Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LICÍNIO BARBOSA E SEUS DEUSES E DEMÔNIOS. -- 08/05/2008 - 23:04 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LICÍNIO BARBOSA E SEUS

“DEUSES E DEMÔNIOS”





Mario Ribeiro Martins*





Este é o mais novo livro do Prof. Dr. Licínio Barbosa, com notas de orelha do jornalista Euler de França Belém. Com 483 páginas e edição da Editora Século XXI, Goiânia, 2006, o livro é de uma preciosidade formidável.



Os 45 temas tratados são de uma inspiração divinal. É que o autor sabe lidar com eles. Seus títulos, por exemplo, são interessantes e inteligentes demais, como é o caso de “BARBOSA LIMA, O HOMEM MONUMENTO”, “ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, O ICARO QUE TINHA ASAS NOS PÉS”, “BIDU SAYÃO, A ALMA CANORA DO BRASIL”, “A MORTE DA BELA PRINCESA TRISTE”, entre outros.



Quem começa a leitura, não deseja parar porque o livro é muito bem escrito. O próprio autor já o diz: “QUEM SÃO DEUSES OU QUEM SÃO DEMÔNIOS, CABE AO LEITOR IDENTIFICÁ-LOS. TALVEZ AMBOS HABITEM O TABERNÁCULO DE CADA PERSONAGEM”.



Quando fala de Manuel Madruga, por exemplo, relembra fatos interessantíssimos e que nos trazem outros à memória. Um deles que no dia 21.04.1952, desembarcou em Anápolis, de um avião da AEROVIAS BRASIL, no mesmo ano em que também Manuel Madruga se fixou em Goiás.



E diz, na pagina 177, “AMBOS ORIUNDOS DO SOFRIDO NORDESTE. ELE, DA PARAIBA...EU, NATURAL DO PIAUI”.



Este NATURAL DO PIAUI faz lembrar a região de SEMITOMA e BATINS, nas proximidades da cabeceira do BREJO DO PARÁ, que envolve CONCEIÇÃO, CURRAIS E BOM JESUS, mesma região, onde residiu Antonio Firmino Cunha, Laudelina Borges, Otavio Mira, Valdomiro Oliveira, etc.



Pois bem, nesta região, nasceu o ilustre DOUTOR LICINIO LEAL BARBOSA, filho de Julio Barbosa de Araújo e Luiza Borges Leal, em 24.03.1935. Passa pelo Grupo Escolar Franklin Dória, de Bom Jesus e vai para o Colégio Imaculada Conceição, de Corrente, Piauí.



Após passar pelo Ginásio Batista Industrial, de Corrente, começou o Ginásio no Santa Terezinha, em Floriano, PI, continuando no Ginásio Moderno de Afogados, Recife.



Concluiu, no entanto, no Ginásio Estadual de Anápolis, onde também cursou a Escola Técnica de Contabilidade.



Foi professor de Português da Escola Técnica de Comércio de Anápolis, cidade onde permanecera de 1952 a 1961. Passagem por Corumbá de Goiás e pelo Banco do Brasil.



Bacharelou-se em Direito, pela Universidade Federal de Goiás. Fez curso superior de Francês, na Universidade de Nancy, na França.



Daí em diante, todo mundo já sabe. Licinio Barbosa tornou-se uma figura extraordinária. Inteligência viva. Advogado ilustre. Professor convincente.



Na década de 1980, foi meu Professor no Curso de Especialização em Direito Penal, na Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Goiás, onde tivemos encontros magistrais.



Mas retornando ao seu livro DEUSES E DEMÔNIOS, lê-lo é um prazer.



Sua análise de MIGUEL REALE, DOCTOR HONORIS CAUSA da Universidade Federal de Goiás é impressionante. Como proponente que foi do título, coube-lhe fazer o panegírico do mais novo Doutor HONORIS CAUSA da UFG, que, na época tinha 88 anos de idade. Fez o discurso com aquela capacidade que lhe é peculiar.



Como se sabe, Miguel Reale, TITULAR da Cadeira 14, da Academia Brasileira de Letras, faleceu em São Paulo, no dia 13.04.2006, com 95 anos.



Assim são tratados todos os demais temas, entre os quais, MONTEZUMA, O CRIADOR DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS. Ler o livro ainda é o melhor conselho.





*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui