Usina de Letras
Usina de Letras
80 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Agenda - As coisas que tenho que fazer amanhã -- 17/04/2002 - 00:03 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Serão vinte e quatro horas brutas. Pode parecer muito, mas nem sempre é. Fico pensando em todos os afazeres. Levantar, escovar os dentes, conferir se as crianças estão no quarto. Nem sempre acho o fio dental na primeira tentativa. Há uma guerra deflagrada nas manhãs do meu lar. Cada um prefere uma marca de creme dental, e isso complica as coisas. Tenho que torcer para o chuveiro não sofrer uma pane, porque senão meu cronograma vai para o brejo. Supondo que tudo ocorra bem e que eu abra mão do café - o que não é lá algo muito fácil porque sou fumante - e que o carro pegue na primeira tentativa, às nove estou no banco. Em frente ao banco para ser mais preciso. "Água, água! Suquinho de laranja, pra espantar a sede!" - grita o ambulante. Ainda sou do tipo que gosta de resolver alguns problemas na agência. Telefone e internet são muito bons para consultar saldo, mas há certas coisas que se tem de falar frente-a-frente com o gerente. Ainda mais agora que eles estão enfraquecidos. Quando eu era garoto os gerentes eram uma espécie de ser intocável, senhor das finanças, dos créditos, do poder e proprietários dos carros com até dois anos de uso. Hoje, não sei se feliz ou infelizmente, gerenciar uma agência não é lá essas coisas. Trabalhar em banco já foi sinal de status. Já foi.

Terei de contar com a boa vontade da porta eletrónica. Já evito levar celular e outros objetos metálicos, mas não há como me livrar da chave do carro. Venho com ela em punho, exibindo-a para o segurança e fazendo gesto de que a depositarei na caixa acrílica. Nem sempre isto funciona. Aliás, da última vez que fui à agência, depois de me livrar do chaveiro, a porta travou por causa de uma medalha de São Benedito que minha avó materna me presenteou na última visita que fiz.

- Volta pra linha amarela! - sentenciou o guarda.

Voltei. Duas, três tentativas. Tive de tirar a corrente. Ameacei trocar de banco, mas depois desisti porque simplesmente quase todos eles têm uma porta irritante como aquela. Uma hora e meia era minha previsão de ficar na fila. Dia 10, sabe como é... o importante era torcer para que o cartão magnético não perdesse sua magnífica magia de transportar os códigos que liberariam o DOC que eu teria de fazer. "Vai dar certo, vai dar certo" - rezei.

Se tivesse muita sorte, às onze e pouco eu estaria de volta à liberdade das calçadas. Se tivesse azar, encontraria uma multa no pára-brisa do meu carro. Por falar nisso, meu carro já não inspira mais confiança. Vira e mexe tenho de encostá-lo para ele respirar livremente, capó alçado, litros e litros de água para resfriar o calor que ele sente nesses dias de verão. Quando chega o inverno a situação se inverte: é difícil de o danado pegar antes dos dez minutos de tentativas. O que mais tenho de fazer amanhã? Ah, sim. Ir à reunião da filha mais velha. O colégio marca ao meio-dia na esperança de os pais chegarem até a uma, mas a reunião só começa pra valer a uma e meia, duas horas. E sempre tem um pai que acha injusta a avaliação que o pimpolho recebe. Blá, blá, blá... e o tempo vai transcorrendo sem que o que se imaginara fazer naquele dia estivesse próximo. Não me recordo qual é o compromisso seguinte. Devo olhar na agenda. Onde está a agenda, afinal? Tenho o costume de deixá-la dentro de um compartimento da estante, junto aos CDs. Olho uma vez: nada. Duas: outro fracasso. Vêm-me à memória que amanhã é dia de aniversário de casamento (e isto eu não anoto na agenda). Fodeu! - concluí. Ir atrás de flores, telemensagens, aquele sapato que a patroa vem comentando a um mês. Pena eu não ser rico, porque poderia mandar um criado cuidar dessas coisas. Eu mesmo terei de ir ao shopping. E o que é pior: há quinze anos dou o mesmo tipo de flor, o que é uma sacanagem de marca maior. Fora isso, tenho certeza de que tinha um compromisso no finalzinho da tarde - só que não me lembro. Cadê a porra da agenda?

- Querida!... Sabe onde está minha agenda?

- Já procurou na estante?

Quis responder que, se ninguém a tivesse tirado de lá, não estaria perguntando. Mas é véspera de aniversário de casamento e as mulheres se sensibilizam com respostas mal educadas.

- Papá! Papá!

Beatriz, minha caçula, parece um anjo. Tem os cabelos encaracolados e a pele muito alva. Além do sorriso aberto, inocente, deliberado. Paro para dar um aperto em sua bochecha - que é um dos meus hobbies prediletos. Noto, então, que minha agenda está sob a guarda de suas pequenas mãozinhas. "Dá pro papai, amor! Dá?"
É tarde. As canetas hidrocolor já fizeram todo o estrago possível. Olho o dia. 14 de abril. Impossível reconhecer o que tinha anotado para aquele dia, tal a exuberància da obra de arte que Bia houvera traçado naquela página.

- O que vai fazer amanhã, amor? - quis saber a patroa.

- Nada, querida. Nada.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui