Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A EDUCAÇÃO TRADICIONAL VISTA POR OUTRO ÂNGULO (2) -- 08/02/2008 - 23:25 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103323577132900
O fato de escrever na mídia eletrônica, traz muitas gratificações, como o retorno de opiniões sobre as idéias divulgadas ao público leitor.

E foi uma das opiniões recolhidas, que me fez voltar ao assunto da Educação Tradicional, vista por um ângulo mais ameno, por aquilo que ela plantou de essencial na mente e na História da Civilização que ora transita por este Planeta.

Quando me referi ao legado da Educação Tradicional, certamente, não citei (de propósito) os castigos e a disciplina muito rígidOS que eram utilizados para manter as crianças e os jovens "quietos". Essa questão, deixo para as pessoas inteligentes buscar as próprias indagações e respostas no estudo do contexto mundial, que vigorava naquela época, sendo a grande preocupação despertar a responsabilidade e o caráter, porque a vida exigia muito mais do que atualmente, no que respeita a valores e princípios éticos.

Lembro-me de uma frase, mas não lembro do autor ou autora, porém vou deixar que esta frase ilustre as idéias que tentei repassar através do meu primeiro artigo sobre a Educação Tradicional. Eis a frase: "Se quiseres colher por uma vida inteira, semeie CARVALHOS; porém, se quiseres colher só por um ano, semeie EUCALIPTOS". Simplesmente, acredito que a Civilização atual escolheu plantar eucaliptos, porque crescem mais depressa, e têm menos duração do que os Carvalhos.Em síntese, esta frase transmite aos mais sábios, o espírito do nosso tempo: semear idéias em massa, colher os frutos muito depressa, sem preocupação com a qualidade ou com a duração do produto final.

Se antigamente, as crianças e os jovens tinham de manter silêncio absoluto em sala de aula, para melhor absorver o conhecimento, o mundo contemporâneo apresenta um contexto que somente é bom para quem realmente pensa que a Vida Humana não tem valor nenhum: o aluno de hoje vem para a escola, entra na sala de aula, sem espírito de curiosidade, mas sim com o comportamento de quem vai para um piquenique ou um simples passeio por um lugar onde faz o que quer e deixa de fazer "o que não gosta". Professores que se prepararam uma vida inteira para serem Mestres e Aprendizes com seus alunos, sentem uma grande frustração, porque são obrigados a se adaptarem a um contexto pobre culturalmente, sabendo que não estamos no caminho certo, se deixarmos totalmente de plantar "CARVALHOS"; quem entende realmente de educação, sabe que a inteligência precisa ser burilada, lapidada, que deve ter tempo para o amadurecimento, e que os frutos, colhidos com muita pressa, não possuem sabor, não possuem a graça da satisfação. Estou falando da Vida Humana. Podemos até escolher plantar "eucaliptos", mas eles também precisam de água, cuidados e de uma destinação nobre, (o que não está acontecendo atualmente).

A impressão que se tem, é que estamos semeando vida humana com o objetivo puramente comercial e ideológico, sem a preocupação com os fundamentos éticos que jamais deveriam ser abandonados enquanto desejamos uma Civilização organizada e voltada para o verdadeiro progresso humano. Que tal voltarmos a semear "CARVALHOS" nas nossas escolas?

Saleti Hartmann

Cândido Godói-RS
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 2911 vezesFale com o autor