Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ao povo russano -- 28/05/2000 - 04:19 (Horácio Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Livro Rendição do Tempo



Ao Povo russano





Fazendo uma regressão no tempo consegui reunir uma série de artigos publicados nos jornais, no período de janeiro de 1966 até dezembro de 1979.

São, na verdade, matérias relacionadas aos acontecimentos da época, na cidade onde nasci - Russas, no Vale Jaguaribano. Inseri também no Livro, a historia de Russas em seus primórdios.

Nota-se que, além das notícias relacionadas à vida social da cidade, houve, também, preocupação do autor em reivindicar melhoramentos para nossa cidade.

Sem exercer mandato legislativo, estive sempre reclamando e pedindo providências para a solução dos mais diversos problemas que afligiam a comunidade, tanto por artigo através da imprensa, como nos Congressos da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI). Um outro trabalho foi feito no Rotary, nas promoções em favor dos necessitados: como almoço no Dia do Ancião, Natal das Crianças Pobres, campanha do filtro, etc.

Aproveito a oportunidade para repetir o que disse a diversos amigos, todos interessados em saber por que nunca me candidatei a um posto eletivo.

O motivo é simples. Em primeiro lugar devo esclarecer, para quem não sabe que sou descendente de família política, pois, como já disse , repito: meus tios Manuel Matoso Filho, Gerardo Matoso, foram prefeitos; Ciríaco Matoso e Manuel Matoso Neto, vices;

Não herdei pendores para a política.

Não sou partidário do nepotismo.

Não tenho tendência para ser orientado por partido político, e sem eles, claro, não pode haver candidatura.

Não aceito Ingerência dos políticos na administração..

Talvez um dia, quem sabe, poderei até provar a minha capacidade administrativa, exercendo, por exemplo a interventoria do município.

Aí sim direi quem sou.

Aliás, esta hipótese torna-se quase inviável, já que me considero um democrata autêntico, mesmo assim, é um caso a ser pensado, já que é para o bem do povo russano.

Trata-se da única maneira de governar sem os conchaves, pois não admito o toma lá dá cá, nem é dando que se recebe, tão em voga nos dias atuais.

Nessas condições, tenho certeza absoluta de que faria uma administração voltada para o bem estar do povo.

Todos sabem, portanto, não é novidade, que os prefeitos empregam seus familiares, em número as vezes até exagerado.

Se convidasse um membro da família para desempenhar algum cargo, seria um técnico que, tenho certeza, não me decepcionaria.

Bem, dito isso, espero que vocês gostem do trabalho que apresento no Livro Rendição do Tempo, que nada mais é, do que um registro da história de Russas em suas diferentes épocas.

Horácio Matoso, jornalista (ACI)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui