Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62234 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CURIOSIDADES E NOTICIAS -- 28/05/2000 - 11:31 (Horácio Matoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Curiosidades e Notícias



Papai, perguntou o adolescente que almejava escapar das restrições paternas:

"Quando serei bastante velho para fazer o que me apraz ?

"Não sei meu filho. Ninguém ainda viveu tanto tempo", respondeu o pai.



Quanto tempo leva para despachar este requerimento ?



- Dez dias.

- Disseram que só levava cinco..

Isto era antigamente. Depois que organizaram a Repartição, leva dez.

Tem que encher mais 2 papéis



O menor livro que se tem notícia, mede apenas 1 centímetro e nele foi gravado uma coleção de cantos sagrados e tem o nome de “Malbarata “.

O maior do mundo mede 1,70 m de altura por 1,15 de largura e seu nome é Atlas Universal” e se encontra no Museu Britânico de Londres; o livro mais antigo que se tem notícia é o chinês “Y-King "



A primeira Carta Pastoral de Dom Lino, filho de Russas, e 8º Bispo de São Paulo, foi expedida a 9 de março de 1873, no mesmo dia de sua sagração episcopal, em Fortaleza, quando já se preparava para a longa viagem que iria empreender, por mar, do Ceará a São Paulo, a fim de iniciar suas atividades.



Em abril de 1973, conforme divulgou o jornal Correio de Russas, o açude público Santo Antonio localizado neste município, com capacidade para 26 milhões de metros



cúbicos, sangrou com uma lâmina d água de l6 centímetros.



No dia 5 de abril de 1867, nascia nesta cidade, o Dr, José Perdigão Sobrinho, farmacêutico e jornalista, tendo sido fundador do jornal “O RUSSANO “.



A famosa Banda do Canecão realizou exibições nesta cidade, na quadra da Associação, conforme divulgou o Correio de Russas, edição do dia 19 de fevereiro de 1973.



O tradicional "Atlântico Bar", de propriedade do Sr. Vicente Lima Ramalho cerrou suas portas em dezembro de 1972

Os frequentadores apresentaram suas despedidas ao proprietário, na noite do dia 31.



Um eleitor do Sr. Aurino Estácio, eufórico dizia para o repórter: O Distrito de Flores ofereceu flores para o "candidato do chapéu", foram 365 votos de maioria em 4 urnas.



De acordo com a Lei n.º 900, de 9 de agosto de 1859, a então Vila foi elevada a categoria de cidade, com a designação de São Bernardo do Governador. Já no decreto n º 1956, de 5 de junho de 1891, o município aparece com o nome de Russas.

Para corrigir essa anomalia, o decreto n.º 169, de 31 de março de 1938, fixou o nome de Russas.







Horácio Matoso
Coisas & Loisas

O autor é jornalista e escritor







O primeiro jornal, de que se tem notícia, circulou nesta cidade no ano de 1911, no período republicano, e teve como redatores Mário Torres e Pedro Brito.



O Hino Municipal de Russas, tem letra de Antônio Sales e musica de Raimundo Correia.



O primeiro astronauta a pisar o solo lunar, foi Armstrong, no ano de 1969, fato noticiado pelo “Correio de Russas”, edição do dia 31 de julho.



O padre Marcondes, um dos valores do Clero cearense, faleceu no dia 20 de setembro de 1973, as primeiras horas da manhã na Casa Paroquial, nesta cidade, aos 73 anos de idade.



Dom Lino Rodrigues Deodato de Carvalho, nasceu nesta cidade no dia 29 de setembro de 1826, onde exerceu o cargo de Professor primário, e faleceu em Aparecida, no dia 10 de agosto de 1894.



O primeiro vigário da paróquia de Russas foi o Padre João da Costa em 1696, antes da construção da "Casa de Orações" que se deu no ano de 1707.



O agricultor Raimundo Domingos de Sousa, dado como morto e devidamente vestido com sua mortalha, levantou-se do caixão, momentos antes de ser levado ao cemitério da cidade de Ipu, neste Estado ( CR 2-04-1972)



População de Russas, em 1970, segundo o IBGE: cidade 11.795: interior 23.162 , total 34.957.



Poppulação de Russas, em 1996 (últimos dados fornecidos pelo IBGE: 55.976 habitantes.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui