Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O aniversário do rei -- 18/04/2008 - 11:19 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fernando Zocca

O rei da Jovem Guarda, movimento musical romântico dos anos sessenta, Roberto Carlos completa amanhã, 19 de abril (dia também de Santo Expedido), 67 anos.

Quando Roberto, Erasmo Carlos e Wanderléia, naquelas tardes de domingo, no teatro Record, em São Paulo se apresentavam com suas cançôes, cujas letras diziam basicamente sobre o amor, multidões se aglomeravam para os shows.

Na política nacional a situação apresentava-se de forma mais grave. Os militares ditavam as regras seguindo orientações doutrinárias externas, baseadas no conflito entre as potências representadas pelos Estados Unidos e a extinta União Soviética.

A chamada guerra fria, entre os blocos comunistas e as denominadas forças democráticas, era conseqüência da expansão ideológica dos opostos, e os envolvidos disputavam a hegemonia sobre as nações da América Latina e África.

Na América somente Cuba e mais tarde o Chile tiveram sob forte influência comunista, sendo que neste último, o governo de Salvador Allende (26/07/1908 -11/09/1973) foi logo sufocado.

Mas em Cuba, Fidel Castro assumiu o governo pelas armas (1959) tendo se afastado somente há pouco tempo.

A tentativa de tomada do poder por manu militari, aqui no Brasil foi tentada por homens que hoje participam democraticamente do governo, e que usaram, naquele tempo, práticas agressivas das quais os "aparelhos" faziam parte.

A repressão foi tão forte que milhares de adeptos do Marxismo foram mortos, desaparecidos ou simplesmente enlouquecidos pelo poder vigente. Muitos tiveram seus destinos atrelados aos hospícios, dos quais jamais voltaram.

A internação psiquiátrica dos dissidentes, era prática comum também na União das Repúblicas Socialistas Sovièticas. Haviam os chamados "enlouquecimento por decreto".

No meio desse fervor, dessa verdadeira ebulição, das perseguições, matanças e controle social com mãos de ferro, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, The Gonden Boys, The Clevers, Erasmo Carlos, Walderléia, Os incríveis, Ronie Von, Tim Maia, e centenas de outros cantores, sem tocar nesses assuntos políticos espinhosos, desenvolviam e difundiam a sua arte, da qual despontava o aniversariante Roberto Carlos.

Atualmente, já sessentão, avô e quase bisavô, Roberto faz um show anual, transmitido em Dezembro pela Globo e apresenta-se com freqüência num navio ancorado na costa do Rio de Janeiro.

Na festa recente de aniversário, o cantor recebeu artistas, escritores, produtores, o pessoal da imprensa, os amigos e fãs. Na oportunidade Roberto Carlos lançou também, um perfume com sua marca.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui