Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desabafo -- 05/02/2008 - 16:42 (Lorena Pagno Miranda) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desabafo



As vezes somos obrigados a tomar atitudes imprevisíveis. As vezes somos pegos de surpresa e reagimos ingenuamente, pensando que algumas pessoas merecem ser respeitadas, mas infelizmente grande parte delas é hipócrita e mal intencionada, mesmo aquelas que imaginamos ser os nossos melhores amigos. Mesmo aqueles que fazem parte da nossa história há mais de 20 anos.

De repente acontecem fatos que nos surpreendem, nos deixam boquiabertos e nos fazem ver que ninguém é amigo de ninguém. O que vem em primeiro plano é o interesse particular de cada um, mesmo que isso signifique magoar e causar decepção.

Custa-se a aceitar a realidade, pois é como levar um soco no estômago. Tentamos não sentir raiva, mas as vezes a decepção é tão grande que nos deixa vulneráveis.

Velhos amigos podem ferir profundamente, ou nos atordoar, o fato de ser velhos e o fato de ser amigos torna isso possível e nós seres sensíveis e humanos que somos, tentamos reagir de forma adequada a cada situação, com o máximo de dignidade que a educação nos permite, porém nem sempre e nem em todos os momentos somos bons atores, o que dificulta a nossa capacidade de dissimular as emoções latentes e nos compromete.

Mas que amigos são esses que nos ferem impunemente? Em nome de que é preciso engolir sem reagir? Que mundo é esse que tenta calar nossa indignação e capacidade de defesa?

São algumas situações chatas que se apresentam no nosso dia- a- dia e nos ensinam um pouco mais da vida. Nos tornamos um pouco mais falsos, um tanto mais cínicos e aparentemente com um comportamento normal, mas por trás de toda essa película de disfarces, bem mais calejados e um tantinho mais preparados para enfrentar o próximo round. Bem menos confiantes uns nos outros, sempre alertas para o próximo desafio, seguiremos nos enganando e fazendo de conta que acreditamos, que somos os mesmos de sempre, que foi apenas uma rusga que será superada e que o tempo tudo cura.

É uma pena que precise ser assim, mas como tudo na vida, amores e amizades também são passageiros. É bom enquanto duram, mas, inúmeras vezes é melhor ainda, quando se esvaem.

É dificil ser romântico e acreditar em contos de fada aos 51 anos. Não significa que machuque menos, nem que passe batido, apenas nos recuperamos mais depressa, - pelo menos em alguns casos. Também com o passar do tempo mudamos os nossos valores. O que parecia vital antes, pode não fazer sentido agora. O que não muda nunca é a sensibilidade diante da injustiça, das falsas interpretações e do egoísmo de algumas pessoas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui