Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930-1945 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2008 -- 04/06/2008 - 07:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1930 – 1945 QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal .







1 UNIFESP 2008 BRASIL PÓS 1930



“A política do estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política de reconhecimento das classes trabalhadoras urbanas será criticada pelo seu caráter ‘demagógico’, ‘massista’ e ‘antielitista’”.

(in: História Geral da Civilização Brasileira, III, 3, 1981, p. 463.)

As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam

a) os interesses dos usineiros e, no plano político, o coronelismo.

b) posições afinadas com o operariado e, no plano político, o populismo.

c) os interesses agro-exportadores e, no plano político, o liberalismo.

d) as burguesias comercial e financeira e, no plano político, o conservadorismo.

e) posições identificadas com as classes médias e, no plano político, o tenentismo.



2 MACKENZIE 2008 2 FASE GOVERNO VARGAS



A fotografia acima ( desfile com 3 pessoas carregando um grande retrato de Getúlio Vargas) , de 1° de maio de 1942, revela um traço fundamental da história política da época. Trata-se

a) da radicalização ideológica, ao tempo das eleições, entre os que apoiavam os candidatos do movimento operário e os que apoiavam os representantes das oligarquias agrárias.

b) da “militarização” da sociedade, ou seja, da difusão –por meio da propaganda oficial – de um patriotismo exacerbado com o intuito de preparar as camadas populares para a guerra iminente.

c) do apoio ao Estado por parte de segmentos importantes da classe trabalhadora, alcançado sobretudo graças à adoção de uma legislação trabalhista, de amplo efeito propagandístico.

d) da ocorrência de manifestações públicas de operários, professores e estudantes, nas quais se exprimia abertamente o repúdio ao regime ditatorial de então.

e) da crescente mobilização popular de apoio ao projeto oficial de estatização da exploração dos recursos minerais do país, como no caso do petróleo.



3 FGV 2008 ECONOMIA DIP



Foi regulamentada a atividade dos jogadores estrangeiros no Brasil, não pelas entidades do futebol e sim pelo DIP. De fato. Segundo a imprensa carioca, ‘os jogadores estrangeiros só poderão ingressar no futebol brasileiro desde que tenham contrato firmado com um clube nacional, sendo o documento visado pelo consulado, no país de origem’. Assim, o controle pelo Departamento será perfeito, pois ele ficará de posse da 2.ª via do contrato, ao mesmo tempo, a do documento de entrada em nosso país, exigido pela lei, o que provará a situação legal do profissional. O que se depreende é que os profissionais estrangeiros continuarão a ser equiparados aos artistas contratados. Findo o prazo de permanência, estipulado em contrato, são obrigados a retornar aos seus países. (A Gazeta, 03.12.1940)

Além do apresentado, esse departamento tinha ainda como funções

a) centralizar a censura e popularizar a imagem do presidente Vargas.

b) controlar a ação dos sindicatos e estabelecer metas para a educação básica.

c) definir programas de assistência social e organizar a Juventude Brasileira.

d) gerir o imposto sindical e garantir a autonomia e a liberdade dos sindicatos.

e) reprimir os opositores do regime ditatorial e assessorar os interventores estaduais.



4 UNICAMP 2 FASE 2008 MERCADO DE TRABALHO



De 1550 a 1930, o mercado de trabalho brasileiro está desterritorializado. Só nos anos 1930-40 a reprodução ampliada da força de trabalho passa a ocorrer inteiramente no interior do território nacional.

(Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 354.)

a) Quais características do mercado de trabalho brasileiro, entre 1550 e 1930, permitem considerá-lo “desterritorializado”?

b) Indique duas mudanças do mercado de trabalho brasileiro ocorridas nas décadas de 1930 e 1940.





5 FATEC 2008 BRASIL VARGAS E EUA



Em 1942, os Estúdios Disney lançaram o filme “Alô, Amigos”, no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este, afável e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,

a) da política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.

b) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualificar o povo brasileiro.

c) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.

d) do projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.

e) da preocupação norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha nazista, e com a implantação de bases navais alemãs no porto de Santos.



6 FUVEST 2 FASE 2008 VARGAS E PERÓN



Observando essas duas imagens ( Juan Domingo Perón e Getúlio Vargas ) e apoiando-se em seus conhecimentos,

a) descreva os dois personagens históricos, explicando as relações entre o Estado e os trabalhadores.

b) indique, no mínimo, duas outras características desses dois governos denominados populistas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui