campanhas de todos os tipos, para atender as necessidades básicas do ser humano de abrigo, alimentação, etc. a fim de garantir-lhes a sobrevivência... Que contradição!

Temos que pensar no futuro!!! Numa vida bem melhor!!!



Na minha opinião, a impressão que tenho é que não deveríamos esperar ou contar com soluções por parte dos nossos governantes e sim acreditarmos mais no poder dos sonhos, o que de alguma forma, para muitos, seria apenas uma utopia...



A busca de uma vida melhor, através do sacrifício de vidas humanas nas guerras é uma mentira vergonhosa!!! Esta procura incessante pela felicidade de se ter uma vida mais bela é a busca de cada um de nós. Chega a ser um mito. O que poucos entendem é que a vida contém e encerra, em seu próprio âmago, um infinito de belas verdades!



Perdi a conta de quantas vezes minha avó paterna (que Deus a tenha) sempre me repetiu esta mesma história: a de que desde a mais tenra idade acompanhava nas telas dos antigos cinemas (hoje, muitos já inexistentes) as películas exibidas como verdadeiras fábricas de sonhos, inspirações, verdades e mentiras... Também contava que nunca perdia a oportunidade de ver chegar outros cinemas, que mesmo mambembes, ofereciam entretenimentos nos salões regionais... Um dia, com um certo brilho especial nos olhos, ela me contou que a primeira sessão de cinema no Brasil aconteceu no dia 08 de julho de 1896 na cidade do Rio de Janeiro!!! Ah! Na verdade, ela própria era uma eterna sonhadora...



Bem, após tantos anos da criação do cinema, verificamos hoje a total transformação sofrida pela área cinematográfica de nosso país, que apesar de todas as dificuldades que enfrenta, consegue ser uma bela e criativa indústria competindo entre campeões de bilheterias reconhecidos internacionalmente... Esta é a verdade, senhores!



Naquela festa de entrega do Prêmio Oscar transmitida pela TV, como não poderia deixar de ser, milhões de brasileiros torciam pela vitória do "nosso" filme. Mas as horas se passaram, as categorias de melhor trilha sonora, melhor ator, melhor filme estrangeiro etc, foram apresentadas e o que se constatou foi que em várias das indicações anunciadas, o vencedor era sempre o mesmo:" A vida é bela!"



Tenho certeza de que se a minha sonhadora avó fosse viva, teria vibrado por um belo e verdadeiro empate entre os dois longa -metragem... Isto sim, teria sido justo!



Todos sabemos que aquela brincadeira existente na "Vida é bela" era uma mentira! Pois Guido, com o intuito de poupar o filho do sofrimento frente a dura realidade da Segunda Guerra Mundial, inventa que tudo não passava de um jogo no qual o vencedor ganhava um tanque de guerra...



Na mesma proporção, quisera eu que fosse uma bela mentira todo o triste cotidiano sem sonhos nem esperanças, que existe na Central do Brasil de hoje! Um ponto de vista utópico, certamente...



Entretanto, Fernanda Montenegro, nossa diva, atuou como Vida e foi Bela!

E Roberto Benigni não menos como o centro de uma outra Vida!



Ambos os filmes, deixarão nas nossas lembranças, momentos inesquecíveis... E apesar de acharmos injusto o fato de não termos vencido, também entendemos que o outro filme mereceu o prêmio.



Na verdade, todos nós sabemos que o Brasil, como "ninguém", sabe o quanto a vida é bela!

Mas, o mais interessante em toda esta história é que os dois filmes foram contados com doçura equilibrando o grande peso entre as verdades e as mentiras...



Houve também a presença de um alto nível espiritual nas mensagens humanitárias oferecidas, despertando-nos para a difícil arte da fé e da esperança em nossa eterna luta diária por um mundo e uma vida mais bela e bem melhor...



E esta é a MAIOR DE TODAS AS VERDADES!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui