Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Beira-Rio 04.05.2008 -- 25/05/2008 - 13:44 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Beira-Rio – 04.05.2008

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Dois embates decidiram o campeonato gaúcho de futebol e o histórico dos jogos do Internacional contra o co-irmão da Serra não era nada favorável.

Uma falha do atleta símbolo dos títulos internacionais do Internacional, Fernadão, faltando dez segundos para o término do jogo em Caxias, dera vantagem ao Juventude. E para a decisão do dia quatro de maio no Beira-Rio os pressentimentos dos colorados eram escabrosos.



Num primeiro momento, lamentamos, mas se formos racionalizar veremos que a expectativa da final havia sido alterada. Algo como cutucar a onça com vara curta.

Com a vitória, o alviverde de Caxias do Sul passou a ostentar o favoritismo e para muitos, cronistas e torcedores, o campeonato estava ganho. Novamente, a touca verde seria o principal agasalho dos colorados. Com o vexame no finalzinho do primeiro jogo, o Inter redobrou os esforços para não sofrer a quarta derrota seguida. Podemos afirmar que o Juventude entrou em campo de salto alto e o Internacional na ponta dos cascos.

Em função da qualidade das equipes poderíamos fazer uma análise das probabilidades ou um estudo estatístico. A conclusão mais acertada seria da improbabilidade de uma quarta vitória consecutiva do Juventude. Mas quem estava apostando nas probabilidades ou nas estatísticas se a taquicardia do torcedor não leva em consideração a lógica e tábuas matemáticas?

Então, para espanto geral da nação, o que vimos na final foi uma avalanche de gols. Um ciclone arrasador. Não recordo de ter visto algo semelhante e ao vivo em um domingo de sol. É inimaginável oito gols em uma decisão de campeonato gaúcho.

Como o futebol brasileiro é exportador de craques, nossos clubes são formados por atletas medianos e por aqueles que estão sendo repatriados, já em final de carreira. Então, um time com onze jogadores medianos e aguerridos pode ser uma equipe vitoriosa. Sem craques ou galácticos. Hoje, o Internacional é um dos poucos clubes do Brasil que possui um elenco de bons jogadores medianos.

Evidentemente, não devemos recusar um craque, mas sabemos o que acontecerá, logo ali adiante, quando um guri desponta em uma categoria de base: A Europa e uma montanha de euros o chamam.



A conquista do campeonato gaúcho de 2008 lavou a alma dos colorados urbanos e a égua dos colorados campeiros. Foi um final de domingo memorável.

Enfim, apenas um dado não estava conforme naquela tarde de domingo 04 de maio de 2008: A decisão não era Gre-Nal. Seria demais para um coração vermelho.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui