Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eu Comercial, Eu Pessoal e Eu Social -- 09/02/2008 - 00:59 (Norberto Kovacevick) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EU Comercial, EU Pessoal e Eu Social

Por Norberto Kovacevick







Estas três vertentes nós como vendedores, devemos e de forma categórica saber diferenciar e aplicar em nosso dia a dia, sem usar teorias, pois isto deverá partir do nosso próprio EU, e não poderá ser estudado em nenhum livro, curso ou workshop, pois o próprio nome já diz, que é o EU que existe em cada um de nós, portanto, em nosso campo profissional se misturarmos ou confundirmos os EU´S, poderemos nos complicar seriamente.

Como acima citei, não aprenderemos em lugar nenhum a teoria do EU, mas simples guias poderão ajudá-lo a discenir um EU do outro .





EU COMERCIAL:



Nada mais é que a nossa atuação perante nossos clientes e sabendo usar o timer que controla nossa forma profissional de agir, sem confundir com o EU PESSOAL quando isto ainda não for possível, porem mesmo assim, o timer sempre deverá ser acionado quando o EU PESSOAL começar a avançar de forma que interaja com o EU COMERCIAL descontroladamente, que poderá futuramente atrapalhá-lo diante do seu cliente, principalmente, quando você precisar dizer não.

O que estou querendo dizer com isso não é que você não deva ser cordial e camarada com seu cliente, você deverá sim ser bem visto pelos seus clientes, o que estou querendo dizer é para saber manter uma distância de forma inteligente, sendo que quando um cliente solicitar um desconto acima de sua autonomia, solicitar verbas desproporcionais ou simplesmente o patrocínio de algum evento,você saber dizer não com classe, sem ele sentir-se ofendido.

Pois se você se aproximar demais, criando um relacionamento “familiar”, responda com sinceridade: você diria não ao seu irmão que esta sempre ao seu lado lhe ajudando, caso ele lhe pedisse um dinheiro emprestado?



EU PESSOAL:



Logicamente é o inverso do EU COMERCIAL, porém existe alguma relatividade como exemplifiquei acima.

O que deixo claro é a ação do timer, saber se aproximar sem tornar uma relação “familiar” entre ambos, para poder ter liberdade de atuação e flexibilidade não simplesmente para poder dizer não, nós vendedores não podemos ser “engessados” , devemos ser atuantes de forma flexível que nos possibilite a negociar, dizendo sim quando possível e o não quando não houver possibilidades.



EU SOCIAL:



É a parte mais simples, porem a mais importante, ou seja, desenvolva network, faça contatos com diversas pessoas de diversas áreas e segmentos iguais e também diferentes aos seus.

Participe de reuniões, congressos, eventos, cursos voltados a sua área e os periféricos.



Norberto Kovacevick é Palestrante, Professor e Coordenador de vendas
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui