Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉC XX QUESTÕES DE VESTIBULARES JAN 2008 -- 30/05/2008 - 07:47 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX . QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2008 E JANEIRO DE 2009

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal





1 VUNESP 2008 1 FASE MÉXICO INDEPENDÊNCIA



Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México:

“A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira.

Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação.” (O labirinto da solidão, 1976.)

Segundo o autor, a luta pela Independência do México

a) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha.

b) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, dividindo o país em regiões politicamente independentes.

c) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular.

d) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América.

e) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.





2 UNICAMP 2 FASE 2008 ROBESPIERRE E STALIN



Alguns comunistas franceses encontravam conforto na idéia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita. (Adaptado de Eric Hobsbawn. Ecos da Marselhesa: dois séculos revêem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 67-68.)

a) De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?

b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?







3 UNICAMP 2008 2 FASE NEW DEAL , KENNEDY E JOHSON



Socialmente, os governos democratas de John F. Kennedy (1960-63) e Lyndon B. Johnson (1963-68) tentaram consolidar um “New Deal suavizado”. Ao mesmo tempo, os dois presidentes comprometeram o país com uma guerra sangrenta no Vietnã. (Adaptado de Sean Purdy, “O século Americano”. In: Leandro Karnal, Sean Purdy, Luiz Estevam Fernandes e Marcus Vinicius de Morais (orgs.). História dos Estados Unidos. Das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, p. 235.)

a) O que foi o New Deal na década de 1930?

b) Identifique as bandeiras políticas dos movimentos sociais nos Estados Unidos desse período.







4 FGV 2008 ECONOMIA PERÍODO ENTRE GUERRAS



Leia as afirmativas sobre o período do entre-guerras.

I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais.

II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado.

III. No livro Mein Kampf (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo.

IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas internacionais.

V. A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das idéias totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.

São corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II, III, V, apenas. d) III, IV e V, apenas.

e) I, II, III, IV e V.



5 FGV 2008 ECONOMIA DOUTRINA TRUMAN



Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas. Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois

a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.

b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.

c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.

d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.

e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.



6 VUNESP 2008 1 FASE EUROPA 1870-1945



“Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães em junho de 1940, e depois, recrutado à força pela Wehrmacht [exército alemão] em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em 1945.” (Memórias de um mineiro loreno)

O texto configura a situação política de regiões européias marcadas

a) por disputas iniciadas no processo de unificação política da França.

b) pelo projeto do Estado francês de revidar a derrota imposta pela Rússia.

c) por lutas entre nações pelo domínio de regiões ricas em petróleo.

d) pela instabilidade e redefinições de fronteiras dos países europeus.

e) pela vitória francesa na guerra franco-prussiana no século XIX.







7 VUNESP 2008 1 FASE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A imagem que mostra um gigante samurai japonês diante de uma minúscula Torre Eiffel representa

a) a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.

b) a propaganda norte-americana contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbour.

c) a superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.

d) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação norte-americana.

e) a aliança entre o Japão e a União Soviética contra o imperialismo capitalista.





8 UNIFESP 2008 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



“Este é o maior evento da história.” (do presidente norte-americano H. Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima).

“Era importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme quando a bomba foi lançada.” (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan District Project).

Essas afirmações revelam que o governo norte-americano

a) desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes.

b) sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear.

c) esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.

d) estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS.

e) ignorava princípios éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.



9 UFSCAR 2008 2 FASE GENOCÍDIO



Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (...)

(Mark Mazower. Continente sombrio. SP: Companhia das Letras, 2001.)

O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio

a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.

b) dos judeus durante a vigência do nazismo.

c) dos romenos no seu processo de independência.

d) dos etíopes na invasão italiana.

e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.



10 MACKENZIE 2008 GUERRA FRIA



A respeito do período histórico mundial que se iniciou ao fim da II Guerra Mundial, marcado pelo antagonismo de duas superpotências, considere as seguintes informações:

I. Através do Plano Marshall, os EUA auxiliaram na reconstrução econômica de países europeus, o que obedecia ao propósito da Doutrina Truman de conter o expansionismo soviético.

II. A criação da OTAN (em 1949) e do Pacto de Varsóvia (em 1955) consumou a divisão da Europa em dois grandes blocos estratégico-militares.

III. Em 1962, a instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba pretendeu ser uma resposta à intenção dos EUA de invadir a ilha, bem como à existência de mísseis norte-americanos na Turquia.

IV. A derrubada do Muro de Berlim, em 1989, é um marco do fim da bipolarização nas relações internacionais de mais de quatro décadas.

Assinale

a) se apenas I e II são corretas.

b) se apenas I e III são corretas.

c) se apenas I, II e IV são corretas.

d) se apenas II, III e IV são corretas.

e) se I, II, III e IV são corretas.





11 MACKENZIE 2008 2 FASE BRETTON WOODS



“Dificilmente se poderia exagerar a importância do papel jogado na história econômica do último meio século pelos acordos de Bretton Woods. No verão boreal de 1944, e diante da iminência de uma segunda vitória militar, os aliados convocaram (na realidade, obedecendo a uma forte pressão norte-americana) uma conferência monetária e financeira para estabelecer as orientações do “liberalismo global “, que haveria de prevalecer na emergente ordem mundial do pós-guerra. A reunião teve lugar em Bretton Woods, New Hampshire, quando as notícias triunfais do desembarque na Normandia renovavam as esperanças de um pronto desenlace nas frentes de batalha. Temas fundamentais da conferência (...) foram a elaboração das novas regras do jogo, que devia reger o funcionamento da reconstituída economia mundial e a criação das instituições encarregadas de assegurar sua vigência. “

Atilio Sorón, Pós-neoliberalismo, 1995

Foram criações do momento histórico, imediatamente após a conferência referida, e fundamentais para a reestruturação econômico-financeira mundial, segundo os princípios do “liberalismo global”:

a) o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional.

b) a Organização Mundial do Comércio e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

c) o Acordo Geral de Tarifas e Comércio e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

d) o Conselho Econômico de Assistência Mútua e o Banco Internacional para a Cooperação Econômica.

e) o Mercado Comum do Sul e o Banco Interamericana de Desenvolvimento.



12 UNESP 2008 2 FASE CAPITALISMO



“Onde quer que tenha conquistado o Poder, a burguesia (...) afogou os fervores sagrados do êxtase religioso (...) nas águas geladas do cálculo egoísta. (...) Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo (...) Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolvem-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações.”

(Marx e Engels. Manifesto de 1848.)

“Lakshmi Mittal, presidente de origem indiana da Mittal Steel, a maior siderúrgica do mundo, provocou um terremoto na Argélia. A empresa argelina (...) rompeu no início do mês um dos tabus mais enraizados na Argélia, o chamado popularmente fim-de-semana islâmico, que inclui a quinta e a sexta-feira. (...) Para as empresas e os órgãos argelinos que mantêm relações com o

estrangeiro, a defasagem entre um fim-de-semana [o islâmico] e outro [o universal, no sábado e domingo] “é uma tremenda complicação”. Eles só têm três dias úteis por semana (segundas, terças e quartas) para trabalhar com o resto do mundo... (El País, 19.06.2007.)

Escritos em épocas distintas e tendo naturezas distintas , os textos não deixam de manifestar algumas semelhanças de conteúdo. Compare-os e indique essas semelhanças.











13 VUNESP 2008 1 FASE NACIONALIZAÇÃO DO CANAL DE SUEZ



A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser, governante egípcio, anunciou a nacionalização

em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacionais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito?

a) Os Estados Unidos da América iniciavam em 1956 sua escalada militar no Vietnã e o bloco comunista estava cindido pela crescente aproximação da China à política internacional das nações capitalistas.

b) Os países árabes ameaçavam suspender o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos, caso as hostilidades militares não cessassem, e o movimento operário inglês era favorável à expansão do islamismo.

c) O desenlace da crise foi condicionado pela divisão internacional de forças entre as potências durante a guerra fria e pela expansão do nacionalismo nas regiões do Oriente Médio e do Norte da África.

d) O canal de Suez era pouco importante para a economia do capitalismo europeu e o governo egípcio era uma barreira à expansão do islamismo no Oriente Médio.

e) A Grã-Bretanha e a França, recém-saídas da segunda Guerra Mundial, estavam militarmente enfraquecidas e o Estado de Israel conseguiu estabelecer relações políticas pacíficas com os aliados árabes do Egito.







14 MACKENZIE 2008 ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA E ÉTNICA



Os mapas mostram as atuais divisões políticas e as históricas divisões étnicas e culturais do continente africano. As brutais diferenças desses traçados comprovam a artificialidade das fronteiras, onde os europeus, em seus regimes colonialistas, não respeitavam as diversidades de culturas que hoje ainda incitam vários conflitos internos, em diversos países do continente.

Essa atual e artificial divisão política da África foi decidida

a) na Conferência de Berlim.

b) na Conferência de Bandung.

c) na Conferência de São Francisco.

d) na Conferência de Bretton-Woods.

e) nos Acordos de Oslo.





15 UNIFESP 2008 ÀFRICA



No continente africano encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre

a) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.

b) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.

c) brancos e negros na África do Sul.

d) lideranças locais na Somália.

e) grupos étnicos em Ruanda.





16 UNIFESP 2008 NELSON MANDELA



Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul (1994-2000), ganhou o prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje é nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; é nome de praça em Salvador, Haia, Glasgow e em Valência; é nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge.

Essa extraordinária popularidade de Nelson Mandela deve-se, sobretudo,

a) aos vinte anos que passou injustamente encarcerado pelo regime racista então vigente na África do Sul.

b) à sua campanha incansável em favor dos milhões de africanos vitimados pela Aids e deixados sem assistência.

c) ao fim, negociado e sem revanchismo, do regime do apartheid e ao seu desprendimento com relação ao poder.

d) à sua luta contra o imperialismo e em favor da independência de todos os países do continente africano.

e) ao seu êxito em implantar na África do Sul um programa educacional que eliminou o analfabetismo do país.







17 FGV 2008 ECONOMIA GUERRA CIVIL NO SUDÃO



Desde 2003, uma guerra civil no Sudão já deixou 200 mil mortos na porção oeste do país: Darfur. As causas desses conflitos se assemelham a tantos outros no continente.

Considere as afirmativas:

I. Assim como ocorreram na Etiópia e Somália, no Sudão as disputas são pelas grandes reservas de petróleo.

II. Diferenças étnicas, como ocorreram em Ruanda, e, no caso do Sudão, ocorrem devido a presença de grupos sedentários e milícias de origem árabe.

III. Assim como ocorreu em Angola, no Sudão a disputa está relacionada às diferenças ideológicas entre grupos que apóiam o capitalismo e outros que buscam maior interferência do Estado na economia.

IV. Disputa por terras e fontes de água em Darfur e apoio do governo a milícias que atuam no País são exemplos da guerra no Sudão.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) III e IV, apenas.





18 MACKENZIE 2008 2 FASE BRASIL E ÁFRICA DO SUL



Segundo o economista Or. Alexandre de Freitas Barbosa, o Brasil e a África do Sul possuem características sociais e econômicas muito parecidas em seus respectivos desenvolvimentos. Assinale a alternativa que corresponde a uma diferença marcante no desenvolvimento socioeconômico desses dois países.

a) A introdução do neoliberalismo na economia brasileira deu-se no início dos anos 90. Já, na África do Sul, deu-se somente no final da década de 90.

b) Entre as maiores multinacionais que atuam nos países em desenvolvimento, o Brasil leva vantagem, em quantidade e em tecnologia, em relação à África do Sul.

c) A África do Sul apresenta um maior investimento na área social, apresentando, uma expectativa de vida superior à do Brasil.

d) A África do Sul possui um déficit comercial, especialmente com países desenvolvidos, muito superior ao da economia brasileira.

e) A taxa de desemprego sul-africana é menor que os quase 10% apresentados pela economia brasileira, atualmente.





19 UNICAMP 2008 2 FASE UNIÃO EUROPÉIA



A integração européia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2ª Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações européias.

(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, “A Europa, seus organismos e sua integração político econômica.” In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), Política Internacional Contemporânea: mundo em transformação. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 59.)

a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Européia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.

b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países?





20 MACKENZIE 2008 2 FASE UNIÃO EUROPÉIA



Em dezembro de 2006, a liderança da UE (União Européia) endureceu as regras para a entrada de novos membros no bloco, ameaçando, de forma especial, as negociações com a Turquia, nesse sentido. A adesão da Turquia esbarra

I. no domínio turco de parte do território de Chipre, país membro da UE.

II. no temor dos países europeus em ter como membro uma nação com 74 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmana, o que levaria as fronteiras do bloco até o Oriente Médio.

III. na possibilidade de o bloco ter que se envolver na questão do Curdistão, que envolve também Iraque, Síria e Irã, em virtude da presença de curdos que vivem na parte oriental do território turco.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.



21 FUVEST 2 FASE 2008 UNIÃO EUROPÉIA



“A União Européia (UE), composta por 27 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos”.

Adaptado de Pascal Fontaine, 2007.

a) Cite duas nações, membros da UE, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não adesão.

b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a UE. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação.

c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da UE. Explique.







22 UFSCAR 2008 2 FASE GOVERNO THATCHER



A característica do governo neoliberal da primeira ministra inglesa Margaret Thatcher balizou uma época que gerou

a) o repúdio dos jovens beatniks à política inglesa, influenciados pela literatura de vanguarda norte-americana dos anos de 1960.

b) o fortalecimento das ações políticas do partido trabalhista, atrelado aos ideais socialistas.

c) a cooperação do feminismo internacional, envolvido em campanhas para a presença de mulheres nos cargos de governo.

d) a reação de jovens ingleses, com o surgimento da banda Sex Pistols em 1975, com forte vínculo com os movimentos punks.

e) o apoio de artistas pops, beneficiados pelas políticas de incentivo à cultura e à arte na Inglaterra.





23 FGV 2008 ECONOMIA GOVERNO GORBATCHEV



O novo secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbachev, de 54 anos, assumiu o poder (...). Gorbachev é o mais jovem líder soviético desde Josef

Stalin (...). (Jayme Brener, Jornal do século XX)

Sobre esse governo, é correto afirmar que foi caracterizado

a) pela ampliação do arsenal atômico da União Soviética e dos aliados no leste europeu, como decorrência direta do Programa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.

b) pelo projeto e execução de profundas reformas econômicas e políticas, que superassem a estagnação econômica e garantissem o desenvolvimento da democracia.

c) pelo aumento constante da produtividade soviética na indústria e na agricultura, com o conseqüente aumento do PIB, que superou o dos Estados Unidos em 1990.

d) pela realimentação da Guerra Fria com a acusação formal contra espiões norte-americanos e ingleses, além do rompimento das relações diplomáticas com a China.

e) pela recuperação de vários princípios da era stalinista, como os planos qüinqüenais, a coletivização da terra e a obrigatoriedade de salários iguais para os operários industriais.



24 UNIFESP 2008 RÚSSIA



Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….., por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) A Estônia. b) O Turcomenistão. c) A Polônia. d) A República Tcheca. e) O Usbequistão.



25 FUVEST 2008 1 FASE RÚSSIA CONTEMPORÂNEA



“Há 80 anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, isso incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há 40 anos a Rússia soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho.

Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”

(Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007)

Do texto, depreende-se que a Rússia

a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.

b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.

c) conheceu vários períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.

d) passou de força política a força militar e desta a força econômica.

e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.



26 MACKENZIE 2008 EUA X RÚSSIA



O presidente russo, Vladimir Putin, acusa os Estados Unidos de criar uma nova corrida armamentista. Segundo Putin, o uso quase incontido da força, nas relações internacionais promovidas pelos Estados Unidos, tem provocado altos investimentos no desenvolvimento de armas nucleares por parte de países de pequeno porte.

Assinale o fator geopolítico no qual se baseia a crítica feita pelo presidente russo.

a) A invasão e o domínio estadunidense do território iraquiano.

b) A estratégia estadunidense de criar um cerco militar no Oriente Médio, visando ao Irã.

c) A imparcialidade estadunidense em apoiar financeira e belicamente o Estado de Israel.

d) O projeto estadunidense de construir um sistema de defesa de mísseis na Europa Oriental.

e) As constantes ameaças estadunidenses de uma ação militar contra a Coréia do Norte.





27 MACKENZIE 2008 EUA



“(...) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘Nós acreditamos que esta verdade seja evidente por si, que todos os homens são criados iguais.’

(...) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (...)”

“(...) Não temos alternativa senão protestar: Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” (...)

“(...) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a

questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada.

(...) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”.

Os trechos acima são de discursos e escritos de um dos mais eloqüentes oradores norte-americanos do século XX, cuja importância, na história de seu país, é lembrada anualmente com um dia feriado em seu nome. A respeito dessa personagem histórica, afirma-se que

I. liderou um amplo movimento social contra a segregação racial oficial e pela igualdade de direitos civis da população negra de seu país.

II. fervoroso pastor protestante, viu-se obrigado a apoiar a guera que os EUA travavam contra o Vietnã, entendida por ele como uma cruzada contra o ateísmo comunista.

III. pôs, em ação, táticas não violentas de organização e mobilização política, transformando o protesto pacífico em poderosa arma de luta social, como no célebre boicote à lei de segregação nos transportes públicos em Montgomery.

Assinale

a) se apenas I é correta.

b) se apenas I e II são corretas.

c) se apenas I e III são corretas.

d) se apenas II e III são corretas.

e) se I, II e III são corretas.







28 FGV 2008 ECONOMIA MYANMAR



Apesar dos vinte anos de ditadura militar, o governo de Myanmar, no sudeste asiático, mantém-se firme, mesmo com os protestos da população nas ruas e da pressão internacional. Os governantes de Myanmar sentem-se protegidos pela importância geopolítica que o país representa na região, como

a) a Índia que conta com o apoio de Myanmar nas questões de fronteira com Bangladesh.

b) o Japão, que por meio das suas multinacionais explora importantes jazidas de minério de ferro e bauxita nesse país.

c) a China, que tem interesse pelos recursos energéticos do país vizinho ainda pouco explorados como o petróleo e gás natural.

d) o Paquistão, que mantém um governo ditatorial, também reprimindo protestos, com a participação de autoridades religiosas.

e) a Tailândia, que pretende formar um agressivo bloco econômico com seus vizinhos, os novos Tigres Asiáticos.



Leia o texto abaixo para responder à questão 29 .



“Há países com mais de 60% da população constituída por índios, como Bolívia e Guatemala. E há um país como México, que está ao redor de 12%. Dependendo das condições, não há sentido pleitear essa autonomia [de estados indígenas na América], especialmente se ela ficar submetida a governos que não estão interessados em repassar recursos para o desenvolvimento dessas populações. Há setores do zapatismo e do movimento indígena boliviano que de fato pleiteiam a autonomia, mas ao mesmo tempo estão buscando integrar-se. É importante diferenciar movimentos que buscam maior inserção dos indígenas no mundo globalizado,de movimentos extremados, fundamentalistas,que querem a autonomia a qualquer preço, mesmo que ela venha isolar ainda mais os indígenas.”

Nestor García Canclini, em entrevista a O Estado de São Paulo, 2 de julho de 2007, in http://txt.estado.com.br/suplementos/ ali/2006/07/02/ali-1.93.19.20060702.4.1.xml







29 PUC SP 2008 ZAPATISMO E MOVIMENTO INDÍGENA BOLIVIANO



O texto menciona o “zapatismo” e o “movimento indígena boliviano”, ambos atuantes nos dias de hoje. Sobre eles, podemos dizer que o

a) zapatismo se manifesta principalmente na região de Chiapas, ao sul do México, defende direitos de diversas etnias de origem précolombiana e se diz herdeiro das reivindicações indígenas da Revolução Mexicana de 1910.

b) movimento indígena boliviano chegou ao poder com a vitória eleitoral de Evo Morales, defende a produção de cocaína e se diz herdeiro das lutas emancipacionistas de Tupac Amaru, no século XVIII.

c) zapatismo e o movimento indígena boliviano representam novas tendências políticas na América Latina e são apoiados e financiados pelos governos estrangeiros da Venezuela, do Brasil e dos Estados Unidos.

d) movimento indígena boliviano tem evidente conotação esquerdista e luta pela formação de um Estado unitário na América Latina, nos moldes do projeto bolivariano do início do século XIX.

e) zapatismo nasceu no início do século XX e ressurgiu no princípio do século XXI, com o objetivo de apoiar o ingresso do México no NAFTA, mercado comum que envolve ainda o Canadá e os Estados Unidos





30 UFSCAR 2008 2 FASE DITADURA NA A L



Em nome da Segurança Nacional, foram realizados seqüestros, prisões, torturas e encarceramentos em campos de concentração, para quem se manifestou contra o governo. Logo no início do regime foi feita queima dos acervos das bibliotecas públicas e particulares. Essa realidade durou até 1989, quando, por pressão internacional, foi realizado um plebiscito no qual o povo deveria optar pela permanência do governante por mais cinco anos. O plebiscito foi realizado e ficou conhecido historicamente como “El Plebiscito del No”, já que a maioria do povo disse não à permanência do regime, implantado com o apoio da CIA.

O relato é parte da história

a) da Argentina.

b) da Colômbia.

c) da Bolívia.

d) da Venezuela.

e) do Chile.





31 FGV 2008 ECONOMIA AMÉRICA LATINA



Leia o poema a seguir para responder a questão.

Ah! Mérica

América do Norte:

América rapina.

América da morte:

América Latina.

América do Norte:

América que come.

América de carga:

América que pára.

América do Norte:

América do muito.

América do povo:

América do polvo.

América do Norte:

América do tudo.

América sugada.

América do nada.

América do Norte:

América do padrão.

América do pobre:

América sem pão.

América do Norte:

América patrão.

América Latina:

Começa a dizer NÃO.

(Félix de Athayde)

Atualmente, é exemplo do sentido expresso no poema a

a) nacionalização das reservas de petróleo, pelo governo da Bolívia.

b) defesa da substituição do petróleo pelo etanol, feita pelo Brasil.

c) posição do governo da Venezuela, contrário à formação da ALCA.

d) negativa da Argentina em pagar seus débitos com os bancos e o FMI.

e) entrada do Chile na APEC, privilegiando o Japão como parceiro comercial.



32 MACKENZIE 2008 2 FASE VENEZUELA DE CHÁVEZ



Turiamo, 13 de abril de 2002 a las 14:45

Al pueblo venezolano... (y a quien pueda interesar).

Yo, Hugo Chávez Frias, venezolano, Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, declaro: No he renunciado al poder legítimo que el pueblo venezolano me dió. ¡¡Para siempre!!

[firma] Hugo Chávez Frías

O documento dado se refere a um dos fatos de maior gravidade, em meio à crise política que então enfrentava esse país sul-americano.

É correto afirmar, a respeito dessa crise, que

a) refletiu, no plano político, a diminuição irreversível da produção de petróleo do país (seu principal produto de exportação), provocada pelo esgotamento das jazidas existentes.

b) resultou do receio de setores militares quanto à aproximação do governo em relação aos países do “eixo do mal”, como o Irã ,e o Iraque.

c) foi provocada, em grande medida, pela forte oposição ao governo por parte de setores do empresariado e de classe média, descontentes com o projeto político “bolivarianista”.

d) decorreu da revolta dos segmentos mais pobres da população, vítima da crescente pauperização provocada pela orientação neoliberal da política econômica do governo.

e) refletiu o clamor das classes médias e populares contra o controle autoritário que o governo pretendia exercer sobre os meios de comunicação do país.





33 FGV 2008 ECONOMIA FUTEBOL E GLOBALIZAÇÃO



Leia os textos.

I. Não existe um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização... O mundo, porém, é apenas um conjunto de possibilidades, cuja efetivação depende das oportunidades oferecidas pelos lugares. Esse dado é, hoje, fundamental, já que o imperativo da competitividade exige que os lugares da ação sejam global e previamente escolhidos entre aqueles capazes de atribuir a uma dada produção uma produtividade

maior. Nesse sentido, o exercício desta ou daquela ação passa a depender da existência, neste ou naquele lugar, das condições locais que garantam eficácia aos

respectivos processos. (Milton Santos, trecho de A natureza do espaço)

II. O futebol sintetiza muito bem a dialética entre identidade nacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubes viraram entidades transnacionais, empreendimentos globais. Mas, paradoxalmente, o que faz o futebol popular continua sendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo de torcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz dos campeonatos mundiais algo interessante é o fato de que

podemos ver países em competição. Por isso acho que o futebol carrega o conflito essencial da globalização. (Eric Hobsbawn, entrevista à Folha de S.Paulo, 30.09.2007)

A análise dos dois textos permite concluir que

a) os enfoques são semelhantes, porém o texto II critica a globalização, ao contrário do texto I.

b) o texto I fala da exclusão encadeada pela globalização, enquanto o texto II comenta a oportunidade oferecida pelo atual estágio do capitalismo.

c) embora o tema central seja o mesmo nos dois textos, Santos caracteriza o espaço econômico, e Hobsbawn, o espaço cultural.

d) a globalização é a partida dos dois textos e, mesmo exemplificando temas diferentes, a crítica é muito semelhante.

e) Santos e Hobsbawn criticam veementemente a globalização, mas são flexíveis sobre as oportunidades dos países mais pobres.





34 FUVEST 2 FASE 2008 PROTECIONISMO COMERCIAL



Uma das características do setor agropecuário, na atualidade, é a alta especialização produtiva, que reforça a necessidade de circulação de alimentos pelo planeta. Como, todavia, os custos de produção são muito distintos nas diferentes porções do globo, políticas de subsídios agrícolas e de barreiras protecionistas foram e continuam sendo adotadas por alguns Estados, no sentido de proteger seus produtores rurais.

Sobre políticas de subsídios agrícolas e barreiras protecionistas,

a) cite dois países que as utilizam de forma sistemática e, ao menos, um produto por país citado.

b) analise criticamente as ações recentes do Estado Brasileiro junto à OMC e os resultados alcançados.



35 FUVEST 2 FASE 2008 PRIVATIZAÇÃO E REESTATIZAÇÃO



Em setembro de 2007, aconteceram passeatas, em diversas cidades do País, como forma de protesto contra a privatização da Vale (Companhia Vale do Rio Doce, antiga CVRD).

a) Caracterize o contexto político-econômico mundial e nacional em que se deu a privatização da Vale.

b) Outros movimentos pró-reestatização de empresas públicas que foram privatizadas têm ocorrido na América Latina. Identifique um país em que isto

aconteceu recentemente e explique o fato.



36 UNICAMP 2 FASE 2008 AMÉRICA LATINA



Como defensor dos índios e denunciante das atrocidades dos conquistadores, frei Bartolomé de Las Casas desenvolveu a imagem da “destruição das Índias”, que era produto da preocupação do frade com o futuro da sociedade que se organizava: a nova sociedade começava distorcida, prenhe de desequilíbrios e de injustiças, carente dos mais elementares direitos. Com exceção de Las Casas, no século XVI prevaleceu a visão otimista da conquista: acreditava-se que a nova sociedade era inteiramente benéfica para os aborígenes, pois se partia da premissa de que a civilização européia era superior à civilização americana. O importante era o resultado final, a propagação de valores cristãos e a organização de uma sociedade alicerçada nesses valores.

(Adaptado de Hector Hernán Bruit, Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Iluminuras, 1995, p. 17, 55.)

a) A partir do texto, identifique duas visões opostas sobre a conquista da América, presentes no século XVI.

b) Cite dois exemplos de mobilização política das populações indígenas na América Latina contemporânea.





37 VUNESP 2008 1 FASE CHINA EXPORTAÇÕES



Estatísticas recentes dão conta de que as exportações brasileiras de produtos de alta tecnologia estão sendo prejudicadas pela expansão da participação chinesa no mercado mundial. Em 2006, a China exportou 288 bilhões de dólares para Estados Unidos e 148 bilhões de dólares para a União Européia participando, respectivamente, com 34,9% e 35,3% importado, contra 7,7% e

5,2% de participação do Brasil.

CHINA: EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA VÁRIAS PARTES DO MUNDO CONFORME INTENSIDADE TECNOLÓGICA, EM

1999 E 2006, EM %.

Áreas / nível tecnológico – 1999 e 2006 em %

Baixa tecnologia 43,4 ; 28,3

Baixa-média tecnologia 13,2 ; 15,2

Média-alta tecnologia 18,0 ; 20,1

Alta tecnologia 20,8 ; 34,5 .

(Global Trade International Service (GTIS)/ FIESP.)

A análise da tabela permite afirmar que, entre as duas

a) as exportações chinesas de produtos de alta tecnologia para os países de nível tecnológico médio-alto apresentaram as maiores diferenças percentuais.

b) a China passou a exportar mais para países de alto tecnológico do que para aqueles com baixo nível tecnológico.

c) as diferenças significativas nos percentuais de exportações chinesas para os países de baixa tecnologia deveram-se ao grande avanço tecnológico conseguido internamente por tais países.

d) o aumento de 20,8% para 34,5% das exportações para o bloco de países de alta tecnologia revela o grande contingente de mão-de-obra não qualificada que eles possuem.

e) as exportações chinesas de produtos de alta tecnologia para os países de nível tecnológico baixo-médio apresentaram as maiores diferenças percentuais.





38 FUVEST 2 FASE 2008 ÍNDIA E CHINA



Índia e China ocupam, no atual cenário mundial, um lugar tão importante que já se fala, entre estudiosos de geopolítica, em denominar o século XXI como o “século asiático”.

Sobre as trajetórias históricas contemporâneas desses dois países, iniciadas, respectivamente, em 1947 e 1949, é possível estabelecer mais de um paralelo, ressaltando semelhanças e contrastes.

Indique o processo histórico

a) da Índia, a partir de 1947, e seus desdobramentos posteriores.

b) da China, a partir de 1949, e seus desdobramentos posteriores.





39 UNICAMP 2008 2 FASE BRICS E CHINA



“Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os ‘novos BRICs?’”.

(Folha de São Paulo. Sérgio Dávila, “Brasil rural desponta entre novos BRICs.”, 23/09/07, p. C3)

a) O acrônimo BRIC se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países. Quais são esses países e qual a similaridade que esses países apresentam?

b) Quais as principais causas do crescimento elevado da China na última década?







40 MACKENZIE 2008 2 FASE G-4



Os países destacados no mapa compõem o bloco denominado G-4 ( Brasil, Alemanha , índia e Japão) , que tem como objetivo

a) recorrer, junto à OMC (Organização Mundial do Comércio), solicitando uma política contrária aos subsídios concedidos pelos países desenvolvidos aos seus produtores primários.

b) protestar contra a política unilateralista norte-americana, expressa na Doutrina Bush, que defende o uso da força de modo unilateral sem a necessidade de consulta aos organismos internacionais.

c) pleitear reformulação, junto ao Conselho de Segurança da ONU, visando à criação, no Conselho, de mais seis vagas permanentes, além de vagas rotativas.

d) buscar investimentos dos países ricos industrializados, os denominados créditos de carbono ou M DL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), para projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa.

e) implementar, junto a OMS (Organização Mundial da Saúde), um programa de quebra de patentes dos medicamentos de interesse público, para que o acesso a eles seja garantido com a produção e distribuição de medicamentos

genéricos.



41 UFSCAR 2008 2 FASE SINCRESTISMO CULTURAL



Leia os textos 1 e 2 e responda.

Texto 1

Difícil é encontrar uma sociedade que seja monocultural. As culturas são feitas tanto de continuidade quanto de mudanças. E as transformações não significam o fim de sua sobrevivência. As culturas estão o tempo todo emprestando elementos umas das outras e isso é bom. Nada parece mais

monocultural do que um monastério tibetano e, no entanto, o budismo veio de fora, da Índia. Quem visita as aldeias ao redor da cidade em que vivi em Gana pensa que está diante de comunidades monoculturais. Como, se quase todos os moradores são cristãos? O cristianismo chegou na região no século XIX, trazido pelos europeus. É, portanto, um aspecto recente da cultura local.

(Kwame Anthony Appiah. Veja, 08 de março de 2006.)

Texto 2

Curau

Ingredientes

12 espigas de milho verde ; ½ litro de leite ; 2 ½ xícaras (chá) de açúcar

1 pitada de sal; canela em pó a gosto

1 – Retirar a palha e os cabelos das espigas. Ralar o milho e raspar os sabugos com a ajuda de uma colher. Acrescentar o leite, o sal, misturar e deixar a massa descansar por 10 minutos. Colocá-la em um pano de prato, juntar as pontas e torcer o pano para coar o líquido.

2 – Despejar o caldo em uma panela, acrescentar o açúcar, mexer e levar ao fogo brando.

3 – Cozinhar lentamente, mexendo sempre, até que tome consistência. Despejar em um refratário ou em tigelinhas molhadas.

4 – Deixar esfriar e levar à geladeira. Servir polvilhado com canela em pó.

(Rosa Belluzzo. Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista.

Prefeitura do Município de São Paulo, 2007.)

a) Faça uma análise comparativa dos dois textos, buscando seus aspectos semelhantes.

b) Como o argumento do texto 1 – As culturas estão o tempo todo emprestando elementos umas das outras – pode ser

comprovado pela receita de como fazer curau (texto 2)?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui