Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A expansão das FARC pelo continente -- 14/05/2008 - 17:57 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FARC - Uma expansão silenciosa pelo continente



Acossada em seu país, guerrilha colombiana monta rede de organizações de apoio no resto da América (O Globo, 11Mai08)



BOGOTÁ. Bernardo é um economista argentino, de não mais que 50 anos, e, entre 1990 e 1996, foi assessor externo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Depois de fazer uma pequena fortuna, acaba de enviar seu filho mais velho aos Estados Unidos para fazer um curso de piloto.



Já o colombiano Héctor Orlando Martínez Quinto chegou em 2000 à Costa Rica e se casou com uma jovem, o que lhe permitiu obter o visto de residência e ingressar no mundo das frotas pesqueiras, em associação com outro colombiano, Huberth González Rivas, também casado com uma costa-riquenha.



Essas poderiam ser histórias ordinárias de emigrantes latino-americanos, a não ser pelo fato de Bernardo e Héctor Orlando serem dois dos agentes usados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para levar adiante uma nova e silenciosa batalha: expandir-se ideológica, logística e financeiramente pela América Latina.



Bernardo, dizem fontes do Exército colombiano e das próprias Farc que hoje colaboram com a Justiça, foi o encarregado de penetrar em países do Cone Sul, enquanto Héctor Orlando - autor do massacre de Bojayá (Chocó), em maio de 2002 - se meteu no negócio da pesca na Costa Rica para utilizá-lo como base de troca de cocaína por armas. É a conclusão a que chegou o Ministério de Segurança da Costa Rica.



- A estratégia consiste em enviar a esses países quadros com o disfarce de refugiados, que, uma vez instalados, tornam-se intocáveis e iniciam a ofensiva - assegura um oficial colombiano.



Na Argentina, foram recebidos nos últimos cinco anos 80 refugiados políticos colombianos. Mas quando se indaga sobre seu passado e suas atividades, a resposta oficial do governo é que, ainda que entre eles haja vários membros das Farc, trata-se unicamente de perseguidos ou desmobilizados.



O mesmo padrão se repetiria no Equador, no México e no Brasil. Essa estratégia internacional da guerrilha começou a se gestar em 2002, quando Alvaro Uribe chegou ao poder na Colômbia, com um duro discurso contra as Farc e com as Forças Armadas fortalecidas.



- Por causa da pressão militar, as Farc se viram obrigadas a renunciar à campanha de seqüestros e às grandes ações, com que chegaram a penetrar inclusive em Cali, a terceira cidade mais importante da Colômbia - diz um membro da inteligência militar colombiana.



Naquela época, o Secretariado das Farc optou por iniciar a penetração no resto do continente, que já tivera duas fases, embora pouco produtivas. A primeira, nos anos 80, fracassou por inexperiência. E a segunda foi detida pelo retrocesso do socialismo a nível mundial.



Mas essa terceira fase, coordenada pelos membros do Secretariado Raúl Reyes e Iván Márquez, rendeu frutos. As Farc conseguiram armar uma rede de mais de 400 organizações legais, clandestinas e semiclandestinas que respaldam sua causa, da Argentina até os EUA. Sua ponta de lança foi a Coordenadora Continental Bolivariana (CCB). Não é gratuito que, três dias antes da morte de Reyes, o Segundo Congresso da CCB, reunido em Quito (Equador), tenha aprovado uma resolução de apoio à batalha internacional das Farc para serem tiradas da lista de organizações terroristas e reconhecidas como grupo beligerante.



Na rede de organizações articulada pelas Farc há desde movimentos de revolucionários puros até ONGs defensoras dos direitos humanos, passando por partidos políticos legalmente estabelecidos. A inclusão na categoria de legal ou ilegal decorre do tipo de atividades que desempenham. Se o apoio é apenas ideológico, não há laços. Mas se passa a ser, transformam-se imediatamente em alvo das autoridades. E isso é o que começou a ocorrer com muitas organizações em toda a América Latina. Por exemplo, o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA), no Peru, dá respaldo aberto ao discurso das Farc, por ter como coincidência ideológica um acirrado antiimperialismo. Mas, desde 2006, também há indícios de que membros do grupo peruano tenham recebido treinamento militar da guerrilha. A polícia local tem evidências de que as Farc usam a cidade de Iquitos para recrutamento de milicianos e recuperação de feridos, obtenção de armas e tráfico de drogas.



Próximo objetivo é penetrar nos Estados Unidos



Esse limite entre o apoio ideológico e logístico (incluindo-se o tráfico de drogas e armas) e a condição de refugiados por parte daqueles que promovem essas organizações é o que preocupa as autoridades da Colômbia e de outros países da região. Na Cidade do México, por exemplo, chama a atenção que alguns membros das redes bolivarianas têm interesses numa casa de câmbio e em duas empresas.



E no Equador há agentes de ligação, além de o país abrigar acampamentos da guerrilha. Também na Venezuela e na Colômbia, grupos de jovens aglutinados na Cruzada Latino-americana e no Grupo Anarquista foram treinados para manejar explosivos e armas. No Chile, a liderança do trabalho pró-Farc cabe a um refugiado conhecido como Roque, que conseguiu que o Partido Comunista enviasse membros à Colômbia para receberem instrução militar.



No entanto, tudo indica que o principal esforço das Farc esteja encaminhado a estabelecer algum tipo de conexão nos EUA. A inteligência colombiana assegura que as Farc já abriram ali duas bases de trabalho ideológico: uma ONG ambientalista e um centro de estudos. Com todo esse panorama, funcionários da inteligência do governo colombiano admitem que, embora as Farc estejam encurraladas na Colômbia, podem reclamar seu fortalecimento no exterior como seu grande triunfo nos últimos cinco anos.











Farc teriam vários escritórios no México



CIDADE DO MÉXICO. Precisar o nível de aliança entre organizações de esquerda mexicanas e estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tem sido uma das tarefas conjuntas mais complicadas para os governos colombiano e mexicano. Mas muito já foi descoberto. Em 2002, o governo do presidente colombiano Álvaro Uribe informou ao México que a guerrilha tinha um escritório na capital, de onde articulava seus negócios e contatos.



Apesar do escritório ter sido fechado, dezenas de outros lugares suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades mexicanas, especialmente nos estados de Monterrey, Texcoco e Toluca. Muitas das informações chegaram recentemente, fornecidas pela Colômbia depois da suposta descoberta de arquivos no computador do guerrilheiro Raúl Reyes, morto durante um ataque colombiano a um acampamento das Farc no Equador.



Fontes de inteligência afirmam que algumas delas nas unidades das Farc no México são estratégicas para o transporte de cocaína para os EUA e para o envio de armas e munições para a América do Sul.



O Brasil na rota da guerrilha



O Brasil há tempos está na rota da guerrilha colombiana, que atua especialmente na zona de fronteira, onde o policiamento no lado brasileiro é insuficiente, facilitando o uso do país como estrada de escoamento de drogas, muitas vezes utilizadas como moeda de troca por armas.



Por conta disso, a Polícia Federal tem um projeto para inaugurar uma base de operações na confluência dos rios Içá e Solimões, próximo à fronteira com a Colômbia, no oeste do Amazonas. Nos últimos anos, a PF tem apreendido em média 1,5 tonelada de cocaína a cada ano no Rio Içá, cuja cabeceira é dominada pelas Farc. A base Garatéia terá como objetivo fechar essa rota, que vem sendo explorada pela guerrilha nos últimos anos. A Polícia Federal fiscaliza a partir de bases nos pontos de entrada dos rios Solimões e Içá no Brasil, mas os traficantes de drogas furam o bloqueio pelo labirinto de igarapés e pequenos rios. A cocaína é embarcada algumas dezenas de quilômetros à frente da fronteira, levada por pequenas lanchas ou canoas. Sem outros pontos de controle, a droga chega com facilidade a Manaus, de onde segue para o resto do Brasil e o exterior.



No caminho inverso, suspeita-se que seguem armas para a guerrilha. Em 2004, a Polícia Civil do Amazonas apreendeu aproximadamente 50 mil cartuchos de munição num galpão em Manaus. Na época, o delegado-geral adjunto da polícia de Manaus, Frederico de Souza, afirmou que a munição - para fuzis AR-15, AK-47 e pistolas 9 milímetros - estava em caixas que seriam colocadas dentro de 30 tonéis de plástico branco e seria enviada pelo rio para a Colômbia. A suspeita era reforçada pelo calibre da munição. Um brasileiro e um colombiano foram presos na operação.



Também ficou claro que a fronteira é quase uma terra de ninguém, onde a guerrilha colombiana entra e sai do Brasil como bem entende para fazer ajustes de contas: somente em Tabatinga, que faz fronteira com a cidade colombiana de Leticia, ocorreram entre janeiro e maio do ano passado 26 assassinatos ligados ao narcotráfico, segundo uma comissão da Câmara de Vereadores estabelecida para investigar os crimes. Muitos dos mortos eram estrangeiros. Nos primeiros meses de 2008, quatro dos dez assassinatos ocorridos na cidade foram de estrangeiros. Segundo a Polícia Federal brasileira, a narcoguerrilha comanda a produção, a venda e o escoamento de toneladas de cocaína e dá proteção aos traficantes que atuam na região.



Recentemente uma equipe do GLOBO enviada a Tabatinga, no Amazonas, para investigar a atuação das Farc na área, revelou um enfrentamento ocorrido em 2002, quando o Exército brasileiro matou cinco integrantes da guerrilha que navegavam pelo rio Japurá, perto do Pelotão Especial de Floresta da Vila Bitencourt, na fronteira com a Colômbia.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui