Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um Entre Tanta Gente -- 16/04/2002 - 01:45 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No trànsito confuso do centro, andava, um entre tanta gente, e passava ao lado do obelisco que já mudara de lugar tantas vezes. Circulara a praça e já tomara um cafezinho. Alguns manifestantes distribuiam cartazes denunciando a montadora de automóveis pelas agressões contra manifestantes. Pegou um cartaz da mão de um deles e viu a foto do rosto de um homem marcado por um golpe de cassetete.
Deu uma olhada na banca de revistas e viu as fotos dos soldados israelenses e dos militantes palestinos trocando tiros, enquanto a distante paz esperava a sua vez. Também se destacavam as últimas novidades dos famosos participantes dos agora tão em moda "reality shows". Não via muito sentido naquilo, mas os seus filhos não desgrudavam os olhos da TV, acompanhando todas as instáveis mudanças de humor dos participantes, a maioria com seus físicos privilegiados, cultivados em intermináveis horas de malhação. O mesmo não se podia dizer dos seus conhecimentos, mas, como o próprio nome dizia, era mesmo um "show", fabricado pela mídia com o fim de distrair o público de problemas maiores que tanto o assolava, nesses tempos dramáticos.
Passou ao largo de um bocado de jogadores de dama e de xadrez, sentados frente a frente, próximos a um edifício, na rua fechada só para o tráfego de pedestres.
Havia um pequeno grupo circundando um carro de uma emissora de TV, a jornalista com o microfone na mão, o càmera-man ao seu lado, e um aparelho de TV em que todos se observavam enquanto aguardavam o momento do início das entrevistas do dia, sobre algum assunto bem atual. Possivelmente, as opiniões dos torcedores dos dois times de futebol que possuiam as maiores torcidas. Era um assunto que provocaria muito entusiasmo de todos, sem a menor dúvida, com aquelas provocações de sempre, cada um apontando a sua camisa (do seu time), com os olhos já inflados, o rosto vermelho e suado, e os perdigotos se espalhando pelo ar, com a voz se elevando e tremendo, levada pela emoção!
As vezes, no estúdio, um médico era entrevistado pelo casal de reporteres sobre assuntos bem íntimos, e de lá da praça, aquela gente simples soltava as suas perguntas com a maior desenvoltura, sem se constranger. Talvez porque só teriam ali, naquele momento, essa rara oportunidade...
Ele gostava de ouvir essa espontaneidade generosa, que brotava do coração, e que, no mesmo instante, irmanava a toda aquela boa gente sofrida e calejada, nos mesmos anseios, emoções e surpresas.
E todos sentiam, que a despeito de tanta violência, incompreensão e ganància, eles, juntos, naquele grupo, naquele momento, sentiam-se solidários e sorriam alegremente, com as fraquezas e temores da gente comum, como milhares que cruzavam aquela avenida.


Abilio Terra Junior


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui