Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Que Educação é essa? – uma reportagem jornalística -- 02/06/2008 - 10:47 (Maurício Apolinário) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No último dia 31 de maio de 2008, um jornal impresso do Distrito Federal publicou uma reportagem sobre o espancamento de um professor por ex-aluno e uma aluna adolescente encontrada armada na porta de escola em uma das cidades satélites.; em seguida, uma reportagem acerca das divergências sobre o assunto violência nas escolas. Até aí tudo bem, esse é justamente o tipo de notícias que os repórteres andam à cata todos os dias em nosso país, pois provocam maior interesse a leitores, ouvintes e telespectadores. Mas o que me leva a refletir aqui é o título de capa da matéria, destacado em letras garrafais vermelhas, logo abaixo do nome do jornal: QUE EDUCAÇÃO É ESSA? Esse título questiona a educação escolar em seu todo e que, nas entrelinhas, não deixa de ter certa ironia.

Aí vem a minha pergunta: o que o jornal tem feito em prol da educação no em Brasília e Distrito Federal, com investimentos, apoio às escolas com distribuição gratuita numa quantidade que propicie aos professores a sua utilização em sala de aula diariamente, divulgação de projetos escolares, de ações efetivas da administração local e federal, entre outras. Outra pergunta: o que o jornal entende por educação para expor um título como esse na primeira página, bem chamativo? O jornal conhece a história da educação no Brasil desde o período colonial, passando pelo império, pela primeira república, pela era Vargas, pela ditadura militar e chegando ao período da democracia do final da década de 1980 até os dias atuais? O jornal conhece a rotina de uma escola? O jornal sabe como é a vida de um professor de escola pública?

Além disso, o jornal deveria atentar para as políticas sócio-econômicas dos governos federal e distrital, para a falta de limites na família, para a permissividade a crianças e adolescentes, para a falência da segurança pública e para os maus exemplos expostos todos os dias nas telas da televisão.

O que o jornal tem publicado para conscientizar nossos adolescentes sobre os prejuízos que a violência traz a si mesmos e à sociedade? O que o jornal tem divulgado e incentivado sobre projetos sociais em comunidades carentes e/ou regiões de grande violência? O jornal tem desenvolvido projetos nesse sentido e contribuído para com a sociedade e para com a melhoria da educação no Distrito Federal?

Deixo aqui uma pergunta para reflexão: que educação é essa que o jornal tem em seu entendimento?



*Prof. Maurício Apolinário é educador, escritor e palestrante,

autor do livro “A arte da guerra para professores”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui