Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem é jovem "fica" -- 29/03/2008 - 22:36 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM É JOVEM "FICA"







Os jovens de hoje nasceram no final do século e em toda passagem de século operam-se grandes transformações. Embora se comportem de maneira diferente, não deixam de ter sentimentos próprios dessa fase da vida. Percebem que há muitas descobertas a serem feitas, querem abraçar o mundo. Rapidamente. Inseguros, apóiam-se no grupo. Vestem-se do mesmo modo, cantam as mesmas músicas, assistem aos mesmos filmes. O que todos fazem é o certo; aquilo que os adultos dizem, caretice. Aliás, nem sei qual é a palavra agora, porque os termos também são outros. Tudo bem virou beleza; turma é galera; faculdade, facu; comida, rango... E cara serve para todos, rapazes ou moças. A mais intrigante das “novas”, porém, é o verbo ficar, com seu particípio presente ficante.



Os avanços da tecnologia têm permitido maior rapidez em quase tudo. O ritmo de vida tornou-se mais acelerado. Crianças pequenas vão para escolas maternais e, estimuladas, aprendem logo não só a desenhar, ler e escrever, como a conviver com seus coleguinhas e abrir os olhos para o mundo. Criados em ambientes mais liberais, nossos jovens se tornaram também mais precoces.



Na fase da adolescência, então, começaram a ter pressa em descobrir “o outro”, o que se fazia naturalmente através dos namoros. Só que este exige preâmbulos, troca de sinais, aceitação. Inseguros, encontraram no contato imediato, um meio de experimentar sensações e emoções sem comprometimento. É o ficar. Fica-se naquele momento e pronto. Ninguém tem obrigação, ninguém telefona no dia seguinte.



Mas... será que essa prática satisfaz? Será que ninguém sai frustrado? Conhecer o outro, aceitá-lo, ser tolerante, dialogar, respeitar... é difícil. Talvez por isso o “ficar” seja tão atrativo. Encobre medos. De se expor, de ser rejeitado, de se apegar, de respeitar limites, de se comprometer. Talvez, inconscientemente, os jovens estejam querendo encobrir – ou adiar – a vivência do sentimento maior, que é o Amor.









Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui