Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cardoso publica análise cabalística do pé esquerdo -- 25/02/2008 - 13:00 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cardoso publica análise cabalística do pé esquerdo







O advogado e jornalista Maurício Cardoso, um dos decanos da advocacia e jornalismo em Piracicaba, acaba de concluir, depois de longo tempo de pesquisa - seis anos - um estudo sobre a superstição do pé esquerdo.

Trata-se de uma análise cabalística e maçônica que envolve as crenças existentes de se sair com o pé esquerdo.

O estudo denominado "Sua Majestade, o Pé Esquerdo", editado pela Trolha Maçônica, 200 páginas, deve ser lançado nas próximas semanas em Piracicaba.

Numa entrevista publicada no Jornal de Piracicaba no domingo (24), o autor diz: "A idéia de escrever o livro surgiu no ano passado. Eu ia ministrar uma palestra sobre o tema em uma loja maçônica em São Bernardo do Campo, mas não deu certo. Depois desse episódio fiquei com vontade de dividir o assunto com as pessoas. Aí me aprofundei mais nos estudos da cabala e escrevi".

A tese do doutor Maurício contradita o mito de que traria azar, entrar ou sair de algum lugar, com o pé esquerdo. Ele confirma: "Sem nenhuma conotação de tola índole supersticiosa explico que, ao contrário, romper a marcha com o pé esquerdo, com Deus no coração, trata-se de ritual diário salutar".

Cardoso diz que o pé esquerdo está do lado esquerdo, do lado do coração, do agradecimento a Deus pela vida, e ele é o ponto inicial da cerimônia ritualística.

"Ele é o escudo, a majestade, representada por Aarhão, irmão de Moisés. Só Aarhão, poderia acender as velas da Menorah no templo; só o pé esquerdo pode iniciar a caminhada daquele que confia em Deus e nos seus sonhos. O pé esquerdo é sinceridade, o direito é a segurança. Muitos conhecem o ditado que diz que `aquele que anda com sinceridade anda com segurança`. Pois o pé direito vem atrás do esquerdo".

Maurício ensina que o ponto central da cabala se apóia na árvore da vida e que o estudo não é uma religião, mas sim uma ciência. "Eu sou espírita kardecista e entendi muito mais sobre o espiritismo quando comecei a estudar a cabala. Ela te ajuda a responder alguns questionamentos como de onde somos, porque estamos aqui, porque sofremos e para onde vamos" explica o escritor.

Cardoso informa que o livro traz análise cabalística de diversos símbolos e artigos de jornais, como O Estado de S. Paulo e Jornal de Piracicaba.

Maurício Cardoso nascido em Tatuí, interior de São Paulo, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piracicaba, presidente também da Associação dos Advogados de Piracicaba, presidente do Clube dos Engraxates, e correspondente da Folha de S. Paulo durante 22 anos. Ele trabalhou também no Diário de Piracicaba, no JP e Tribuna Piracicabana.

Na administração pública Cardoso foi titular da Secretaria de Esportes no governo de Luciano Guidotti. Ele foi também assessor de imprensa da prefeitura de Santa Bárbara D` Oeste e radialista.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui