Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Esquadrilha em Russas -- 28/05/2000 - 04:22 (Horácio Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








A Esquadrilha em Russas



A convite do Prefeito Matoso Filho, esteve nesta cidade, no dia 14 de novembro de 1941, a Esquadrilha da "Boa Vontade", proporcionando momentos de alegria ao povo russano.

Logo pela manhã daquele dia, cortaram os céus de Russas os aviões previamente escolhidos para a essa agradável visita.

Uma multidão aguardava com ansiedade no Campo de Aviação, a chegada da Esquadrilha que cedo havia partido da Capital e em curto espaço de tempo chegou a esta cidade.

O prefeito Matoso Filho, acompanhado do Comandante da Força Pública, Capitão Luís Barroso, demais autoridades e líderes comunitários compareceu ao Campo, apresentando as boas vindas e entregando a chave simbólica da cidade aos ilustres visitantes.

Em automóveis postos à disposição dos componentes da esquadrilha, dirigiram-se à residência do Prefeito Municipal, onde os aguardava uma carinhosa manifestação.

Ao chegarem ao centro da cidade ouviram o pipocar de foguetes ao som de belos trechos escolhidos para a ocasião, executados pela Banda de Música local.

Ali foram recebidos pela senhora Domície, esposa do Prefeito, demais senhoras e senhoritas de nossa sociedade.

Nessa ocasião falou o anfitrião, Matoso Filho, apresentando aos visitantes efusivos cumprimentos de boas vindas, e agradecendo, em da população. A honrosa visita.

Após ligeiro lanche os aviadores visitaram os prédios públicos em companhia do Prefeito, convidados e do povo em geral.

Os visitantes mostraram-se entusiasmados com o progresso da cidade, ao visitarem O Posto de Saúde, O Quartel , o Grupo Escolar, Correios e Telégrafos, o Matadouro Público e o Campo de Fruticultura, onde tomaram banho na piscina do Campo.

Após essas visitas dirigiram todos - aviadores e demais membros da comitiva - para Amplificadora local, onde receberam a saudação de diversos oradores.

O aviador Farias Primo, com sua palavra fácil e pausada, agradeceu por todos em um inspirado improviso.

Usou também da palavra a aviadora Helydette Siqueira que saudou a mulher russana. Por último fez uso da palavra o Comandante da Esquadrilha, Tenente Moreira Lima.

Precisamente às 12 horas, realizou-se na residência do Sr. Prefeito Municipal, o banquete em honra da comitiva.

Já às 14 horas, no Campo de Aviação, partiram aviões conduzindo diversas pessoas de nossa sociedade.

Voou em primeiro lugar o Prefeito Municipal Matoso Filho, no avião "José Gentil", pilotado pelo aviador Farias Primo.

Em seguida foi a vez das seguintes pessoas:

Inácio Simões Filho, Dr. Alfredo Montenegro e sra.; Dr. João Aragão e sra.; Dr. Halley Barroso, José Delfino Junior, José Ramalho, José F. Leite, Antonio Ferreira, João Paulo, Edvaldo Leite, Antenor Rocha, senhoritas: Fransquinha Matoso, Elba Gondim, Meire e Yolanda Gonçalves.

O redator do Correio de Russas, jornalista Assis Pinheiro, voou no M-7, pilotado por José Maria.

À noite os aviadores foram recepcionados com uma festa dançante, que durou até a madrugada.

Pela manhã de segunda feira, os componentes da Esquadrilha levantaram vôo do Campo de Aviação, de regresso a Fortaleza.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui