Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Papel do povo frente às transformações -- 26/04/2008 - 14:49 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Papel do povo frente às transformações





É tão importante entender nosso papel frente às transformações no mundo quando entender o porque existimos. José Murilo de Carvalho em seu livro Cidadania no Brasil conta o como nós acreditamos no Messias, nos salvadores da pátria, quanto glorificamos apenas os heróis.



Entender que o povo é o principal protagonista das revoluções e não heróis é fundamental para podermos continuar a mover a maquina da transformação, sabendo que se não fosse as massas nenhuma revolução seria feita.



Os heróis emergiram de onde? Começaram e foram impulsionados por quem? Será que existia apenas um líder como a história tradicional nos colocava ou será que vários heróis existiram e alguns apenas foram destacados, será que estes destacados são heróis sozinhos? Nós, o povo tem que aprender a fazer estas perguntas para que senão viveremos a espera de um “Messias Salvador”, alguém que nos tire das trevas da pobreza e da quase escravidão.



Nós o povo, não devemos esperar dos governos as transformações, pois ao longo da história nenhum governo, nenhum rei, nenhum sistema implantado fez com que as vidas das massas melhorassem nos quesitos econômicos, políticos e sociais. As revoluções emergiram do povo, dos trabalhadores, das trabalhadoras, dos desempregados, dos mais pobres, dos ploretários como Marx ressalta em seus estudos, pois sem estes nenhuma revolução daria certo, os lideres apenas serviram de interlocução escolhidos por nós nas disputa das transformações no mundo.



Os grandes heróis são o povo, pois estes morreram, mataram, viveram na pele o pauperismo, a escravidão e todas os problemas econômicos, políticos e sociais, nenhum governo muda sem a participação popular, nenhum rei foi deposto pela sua própria vontade.





Leonardo Koury Martins









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui