Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Socialismo é uma utopia Inalcansável? -- 27/03/2008 - 09:15 (Hideraldo Montenegro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SOCIALISMO É UMA UTOPIA INALCANSÁVEL?





Hideraldo Montenegro







Como ficarmos indiferentes às injustiças sociais? às desigualdades? à exploração? Como não desejarmos construir uma sociedade justa e humanitária?

O capitalismo é um sistema cruel e abominável. A sociedade precisa evoluir para um sistema econômico que almeje o bem-comum, onde não haja exploradores e explorados. Neste sistema desumano boa parte da pobreza é fruto de um sistema explorador. Falamos em "boa parte" porque sabemos que a pobreza é fruto também de uma mentalidade. Nem todos serão prósperos mesmos que disponham de recursos para se tornarem tais. Contudo, toda sociedade deve suprir o básico para os seus cidadãos. Uma economia só pode ser forjada a partir da idéia de sua função social e o capitalismo jamais cumprirá tal coisa, assim, precisa ser substituído. Isto, será inevitável, penso. A própria sociedade, em sua inevitável evolução, forçará mudanças nesta estrutura econômica desumana.

Também isto não significa que o socialismo será promotor da felicidade. A felicidade humana independente de condição social e econômica só será alcançada pelo próprio individuo. É um engodo se afirmar o contrário. Nenhum sistema pode vender felicidade. Nenhum tem esta capacidade e jamais terá.

Mas, se nenhum sistema político e econômico será responsável pela felicidade, por outro lado, alguns podem trazer sofrimento e, o capitalismo é um grande promotor dos maiores infortúnios humanos. Podemos supor que, ao se eliminar o sofrimento, estaremos alcançando a felicidade, porém, as coisas não são assim. Como se diz popularmente: "o dinheiro evita alguns sofrimentos, mas tê-lo não significa que ele trará a felicidade". Nem todos que os tem o são, como o contrário é verdadeiro.

O fato é que nada justifica a exploração humana. A injustiça precisa ser eliminada de nossa sociedade.

Este é um sonho de todos que não se conformam com as injustiças. Entretanto, precisamos pensar seriamente como será e como construiremos este socialismo.

Che Guevara é uma prova de fracasso, tanto teórico quanto prático. Afinal, avaliou estrategicamente errado e condenou o revisionismo soviético defendendo, com a própria vida, o equivocado stalinismo.

O que toca em Che e o que o tornou um ícone foi justamente o seu inconformismo e revolta contra as injustiças. Como não ser simpático com alguém que é contra as injustiças?

O delírio de Guevara captou o sonho de muitos. O irreal insiste em substituir o real. Isto não é utopia, é loucura. Os limites existem. As relações de força precisam ser levadas em conta. A morte de Guevara também é uma prova do seu erro, por mais simpático que consideremos a sua causa, a sua motivação.

No Brasil um partido de esquerda, durante anos atacou Fidel. Fidel era considerado um traidor, um revisionista, filhote dos soviéticos. Fidel havia abandonado os ideais revolucionários. Na verdade Fidel jamais deixou de apoiar Che.

Quando o stalismo caiu na Albânia foi revelada a miséria que vivia seus cidadãos e a corrupção incontrolável que estava acampada no governo socialista albanês. A Albânia vivia um sistema cruel e atrasado. A Albânia era o país mais atrasado da Europa.

Hoje o tal partido enaltece Fidel e o socialismo praticado na ilha. Como??!! Por que??!! Onde???!!!

O padrão de vida de um cubano comum, mesmo com nível superior, é muito abaixo da qualidade de vida, por exemplo, de um brasileiro médio. Mas, temos que aplaudir a resistência de Fidel ao imperialismo americano. A postura de Fidel é admirável e um belo exemplo para o mundo, dobrado e refém dos ianques. Entretanto, o socialismo praticado em Cuba é uma piada.

Nenhum socialismo será elaborado e construído se não houver uma reforma do homem. Um socialismo só será realmente efetivado quando o ser humano abandonar o seu ego, o seu egoísmo. O sonho por uma sociedade justa não é uma mera utopia.



http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/pernambuco/hideraldo_montenegro.html



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui