Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140832)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Energia - Fontes Alternativas -- 14/05/2008 - 09:48 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Energia Fontes Alternativas

Edson Pereira Bueno Leal maio de 2008 ,atualizado em outubro de 2008



Em 26 de junho de 2008 o presidente da OPEP , o argelino Chakib Khelil declarou que acredita que o barril valerá de US$ 150 a US$ 170 até setembro, e que o preço deverá recuar no final do ano . Segundo ele a cotação não deverá chegar a US$ 200 . Após a declaração o preço chegou a ultrapassar os US$ 140, fechando o dia na casa dos US$ 139 . ( F SP , 27.06.2008 , p. B-7) . A explicação era porque a China e outros mercados emergentes estavam crescendo muito e portanto a demanda estava maior do que a oferta .

Porém , no dia seguinte , 27 de junho em Nova York o barril terminou a semana valendo US$ 140,21 e o Brent , negociado na Bolsa de Londres US$ 140,31, fechando pela primeira vez na história em valores acima de 140 dólares .( F S P , 28.06.2008 , p. B-4) . Em 3 de julho a cotação já atingia US$ 145,29 .

Agora em outubro de 2008, com a forte crise econômica o barril do petróleo caiu para menos de US$ 70 . Como o consumo praticamente é o mesmo de junho , então a variação de US$ 140 para US$ 70 o barril é produto de pura especulação . Com o preço a US$ 70 o barril , altamente remuneratório para os países árabes onde o custo de extração é de US5 o barril, a preocupação da Opep não é com a manutenção dos preços e com a economia mundial , mas sim em reduzir a produção para forçar um novo aumento de preços .

Portanto , as fontes alternativas de energia surgem como uma alternativa viável para enfraquecer a virtual ditadura da OPEP que se aproveita do predomínio do petróleo como fonte energética para impor preços elevadíssimos face à capacidade de suporte das economias principalmente dos países em desenvolvimento.

Segundo dados da Consultoria britânica New Energy Finance , os investimentos em energias limpas somaram cerca de US$ 148 bilhões em 2007 , 60% a mais do que em 2006 . Também em 2007 , 16 fundos private equity foram criados no mundo para investir em empresas de energia renovável que têm capital aberto. ( Exame, 4.6.2008 , p. 102) . A previsão é de investimentos de US$ 450 bilhões em 2012 e US$ 600 bilhões em 2020 . ( Exame , Estudo Energia, 24.09.2008 , p. 6) .

Segundo documento apresentado em 6 de junho de 2008 pela IEA – Agência Internacional de Energia , a eficiência energética , o investimento em massa nas fontes renováveis e a estocagem de carbono irão custar US$ 45 trilhões até 2.050 , um pouco mais de 1% do PIB mundial . ( F S P , 7.6.2008 , p. A-27) .

O jornalista americano Thomas L Friedman publicou o livro, Hot, Flat and Crowded - Hhy We Need a Green Revolution and How it can Renew America , onde defende a tese de que em vez de torrar trilhões de dólares na Guerra do Iraque e no mercado imobiliário nos últimos cinco anos , os Estados Unidos deveriam ter investido pesadamente em novas fontes de energia .

Para ele , os EUA ainda representam a única nação do mundo apta a liderar uma revolução verde . Além de evitar os efeitos catastróficos do aquecimento global , ao possibilitar uma mudança tecnológica que tornaria o petróleo uma coisa do passado , os americanos se livrariam da ditadura do petróleo , reduzindo a fonte de financiamento do terrorismo fundamentalista .

A partir de propostas de Robert Watson , ex-cientista chefe do Banco Mundial , Bill Gates , Jeffrey Immelt da GE e Al Gore , o governo americano deveria começar a taxar pesadamente a importação de petróleo. O Congresso aprovaria uma lei estabelecendo o preço do barril em 100 dólares . Sempre que a cotação internacional caísse abaixo desse patamar , o governo americano cobraria uma sobretaxa , de modo a manter o preço em 100 dólares . A receita gerada pelo novo sistema , estimada por Friedman em alguns trilhões de dólares ao longo das próximas décadas , seria canalizada para institutos de pesquisa , universidades e empreendedores privados envolvidos com pesquisa de ponta em energia solar, eólica , motores elétricos e biocombustíveis , assim os EUA dariam ao mundo um sinal exemplar , incentivando a adoção maciça de fontes limpas de energia e penalizando os combustíveis fósseis . ( Exame , 22.10.2008, p. 132-134) .

O candidato Barak Obama já deixou claro entre suas promessas de campanha a determinação de eliminar a dependência americana do petróleo .





HIDRATO DE METANO

Os oceanos possuem grandes reservas de hidrato de metano , moléculas de metano presas em cristais de água . O potencial energético deste recurso equivale ao dobro de todo o petróleo , gás natural e carvão existentes . Ainda não se conhece a tecnologia para explorá-lo com segurança .

Dois grupos de pesquisa do Inpe e do Inpa elaboraram maneiras de capturar o gás Metano (CH4) liberado pela água que passa nas turbinas e queimá-lo para gerar mais energia . Os dois métodos já estão patenteados e podem ampliar em mais de 50% a capacidade de produção das hidrelétricas amazônicas . Em Balbina passam cerca de 65 mil toneladas de metano por ano , conforme medido em 2005 o que permite acrescentar 80 megawatts de produção , cerca de 60% mais . Em Tucuruí a produção poderia aumentar em até 35% . Há ainda a possibilidade de captar receita com Créditos de Carbono . A tecnologia para capturar o metano é relativamente simples . Consiste em barrar a entrada de águas profundas nas turbinas da usina e depois bombeá-la para a superfície , onde o gás é retirado para queima nos moldes de uma termelétrica comum . A queima do metano geraria dióxido de carbono , 23 vezes menos prejudicial para a atmosfera . ( F S P 26.06.2007 , p. A-18) .



ENERGIA COM ONDAS

Pesquisadores da UFRJ projetaram e o governo do Ceará está instalando na praia de Pecém , a 60 km de Fortaleza , a primeira usina do país para a geração de energia elétrica por meio das ondas do mar , com capacidade para gerar até 500 kW de energia elétrica a um custo de R$ 3,5 milhões , com capacidade para abastecer até 200 casas .

O litoral cearense foi escolhido por ter ventos constantes , que mantém ondas de dois a três metros de altura o ano inteiro . ( F S P 7.5.2005 , Especial p. B-6) .

Blocos de concreto ficam boiando em alto mar presos à usina por braços de aço com 25 metros de comprimento . Com o movimento das ondas os blocos se movem e produzem força para bombear a água do mar para reservatórios dentro da usina . Nesses reservatórios a água chega com alta pressão e entra em uma câmara . que faz com que o jato d`água saia do compartimento com uma pressão equivalente á uma queda d`água de 500 metros de altura . Esse jato move uma turbina , que gera finalmente a energia .

Estudos preliminares da Coppe da UFRJ estimam que o Brasil poderá , no futuro, gerar a partir do oceano até 15% do total da energia consumida em 8.500 quilômetros de litoral . O potencial estimado no Brasil é de 40.000 megawatts .

Portugal será o primeiro país a inaugurar um parque energético marinho , na região de Aguçadoura , na costa norte que vai gerar 2,25 megawatts , osuficiente para abastecer 1.500 casas . O sistema se compõe de três tubos de metal, cada um com 140 metros de comprimento e 700 toneladas , que bóiam na água . O balanço das ondas faz com que as diferentes secções do tubo se contraiam , impulsionando um fluido de alta pressão, usado para mover motores hidráulicos . Estes, por sua vez, movimentam um gerador que produz eletricidade . A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa escocesa .

Em 2009 a Inglaterra vai inaugurar um parque de energia marinha a 16 quilômetros da costa , na região da Cornualha . Batizado de Wave Hub, funcionará como uma central elétrica submersa que conectará quatro usinas marinhas à rede de distribuição de eletricidade em terra . O projeto, com custo de US$ 56 milhões vai gerar 20 megawatts de energia , o suficiente para abastecer 7.500 casas .

O custo do quilowatt de energia produzida pelo oceano ainda é alto , cerca de 45 centavos de dólar , mas tenderá a diminuir e é mais confiável do que a energia eólica pois os movimentos dos oceanos são mais previsíveis do que os ventos. ( Veja, 14.05.2008 , p. 120) .

ENERGIA GEOTÉRMICA

A energia geotérmica consiste em aproveitar a energia dos vulcões. Assim, este tipo de aproveitamento pode ocorrer em áreas de vulcanismo, como na costa do Pacífico do continente americano. Na Islândia o uso da energia geotérmica de seus gêiseres vem se ampliando .







QUESTÕES DE VESTIBULARES



ENERGIA GEOTÉRMICA

MACKENZIE JULHO 2004

1. Há um grande número de iniciativas bem-sucedidas, em andamento em todo o planeta, com o intuito de desenvolver recursos renováveis de energia, como, a energia geotérmica.

Apesar das dificuldades de exploração dessa fonte energética, uma das regiões mais promissoras para a utilização desse potencial poderia ser:

a) a costa leste do continente americano, onde se situa o Círculo Fogo.

b) a região central das Américas do Sul e do Norte, em áreas de bacias sedimentares antigas.

c) a costa ocidental do continente americano, zona de instabilidade tectônica.

d) a região sub-equatorial da África, que apresenta os maiores índices de insolação.

e) a área da planície siberiana, onde existem grandes jazidas de carvão mineral.



2. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005

BRASIL ENERGIAS ALTERNATIVAS



O esforço internacional que vem sendo feito para reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera enfatiza o uso de energias alternativas, entre elas, a eólica. Nessa modalidade, a região que apresenta maior potencial é:

a) Amazônia, em virtude dos ventos alísios, que aí incidem o ano todo;

b) Região serrana do Sudeste, em cujas vertentes, a barlavento, o aproveitamento dos ventos é muito facilitado;

c) Vale do Paraíba paulista, pelo efeito de canalização do ar entre as serras da Mantiqueira e do Mar;

d) Cerrados do Brasil central, onde o relevo aplanado permite ventos em todas as direções;

e) Litoral nordestino, onde o fluxo de vento é constante e com boa velocidade.



3. FUVEST 2006 FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

O mundo contemporâneo necessita de novas fontes de energia para substituir as convencionais. Os países buscam formas alternativas de produzir energia de acordo com suas características geográficas, como ocorre, por exemplo,

I – no Japão, onde as marés são usadas como fonte de energia elétrica.

II – na Islândia, onde o vulcanismo é aproveitado para gerar energia por calor.

III – na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

IV – na Alemanha, onde os ventos são empregados para produzir eletricidade.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I e III.

d) II, III e IV.

e) II e IV.



4 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 ENERGIA SOLAR

“As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação européia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.” Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:

a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo se comparado com a hidreletricidade.

b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.

c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à

hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitana costeiras.

e) A expansão do uso energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.





Gabarito 1 C 2 3 4 C

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui