Usina de Letras
Usina de Letras
285 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gazeta, a moedinha que virou conceito de impresso -- 28/04/2008 - 21:48 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Pouca gente sabe que a origem da expressão Gazeta remonta ao século XVI, quando os comerciantes da cidade italiana de Veneza cobravam uma gazeta, moeda de pouco valor na época, de quem desejasse manusear os jornais sem comprá-los. É fácil entender a modalidade de serviço oferecido. Os primeiros impressos tinham custo relativamente caro e a cobrança de uma pequena taxa, no caso uma gazeta, ajudaria na divulgação das notícias, objetivo dos primeiros editores.



O termo gazeta é originário do francês gazzete, que tem a mesma ortografia em francês e italiano, sendo globalizado pelos amantes das letras e comerciantes venezianos.



A primeira gazeta italiana que se tem notícia teria circulado em Florença, por volta de 1636, com a marca da tipografia Masti e Landi.



As gazetas eram muito difundidas na França e na Itália. Quando o conceito de jornal se espalhou pelo mundo outros títulos foram surgindo, como diários, jornais, semanários, etc.



No Brasil o primeiro jornal de tendências oficiais foi a Gazeta do Rio de Janeiro, cuja data de fundação é 10 de setembro de 1808. Este jornal surgiu para acolher impressões favoráveis à família real, já que outro jornal, o Correio Braziliense, perturbava o sono de Dom João VI desde 1º de junho de 1808, concepção do jornalista Hipólito da Costa, que não concordava com o regime monárquico lusitano sobre o Brasil.



A Gazeta do Rio de Janeiro durou até o ano de 1822. Sustentada pelo governo português, deixou de circular com a independência.



Contudo, o nome gazeta continuou agregado ao impresso no Brasil, sendo que no século XX importantes grupos jornalísticos continuaram a trabalhar com este nome, dando origem a periódicos respeitáveis como a Gazeta Mercantil (SP), Gazeta do Povo(PR), Gazeta Esportiva(SP), esta pertencente ao grupo que deu origem ao primeiro curso de Jornalismo no Brasil, no ano de 1947, na Faculdade Cásper Líbero.



Contudo a gazeta mais antiga segundo pesquisadores tinha o nome de Ta King Pao, que segundo a tradução tem o nome de Gazeta de Pequim, cujo milenário foi comemorado em 1908, mas não é totalmente aceita pelo ocidente. Entre as dúvidas do ocidente e as certezas do oriente é certo que Gazeta é um conceito universal de jornal. E tudo começou com a moedinha dos comerciantes italianos.



Hamilton de Lima e Souza, coordenador do Curso de Comunicação Social da Faro - Rondônia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui