Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A bandeira da paz -- 24/05/2008 - 10:38 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A bandeira da paz





Fernando Zocca





Nesses dias em que vivemos momentos bastante conturbados; nestes tempos nos quais sobrevivemos, às mais furiosas intempéries; nos quais os valores morais ressaltam o egocentrismo, em detrimento dos interesses coletivos, vemos que sem o altruísmo, tudo pode se agravar.

Correntes formadas com educação tosca, ao defenderem interesses contrários ao bem estar e preservação do meio ambiente, conturbando a paz, utilizando comportamentos segregacionistas, não pensam em nada mais do que no próprio lucro pessoal, seja a que preço for.

A ética que vemos imperando é a da salve-se quem puder, do "Fulano morreu? Antes ele, do que eu...", sem atentar para o fato de que o bem estar de todos, depende do bem individual.

Eu penso que para haver a paz é preciso compreensão. No meu entendimento, toda crença baseada na ignorância e no temor, não conduz à verdadeira paz de espírito.

A conturbação pessoal, e por conseqüência, familiar, tem como base, a ausência de conhecimento, no tateio da verdade, do caminho, às vezes, quase impossível de se achar.

A culpa dessa bagunça psíquica, desse tormento pessoal e, por conseguinte familiar, não é do outro, do alheio, mas sim própria mesmo. A paz conseguida com a acusação do diverso, não é duradoura.

Nosso erro está, creio eu, no abuso das atitudes contrárias à própria natureza humana. Nos hábitos perniciosos, que afrontam à boa saúde física, residem a danação pessoal, que invariavelmente, conduzem à desagregação familiar.

Não está no outro, no vizinho, o erro que conduz ao câncer, à loucura, à agressão à faca, com tijolos ou palavras. O engano está nas atitudes pessoais, nas escolhas diárias, nas preferências nossas que confrontam o equilíbrio, o bom senso, e as boas regras da manutenção do sadio, do higiênico.

A ausência da luz, provoca uma espécie de loucura agressiva, uma maldade sem tamanho, uma tristeza que só passa quando se faz o mal para alguém. Isso pode agregar, no principio os semelhantes convencidos de que na demonização de alguém, está a paz própria.

A ausência do calor, das boas atitudes trazidas pelo conhecimento, dana não só o pobre e infeliz sofredor, mas todas as pessoas, entes familiares agregados no entorno.

E diante disso, da ausência do conhecimento dos bons princípios, do ABC do amor, o que é que podemos fazer?

Eu creio que só agindo como agiu Jesus Cristo, só sentindo o que sentiu o crucificado, pode o homem salvar-se da maldade do mundo.

É o que eu penso meu amigo, é o que eu tenho dito.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui