Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Obras Básicas para se entender o Brasil Império -- 11/05/2008 - 12:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OBRAS BÁSICAS PARA SE ENTENDER O BRASIL IMPÉRIO . ( Folha de São Paulo , Mais 2.4.2000 .





A Abolição do Tráfico de Escravos Brasileiro (1976) , de Leslie Bethell . É o que há de melhor sobre o processo de tomada de decisões políticas no tempo do império , inclusive no tocante aos seus condicionamentos internacionais . Indicado por Evaldo Cabral de Mello e Manolo Florentino..



O Abolicionismo ( 1883) , de Joaquim Nabuco . Livro engajado na causa abolicionista de forma moderada, um clássico do pensamento liberal à moda brasileira . O melhor do livro é o fato de Nabuco ter percebido a especificidade da escravidão brasileira , em relação á norte-americana , salientando que , entre nós , ela não correspondia exatamente às hierarquias raciais . Indicação de Ronaldo Vainfas .



Bahia, Século 19 – Uma Província no Império ( 1992) , de Kátia Queiroz Mattoso . É um estudo modelar de uma sociedade provincial do período monárquico , com base numa exploração hábil e exaustiva das fontes baianas . É de lamentar que o modelo que a obra propõe , ainda não tenha sido seguido por outros historiadores especializados na história provincial . Indicado por Evaldo Cabral de Mello e João José Reis e Ronaldo Vainfas .





As Barbas do Imperador , de Lilia Moritz Schwarcz . Biografia recente de D. Pedro 2.º, destacando-se pela construção da figura do imperador e da vida sociopolítica da corte . Indicado por Boris Fausto e João José Reis .



O Brasil Monárquico - Tomo 2 da “História Geral da Civilização Brasileira”,org. Sérgio Buarque de Holanda . Obra coletiva , permanece o melhor panorama do Brasil monárquico, com capítulos de história política ( maior ênfase) , econômica, diplomática, militar , religiosa, escravidão , influência britânica , emancipação política e revoltas regionais , entre outros temas . Reflete bem o estado da pesquisa histórica , sobretudo paulista , no início dos anos 1970 . Indicação de João José Reis .



A Construção da Ordem e Teatro de Sombras , de José Murilo de Carvalho . Livro indispensável para o conhecimento do império brasileiro , concentrando-se, na primeira parte , na formação da elite e, na segunda , na política imperial . Indicado por Boris Fausto, Evaldo Cabral de Mello , Manolo Florentino e João José Reis . .





Em Costas Negras , de Manolo Florentino , Lança uma nova interpretação da sociedade colonial , enfatizando a acumulação gerada pelo tráfico de escravos , a partir do Rio de Janeiro , e a formação de um poderoso setor social representado pelos traficantes . Indicado por Boris Fausto



D. João VI no Brasil , de Oliveira Lima . Panorama vigoroso do período joanino . Indicado por Evaldo Cabral de Mello.



Os Donos do Poder, de Raymundo Faoro . Sua análise é particularmente feliz no tocante ao período monárquico , razão pela qual não poderia deixar de ser incluído nesta lista , embora a utilização do conceito de estamento patrimonial paire muitas vezes numa região nebulosa . Indicado por Evaldo Cabral de Mello e por Manolo Florentino.



A Espada de Dâmocles , de Wilma Peres Costa . Estudo versando sobre o Exército , a Guerra do Paraguai e os anos de crise do Império , explorando, entre outros aspectos , as várias vertentes do republicanismo . Indicado por Boris Fausto



Um Estadista no Império , de Joaquim Nabuco . Pela via de uma excelente biografia de seu pai , Nabuco de Araújo , Joaquim Nabuco faz desfilar personagens centrais e analisa problemas da vida política imperial . Indicado por Boris Fausto , Evaldo Cabral de Mello e de João José Reis ..



Formação da Literatura Brasileira ( 1959) , de Antonio Candido . Para contextualizar as escolas literárias e o mundo dos letrados . Com máxima acuidade e erudição , desvenda a constituição de um sistema literário no Brasil de 1750 até 1880 . Combina análise estética com interpretação histórica , atento à formação da nacionalidade e suas representações .Indicado por Manolo Florentino e Ronaldo Vainfas .



Formação Econômica do Brasil ( 1959), de Celso Furtado . Um de seus grandes méritos é o de haver montado um modelo econômico que qualquer leitor culto pode ver funcionando em todas as conjunturas do mercado internacional . Sexo e movido por uma lógica implacável . Indicado por Manolo Florentino.





História dos Fundadores do Império do Brasil, de Octávio Tarquínio de Souza . A bibliografia recente sobre o processo da Independência e o período regencial é singularmente pobre . As biografias de Octávio Tarquínio ainda oferecem a melhor visão de conjunto , a despeito das limitações do gênero biográfico e das restrições ideológicas decorrentes da interpretação saquarema da história da fundação do império , de que o autor não se desprendeu . Um dos raros , coisa estranha , historiadores brasileiros a dominar a técnica narrativa. Indicado por Evaldo Cabral de Mello.



Homens da Grossa Aventura – Acumulação e Hierarquia na Praça Mercantil do Rio de Janeiro , 1790-1830 ( 1998) , de João Fragoso . Produto arrojado da recente profissionalização do ofício de historiador . Não faz concessões .



Homens Livres na Sociedade Escravocrata ( 1969) , de Maria Sylvia de Carvalho . Monografia clássica , concentrada na região do Vale do Paraíba (SP), explorando temas importantes como a violência no meio rural e as relações de compadrio . Indicado por Boris Fausto, e Ronaldo Vainfas .



Império – A Corte e a Modernidade Imperial , vol 2 de “História da Vida Privada”, org. de Luiz Felipe de Alencastro . Obra coletiva , com exemplos de abordagens emergentes . Mas não é só “história nova” , é algo mais que “história da vida privada” . O império visto através do escravo e do senhor , do imigrante e nativo , dos comportamentos e representações diante da vida e da morte , temas amarrados e acrescidos de outros , em penetrante capítulo introdutório . Indicação de João José Reis .



Do Império à República , de Sérgio Buarque de Holanda . Constitui leitura indispensável para entender o declínio do Segundo Reinado . O fato de ser parte da obra coletiva permitiu ao autor optar por uma análise exclusivamente política , que descreve de dentro o funcionamento das instituições imperiais , em vez de examinar a crise das instituições monárquicas mediante o estudo exógeno do sistema escravocrata ou dos seus valores ideológicos . Indicado por Evaldo Cabral de Mello.



Machado de Assis - A Pirâmide e o Trapézio (1976) , de Raymundo Faoro . Destaca-se pela maneira absolutamente refinada com que se utiliza da produção machadiana como fonte histórica . Um espelho primoroso e sutil da Corte Imperial , de seus tipos humanos e instituições . Indicado por Manolo Florentino.



O Movimento da Independência , de Oliveira Lima . Octávio Tarquínio o considerava a obra mais satisfatória sobre o processo emancipacionista , e pode-se afirmar que continua a sê-lo .



Nordeste 1817 (1972) , de Carlos Guilherme Mota . Um grande livro sobre o conflito de classes e suas representações na Revolução de 1817 , uma das várias insurgências da história pernambucana . Indicação de Ronaldo Vainfas .





O Norte Agrário e o Império , de Evaldo Cabral de Mello . Estudo sobre um tema pouco explorado – o da distribuição de recursos pelo poder central monárquico - sustentando a tese do favorecimento da corte e das províncias do centro-sul , pelo império . Indicado por Boris Fausto



Obra Completa , de Machado de Assis . O mestiço Machado pode ter sido quem mais bem entendeu o branco da corte . Visão penetrante e impiedosa, embora sutil , da classe senhorial e da resistência astuciosa dos subalternos , apanhados nas rédeas da dominação paternalista . Indicação de João José Reis .



Pátria Coroada, de Iara Lis Carvalho Souza . Indicação de João José Reis .



Primeiras Trovas Burlescas , de Luiz (Getulino) Gama . Poemas do militante abolicionista negro , de 1904 , talvez a primeira expressão literária de orgulho racial afro-brasileiro . É também poesia de crítica divertida e contundente ao racismo de seu tempo . Indicação de João José Reis .



Rebelião Escrava no Brasil ( 1985) , de João José Reis . Monografia por um especialista na história social dos escravos , versando sobre o levante dos malês, movimento de escravos islâmicos, que ocorreu em Salvador, em 1835. Indicado por Boris Fausto e Manolo Florentino e Ronaldo Vainfas .



Da Senzala à Colônia ( 1966) , de Emilia Viotti da Costa . Um clássico sobre a escravidão nas áreas cafeeiras , abrangendo aspectos econômicos , sociais e ideológicos . Indicação de Boris Fausto , João José Reis e Indicação de Ronaldo Vainfas .



Na Senzala uma Flor ( 1999 ) , de Robert W. Slenes . Obra de alta carpintaria na qual demografia , antropologia , lingüística , iconografia e números delicadamente dão voz aos cativos . de quebra , mostra que a distâncias entre nós e a África era bem menor do que o Atlântico . Indicado por Manolo Florentino e Ronaldo Vainfas .



Sobrados e Mucambos (1936) , de Gilberto Freyre , É o livro em que melhor se manifestou o ovo de Colombo gilbertiano , vale dizer , a aplicação dos métodos sincrônicos da antropologia cultural , originalmente formulados para a compreensão das sociedades primitivas , a uma sociedade de tipo histórico e, portanto , até então convencionalmente estudada através dos métodos diacrônicos próprios da historiografia . Indicado por Evaldo Cabral de Mello e de João José Reis e Ronaldo Vainfas .



Tempo Saquarema ( 1986) – A Formação do Estado Imperial, de Ilmar Rohloff de Mattos . Ilumina as características do conservadorismo e do jogo partidário . Indicado por Boris Fausto , João José Reis e Ronaldo Vainfas .



Os Últimos Anos da Escravatura no Brasil ( 1850-1888) * 1978) , de Robert Conrad . O melhor painel sobre o abolicionismo e a destruição do escravismo em cada uma das regiões do país . Alia a sistematicidade anglo-saxã a uma extraordinária coleção de fontes . Indicado por Manolo Florentino.



Vassouras ( 1957) , de Stanley Stein . Reconstitui as relações entre senhor e escravo numa Fazenda do Vale do Paraíba . Há depoimentos de ex-escravos .



Visões da Liberdade, de Sidney Challoub . É a corte da perspectiva do escravo . Mostra como ele construiu a derrocada da escravidão no dia-a-dia , avançando suas próprias visões de liberdade, finamente elucidadas pelo historiador . Análise de classe com classe . Indicação de João José Reis .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui