Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gagliasso encena Van Gogh -- 05/04/2008 - 14:26 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gagliasso encena Van Gogh



Fernando Zocca



"Um Certo Van Gogh" é a peça teatral que materializa a visão de Bruno Gagliasso, sobre o pintor holandês, Vincent Van Gogh (1853-1890), cuja vida tumultuada, teve como fatores componentes o alcoolismo, a miséria e a loucura.

Gagliasso, durante o processo cognitivo da vida do artista, absorveu no livro "O Suicida da Sociedade", a tese traduzida por Ferreira Gullar, de que ele - Van Gogh - foi morto pela sociedade.

No palco Bruno interpreta um jovem acometido pela depressão e descobre na arte de Van Gogh, e no próprio Van Gogh, (que produziu durante toda sua vida mais de 400 telas, sem, no entanto vender nenhuma), a razão de viver.

Numa entrevista, dada por telefone na última terça-feira, (logo depois do final das gravações de um capítulo de Ciranda de Pedra, a nova novela das seis da Globo), e publicada hoje, no Jornal de Piracicaba, Bruno relata que "Essa peça não é nem um pouco biográfica e o nome dela diz tudo.

Por que `Um Certo Van Gogh`? Porque é a minha visão sobre esse importante artista. É uma visão de um jovem de 25 anos. É uma peça que fala de uma maneira nova sobre um tema que já é conhecido".

Apesar da visão pessoal de Bruno, alguns fracassos do pintor surgem em cena: a auto-entrega ao alcoolismo; o fato de não ter vendido nenhuma tela, durante toda sua existência; ter cortado uma orelha para dá-la a uma prostituta; e o cometimento do suicídio.

A idéia do texto começou a tomar forma, depois que Gagliasso assistiu em São Paulo, no final de 2007, o monólogo "Renato Russo", assinado por Daniela Pereira de Carvalho.

O processo de composição do personagem abrangeu também a leitura de vários livros,conversa com psicólogos e artistas. Bruno visitou exposições das telas do pintor famoso, em Nova York e no Museu de Arte em São Paulo (MASP).

Bruno acompanhou de perto a seleção dos demais atores: Marcelo Valle encarna o pintor Paul Gauguin e Paulo; Larissa Bracher interpreta Juliana, Nicole e Yohanna. Pedro Garcia Netto vive Timóteo e Theo, irmão do autor.

Com relação ao fato dos atores viverem mais de um personagem, Bruno diz "Essa história de cada ator viver dois personagens é maravilhosa e a platéia se identifica ao máximo. Nós pensamos numa dinâmica como se os presentes fizessem parte do espetáculo".

A trilha sonora elaborada por Alexandre Elias, é composta por músicas como "Bolero de Ravel" e "Chartterton" de Serge Gainsburg, cantada em cena por Gagliasso.

O ganhador do prêmio Shell como o melhor diretor de 1997, com a peça "O Casamento", João Fonseca foi escolhido para dirigir "Um certo Van Gogh". Uirande Holanda, responsável pelo visual de Gagliasso, criou as tintas comestíveis usadas na composição do personagem.

"O que a gente mostra é a adoração de um cara que pensava a arte, respirava a arte e literalmente comia a arte. Por isso ele aparece comendo as tintas, mas de uma forma bem sutil", completa Gagliasso.



SERVIÇO:

"Um Certo Van Gogh" hoje, às 20h no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto".

Os ingressos custam R$ 40 (inteira); R$ 35 (antecipado); R$ 25 (Clube JP, Unimed e 100% Vídeo) e R$ 20 (estudantes, idosos e professores da rede estadual).

Classificação: 12 anos.

Mais informações (19) 3433-4952.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui