Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pum, pum e pum... O mal que faz bem... Viva Portugal !... -- 01/02/2008 - 14:36 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É soer dizer-se: «Isso, é muita areia para a minha camioneta» e logo adiante, assim que tudo está entendido aquém e além das palavras todas, surge o conformado e saudável desabafo «é a vida!», eloquente súmula da existência humana.



Há cem anos, dia 1 do mês em que alguns só aniversariam de quatro em quatro translações, a carruagem real transitava no Terreiro do Paço. No seu interior acomodavam-se o rei, Dom Carlos, a rainha, Dona Amélia, e os dois filhos, Luís Filipe, herdeiro do trono, e Manuel, o rei-sem-saber que o destino designou em breves segundos.



Repentinamente um vulto barbudo embuçado afronta o trote dos equinos, estende a arma à posição de tiro e baleia o pescoço do rei. A fuzilaria lateral fez o resto, o resto que não fez tudo, já que Dona Amélia e Dom Manuel escaparam ilesos graças ao confuso ápice que se gerou.



A História, em lugar de expurgá-los da existência da memória, regista os «valentes heróis», os que almejam o trono da vida exercitando a morte, entre outros, os regicidas Manuel Buíça e Alfredo Costa.



Ainda mais do resto, ao cabo de quase 33 meses de peripécias do arco-da-velha que aspira no espelho a juventude, a República que hoje se vive, foi proclamada a 5 de Outubro de 1910, centenário que está mesmo ali adiante à esquina do tempo a espreitar.



Nesse dia, se ainda por cá estiver, quiçá me comova a aplaudir Cavaco Silva e José Sócrates, o tandem anti-suicídio no meio dos alorpantes suicídios todos que não têm cessado de ocorrer.



Viva Portugal!...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui