Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Bom-Maulandro -- 04/04/2002 - 08:13 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No início juro que achei que era picardia, gozação ou o nome de mais um pagode polêmico do seu novo CD; "BEZERRA MORDEU A LíNGUA". Mas me enganei a manchete do jornal Extra, de segunda-feira, 18 de março de 2002, era noticiosa.
O mais malandro dos malandros do morro, herdeiro do trono do Moreira da Silva, não por grau de parentesco, mas de "Fé e de Direito", cedeu, ou melhor se converteu à igreja universal (as iniciais em minúsculo são propositais), do bispo-cavalo, que do alto de sua torre, se acha o rei, cheio de rainhas e fazendo seus crentes de verdadeiros peões.
Que pena !
A MPB, em um dos seus quesitos mais tradicionais, o Samba-de-Morro, perde um dos seus maiorais, também, tradicionais interpretes, para uma fé-fanática, que já está virando tradição, pena não ser a famosa Escola de Samba.
O que leva um baluarte do pagode tomar uma decisão tão radical ?
Seus 75 anos ? Vovó Nanã, minha saudosa "grandmother" já dizia, do auto de sua sabedoria: "Diabo depois de velho se fez ermitão".
Sua saúde ? não creio, porque graças à TV Globo, que registrou "aquelas" imagens, já está provado que a religião do bispo que ficou rico "maiscedo" não é nada boa em curas, visto que até hoje tem ex-seguidores procurando óculos e muletas jogados no maracanã quando "daquele" evento.
Talvez seja o dinheiro, este maldito que move o mundo, atualmente mais para o lado errado do que para o certo, mais para a ganància desmedida do que pela sobrevivência, menos pela caridade do que para a violência. É, infelizmente creio ser por ele, que o ex-nosso-competente-pagodeiro traiu-nos, virou a casaca, e como ele mesmo dizia "nos entregou pros cana-dura", ao afirmar na reportagem que:
- meu sonho é gravar pela Line Records (ligada à universal). Quando eu cantar para Cristo, vou ficar rico (e ficará, já que terá garantido uma boa vendagem de discos aos submissos-fanáticos-universais, que mal tem dinheiro para comer mas para ajudar a causa...)...
- Jesus não vai me roubar, como essas outras gravadoras (Jesus certamente que não, mais a gravadora do bispo com certeza irá, só que de uma forma mais sutil, tipo "dizimo", "campanha para alguma obra de caridade", qual seja a caridade de tornar o bispo e seus asseclas ainda mais rico, ou até mesmo a forma mais rápida e direta que é a de "passar a sacolinha".
È realmente uma pena que o "vil metal" tenha corrompido esse herói da música suburbana, fazendo-o seguir o mesmo caminho que motivou tantos outros, como Nelson Ned, que até tem seus motivos já que seu repertório e péssimo; e a Mara, que não tem outra opção, visto que não canta absolutamente nada, não tem competência nenhuma, o que não é o caso de Bezerra da Silva.
Por falar em Bezerra da Silva, como é que ele vai se chamar agora ? "Bez-erra-mas-volta-atrás", "Bezerra do bispo em vez de da Silva" ou "Bezerro de Deus" ?.
Já pensou se essa moda pega nos "raízes do samba" ? Teríamos então o "Martinho da Vela", DiCre, Fundo Dizimal, Elymar Cristo (a universal não aceita os santos), Neguinho da BençAmor e Zeca "pagá-o-dinho (dinheirinho)
Mas juro que se isso acontecer eu mudo pra "SumPaulo", vou cantar forró e namorar com a Leka.

É malandro agora é a tua vez
De enriquecer o bispo
Pagando dízimo todo mês
(autor LordErmitão - fiel dignitário do samba-tradição)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui