Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS QUESTÕES DE VESTIBULAR JANEIRO 2008 -- 09/06/2008 - 07:48 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITOS QUESTÕES DE VESTIBULAR DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008



HISTÓRIA ANTIGA



Resolução 1

a) A escrita serviu como divisão entre as chamadas sociedades pré-históricas onde ela não existia e as sociedades históricas onde com a escrita passou a ser possível o registro dos acontecimentos .

b) Como o autor assinala em seu texto , nestas sociedades , a palavra passa a ter um valor fundamental e um caráter sagrado , daí passar a ter grande credibilidade para registrar a transmissão dos acontecimentos .





2 E 3 C



Resolução 4

A colonização grega dos séculos VIII e VII a.C. resultou da desintegração das comunidades gentílicas da Grécia em um processo de expansão com finalidade de estabelecimento de colônias comerciais , os gregos fundaram colônias que eram independentes das cidades da Grécia , onde preservaram seus costumes e a estrutura de produção baseava-se no escravismo antigo

Já a colonização ocorrida na Idade Moderna insere-se no contexto da Revolução Comercial , com a fundação de colônias dominada pelos países europeus para atender às necessidades de produtos destes países . Não houve homogeneidade cultural e o contexto econômico era já de um capitalismo comercial , embora tivesse havido um retorno à utilização do trabalho escravo , mas em outras bases .





5 E 6 D 7 B



Questão 8 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) O candidato deveria perceber a importância do teatro e da oratória para a formação dos cidadãos atenienses e para o desenvolvimento das habilidades necessárias à vida num regime de democracia como aquele vigente na Atenas clássica. Como diz o enunciado da questão, a experiência dos atenienses como público de teatro influenciava seu comportamento nas assembléias, onde era importante o domínio da retórica.

b) Poderiam ser mencionadas características como: o modelo imperial, em substituição à cidade-estado, ou o sincretismo cultural, levando a helenização ao oriente ao mesmo tempo em que se assimilavam elementos da cultura oriental no império macedônio.





9 B 10 B 11 D





HISTÓRIA MEDIEVAL



1 E 2 A



Resolução 3

a) a Idade Média pode ser lembrada pela arquitetura gótica representada por catedrais monumentais como a de Notre Dame e pelo crescimento do comércio com o Oriente com as Cruzadas , que criou condições para a revolução comercial .

b) A Idade Média será mencionada negativamente sempre pelo obscurantismo religioso que levou à perseguição sistemática de mulheres por prática de bruxaria e culminou com a implantação do Tribunal da Inquisição que se destacou pelo uso sistemático de tortura .



4 E 5 E



Resolução 6

a) A cidade grega era uma cidade Estado e a cidade européia conquistou a sua autonomia . O comércio era intenso nas duas épocas .

b) As cidades gregas eram relativamente organizadas e tinham boas condições urbanas enquanto as cidades medievais se caracterizavam pela falta de planejamento , ruas tortuosas e aspecto insalubre .



RESPOSTAS ESPERADAS – UNICAMP

Questão 7

a) A partir do texto, o candidato poderia mencionar, no aspecto econômico, o impacto causado pela alta mortalidade sobre a mão-de-obra, o que desorganizou as relações sociais e de trabalho. No aspecto religioso, o texto faz referência à concepção da peste como um castigo pelo pecado dos governantes, o que repercutiria, por exemplo, no surgimento de novas formas de devoção.

b) Neste item, o candidato poderia mencionar, entre outras características, a concepção de uma sociedade dividida em três ordens (religiosos, guerreiros e trabalhadores), bem como o próprio caráter sagrado do laço de fidelidade que prendia suseranos a vassalos.



8 A 9 E



HISTÓRIA MODERNA





Resolução 1

A colonização grega dos séculos VIII e VII a.C. resultou da desintegração das comunidades gentílicas da Grécia em um processo de expansão com finalidade de estabelecimento de colônias comerciais , os gregos fundaram colônias que eram independentes das cidades da Grécia , onde preservaram seus costumes e a estrutura de produção baseava-se no escravismo antigo

Já a colonização ocorrida na Idade Moderna insere-se no contexto da Revolução Comercial , com a fundação de colônias dominada pelos países europeus para atender às necessidades de produtos destes países . Não houve homogeneidade cultural e o contexto econômico era já de um capitalismo comercial , embora tivesse havido um retorno à utilização do trabalho escravo , mas em outras bases .





2 D 3 C 4 D 5 D



Resolução 6

Espanha e Portugal foram nações apenas mercantis . Não houve preocupação com o desenvolvimento da nascente atividade industrial . Portugal firmou com a Inglaterra o Tratado de Methuen , pelo qual os manufaturados ingleses entrariam no país sem taxas alfandegárias. Portanto o ouro e a prata obtidos por portugueses e espanhóis por meio da exploração colonial serviu apenas para o fausto das cortes , sendo direcionado para Inglaterra e França para o pagamento das importações .





7 E 8 B



Questão 9 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) A partir da leitura do texto, o candidato deveria perceber que as duas visões opostas a respeito da conquista da América presentes no século XVI caracterizavam-se, de um lado, pela denúncia do desequilíbrio, da injustiça e da ausência de direitos na sociedade que se organizava naquele período. De outro lado, uma visão otimista defendia que aquela sociedade era benéfica para os indígenas, uma vez que a civilização européia era superior às civilizações americanas encontradas pelo colonizador.

b) São numerosos os exemplos que poderiam ser citados; dentre esses, os mais conhecidos são: o movimento zapatista de Chiapas, no México, e o movimento dos cocaleros da Bolívia, do qual emergiu o atual presidente Evo Morales.



10 E 11 A 12 C 13 B 14 A



Questão 15 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) Como se vê a partir do texto, a bula do papa Sisto IV dava ao rei da Espanha autonomia para nomear os inquisidores, poder que até então era exclusivo dos papas; além disso, poderia ser notado no texto que a nova Inquisição, fundada na Espanha, dirigia-se especificamente contra a difusão das heresias judaizantes entre os cristãos-novos, atribuída à tolerância dos bispos.

b) Entre os séculos XV e XVI, os judeus passaram a ser perseguidos pela coroa espanhola; foram forçados à conversão e aqueles que não a aceitaram tiveram seus bens confiscados e foram por fim expulsos do país.





16 E 17 D 18 A 19 A 20 C 21 A



Resolução 22

A) A França destacou-se pelo desenvolvimento do Iluminismo , com a crítica às instituições do Antigo Regime e o surgimento de novas propostas políticas como a democracia , o sistema de governo baseado em três poderes , o liberalismo

b) A Inglaterra destacou-se por ser o centro da Revolução industrial , que revolucionou a economia mundial e permitiu o fortalecimento do Capitalismo .



Resolução 23

a) Revolução Industrial na Inglaterra, durante o século XIX.

B_ Do ponto de vista econômico a Revolução Industrial representou a introdução das máquinas e da energia a vapor na produção industrial com conseqüente grande aumento da produção e da produtividade que revolucionou a sociedade da época . Do ponto de vista social como ressalta Dickens , foi um período de grande exploração da nascente classe operária , caracterizado por longas jornadas de trabalho, baixos salários e péssimas condições de trabalho, contrastando com a riqueza da burguesia .



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX









1 D 2 D



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) De acordo com o texto, a comparação feita pelos comunistas franceses entre os regimes de Robespierre e Stalin baseava-se na idéia de que as atitudes de ambos em relação a seus opositores eram justificadas pela necessidade. Ainda de acordo com o texto, tal comparação era possível pelo sentido positivo, de “glória nacional e de triunfo revolucionário”, que a palavra Terror sugeria no contexto francês.

b) Poderiam ser citados como princípios políticos que definiam o regime soviético: o marxismo, a economia planificada, a estatização dos meios de produção, a participação política dos trabalhadores por meio de conselhos chamados sovietes, dentre outros.





4 D 5 D 6 E 7 E



Resolução 8



a) para o chefe índio a natureza fazia parte de sua cultura e deveria ser preservada a qualquer preço . Para o homem branco a natureza deveria se adequar às exigências do “progresso” .

b) A população indígena dos EUA foi expulsa de suas terras , parte foi exterminada e os sobreviventes foram confinados em reservas .



Resolução 09



A) Os americanos “marcharam para o Oeste” , dizimando as populações indígenas e confinando em reservas os que sobreviveram aos ataques . A colonização se consolidou em 1862 com o Homestead Act que garantiu terras aos colonos .

B) O Oeste foi mitificado por intermédio do cinema que deu à colonização um caráter de bravura e pioneirismo e transformou os índios em adversários do progresso .A conquista para o Oeste insere-se no contexto da Doutrina do “Destino Manifesto” que justificou o processo de expansão de fronteiras .





Questão 10 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) A partir da leitura do enunciado, vemos que o desenvolvimento da genética, no início do século XX, deu um estatuto científico à eugenia. A partir de então, segundo o texto citado, pareceu ser possível o cruzamento seletivo dos seres humanos segundo o processo mendeliano. Pode-se dizer, então, que naquele momento o desenvolvimento da genética favorece o desenvolvimento do racismo sob uma aparência científica.

b) Um dos traços marcantes da política externa européia do final do século XIX é o Imperialismo, a expansão colonial rumo à África e à Ásia. Ao favorecer o desenvolvimento do racismo, a ciência do final do século XIX forneceu uma justificativa pretensamente científica para o domínio europeu sobre os povos colonizados, baseada na superioridade dos brancos europeus em relação a africanos e asiáticos.





HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX



1 E



Questão 2 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) De acordo com o texto, a comparação feita pelos comunistas franceses entre os regimes de Robespierre e Stalin baseava-se na idéia de que as atitudes de ambos em relação a seus opositores eram justificadas pela necessidade. Ainda de acordo com o texto, tal comparação era possível pelo sentido positivo, de “glória nacional e de triunfo revolucionário”, que a palavra Terror sugeria no contexto francês.

b) Poderiam ser citados como princípios políticos que definiam o regime soviético: o marxismo, a economia planificada, a estatização dos meios de produção, a participação política dos trabalhadores por meio de conselhos chamados sovietes, dentre outros.





Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) O New Deal da década de 1930, a que faz referência o enunciado ao caracterizar as políticas da década de 1960 como um “New Deal suavizado”, foi a política econômica implantada no governo Roosevelt como uma reação à grande depressão iniciada em 1929. Várias características poderiam ser citadas, tais como a regulamentação do setor financeiro, a concessão de subsídios à produção agrícola, a promoção de obras públicas para aumentar o nível de emprego, entre outras.

b) Ao articular duas temporalidades distintas, a questão permitia ao candidato mobilizar dentre os seus conhecimentos, as informações referentes tanto aos movimentos sociais da década de 1930, quanto aos da década de 1960, desde que apresentadas de maneira pertinente. Para o primeiro caso, poderiam ser mencionados, por exemplo, o sindicalismo e a luta contra o desemprego gerado pela crise de 1929. No segundo caso, caberiam ser citados, entre outros, o pacifismo, o feminismo e a luta pela igualdade racial e pelos direitos civis.





4 D 5 C 6 D 7 C 8 E 9 B 10 E 11 A.



Resolução 12

Os dois textos se referem à uniformidade dos processos de produção capitalistas que onde quer que se instalem entram em choque com valores culturais e religiosos que estejam em contradição com a ótica de acumulação do capital .





13 C 14 A 15 D 16 C 17 D 18 D



Questão 19 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Criar o mercado comum, com moeda comum, para promover o desenvolvimento econômico com expansão contínua e equilibrada, modernizando as estruturas produtivas; melhorar as condições de vida da sua população; estreitar as relações entre os Estados europeus; criar uma organização supranacional para melhorar a competitividade internacional; implantar a tarifa externa comum; abolir a restrição à livre circulação de pessoas e mercadorias e eliminar barreiras comerciais; instituir políticas comuns, como a política agrícola.

b) A unificação da Alemanha (1990), com a incógnita dos impactos que traria para a economia da Alemanha e de toda a Europa unificada; a transição dos ex-países socialistas para a economia de mercado, já que a evolução dessas economias era incerta e gerou fortes fluxos migratórios, com ressurgimento de nacionalismos; conciliação da soberania nacional com a integração européia.



20 E



Resolução 21



a) Inglaterra e Suécia não aderiram ao Euro e o motivo alegado e o risco de perda de soberania sobre suas políticas monetárias e prejuízo para as empresas nacionais pela concorrência de outros países que já aderiram ao Euro ;

b) Diversos países do Leste Europeu estão reivindicando sua entrada da União Européia . A Turquia solicita sua adesão desde 1963 , mas ainda não realizou as reformas exigidas para o ingresso particularmente a redefinição das Forças Armadas ainda muito envolvidas no processo político , não é ainda um Estado democrático em sua plenitude , e tem problemas não resolvidos com minorias como os curdos .

c) Uma condição fundamental é ser um Estado de Direito pleno , com separação de poderes , democracia , sufrágio universal , respeito pelas minorias . Outra é a estabilidade econômica , com déficit público sob controle .







22 D 23 B 24 A 25 D 26 D 27 C 28 D 29 A 30 E 31 C 32 C

33 D



Resolução 34



a) os subsídios agrícolas e as barreiras protecionistas são utilizados com intensidade pelos EUA e por países da União Européia . Em relação aos EUA o Brasil enfrenta barreiras com diversos produtos como soja , suco de laranja, álcool . Com os países da União Européia destacam-se as barreiras impostas à importação de carne.

b) O Brasil tem se destacado por uma luta incansável pelo fim das barreiras e subsídios . Tem exercido um papel de liderança , sendo um dos criadores do G-20 , grupo de países em desenvolvimento que luta pelo fim do protecionismo comercial . As negociações ainda estão avançado , mas poucos resultados concretos foram obtidos .



Resolução 35



A) a Vale foi privatizada , em conjunto com diversas outras estatais em um contexto internacional onde prevalecia o pensamento neoliberal , no chamado Consenso de Washington que defendia a modernização dos países com redução da presença estatal na economia e saneamento das contas públicas . No plano nacional o processo começou com o curto mandato do presidente Collor e se aprofundou durante o Governo Fernando Henrique Cardoso tendo como idéia básica a necessidade do governo livrar-se de estatais deficitárias e permitir ganhos de produtividade destas empresas com a privatização .

B) Os movimentos de reestatização estão ocorrendo em países populistas e de esquerda como a Venezuela de Hugo Chávez , a Bolívia de Evo Morales . No Brasil a retórica de reestatização é defendida principalmente pelo MST.





Questão 36 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) A partir da leitura do texto, o candidato deveria perceber que as duas visões opostas a respeito da conquista da América presentes no século XVI caracterizavam-se, de um lado, pela denúncia do desequilíbrio, da injustiça e da ausência de direitos na sociedade que se organizava naquele período. De outro lado, uma visão otimista defendia que aquela sociedade era benéfica para os indígenas, uma vez que a civilização européia era superior às civilizações americanas encontradas pelo colonizador.

b) São numerosos os exemplos que poderiam ser citados; dentre esses, os mais conhecidos são: o movimento zapatista de Chiapas, no México, e o movimento dos cocaleros da Bolívia, do qual emergiu o atual presidente Evo Morales.



37 B



Resolução 38



a) a Índia insere-se na descolonização afro-asiática . Alcançou sua independência do Império Britânico e seu território foi dividido com a criação do Paquistão . Trata-se de país com grandes diversidades étnicas internas , resultando em conflitos , grande desigualdade social resultante do regime de castas e de seguidos conflitos com o Paquistão em razão de disputa pela região da Caxemira . Não obstante tornou-se uma potência nuclear e vem passando por um processo recente de intenso crescimento econômico .

b) A China insere-se na expansão do socialismo . Com Mao-Tse-Tung tornou-se uma grande potência militar confrontando-se com os EUA no contexto da Guerra Fria . Com a morte de Mao, o país passou por um processo de modernização acelerada , tornando-se hoje uma das maiores potências econômicas mundiais , apesar de ainda manter o regime de Partido Único .



Questão 39 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) O acrônimo une as primeiras letras dos 4 países considerados como as principais economias emergentes do início do século XXI: Brasil, Rússia, Índia e China. São países com grande território e grande população (mercados potenciais), com possibilidade de crescimento econômico significativo.

b) A China tem seu ciclo de crescimento associado às Zonas Econômicas Especiais, criadas nos anos 1980 nas zonas costeiras para atrair investimentos estrangeiros. O salto de produtividade veio das pequenas indústrias rurais de propriedade coletiva que diversificaram a produção e absorveram a mão-de-obra liberada pela descoletivização da agricultura e que se tornam mão-de-obra barata. Posteriormente, houve a abertura ao capital estrangeiro e uma ênfase ao comércio exterior, já que os capitais nacionais não eram suficientes, ampliando-se o número de Zonas Especiais. Em seguida, houve a privatização paulatina de empresas estatais. Assim, houve um controle na abertura e transnacionalização de capitais produtivos e financeiros, com a forte presença estatal que foca um desenvolvimento de longo prazo em contexto de projeto de inserção mundial.





40 C



Resolução 41



a) Os dois textos tratam da questão da interpenetração de culturas

b) O texto 1 trata da interpenetração da religião em uma cultura estranha . O texto 2 apresenta uma receita de origem indígena que passou a ter uso intenso na sociedade brasileira.



CONTEMPORÂNEA ATUALIDADES



1 E 2 C 3 A 4 C 5 A



Questão 6 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Qualquer bem, geralmente primário (de origem agropecuária ou de extração vegetal ou mineral), que é produzido em larga escala mundial e geralmente tem baixo valor agregado. Sua especificação é estabelecida em

acordos de comercialização e apresenta características físicas homogêneas, passíveis de padronização. O seu preço é determinado pela oferta e procura internacional. Por exemplo: ferro, soja, café e petróleo.

b) Há um crescimento da economia mundial (que tem os hidrocarbonetos como base energética); há países emergentes, como a China, que consomem grande quantidade de petróleo; há longa maturação dos investimentos nessa área para o aumento de produção nas áreas descobertas/produtoras; há queda nas reservas de petróleo, principalmente nos EUA, o maior consumidor; há o temor da ampliação de conflitos no Oriente Médio, importante região produtora.





7 C 8 A 9 A 10 E



Questão 11 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Continentalidade; correntes marítimas frias na costa; áreas de alta pressão associadas à dinâmica atmosférica.

b) Construção de diques e represamento de água da chuva; desvio de rios; dessalinização da água do mar; transposição de bacias hidrográficas; construções adequadas às condições climáticas.



Questão 12



A caricatura do Planeta Terra derretendo na figura representa o efeito do processo de aquecimento global . A figura 2 mostra que os tipos de superfície na Terra , gelo, água e mar tem coeficientes diferentes de capacidade de irradiação de calor sendo o mais elevado o gelo . Portanto , com a elevação da temperatura média da Terra causada pelo efeito estufa , as áreas de gelo nos pólos irão diminuir , diminuindo significativamente a capacidade global de reflexão da irradiação solar , com o conseqüente maior aumento da temperatura das águas e do ar , podendo causar alterações climáticas imprevisíveis e certamente catastróficas .





Questão 13 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Um tsunami pode formar-se em razão de: movimentação de placas tectônicas que provocam terremotos nos fundos oceânicos, explosões vulcânicas de vulcões em áreas costeiras, vulcões submarinos ou deslizamentos de massas de terra que atingem o oceano.

b) Ao se propagar pelo oceano, as ondas do tsunami apresentam comprimento de onda de vários quilômetros e apenas cerca de um metro de altura, o que faz com que as ondas sejam quase imperceptíveis em alto mar. No entanto, ao se aproximarem das águas mais rasas da costa, as ondas vão perdendo velocidade devido ao atrito com a plataforma continental e aumentam, assim, a sua energia acumulada, o que faz com que apresentem

altura de até 50 metros.



14 A 15 C



Questão 16



A produção de aço no Brasil em 2006 em relação a 2005 surpreendentemente , apesar do crescimento da economia diminuiu em 2,2% . Nos demais Brics houve forte crescimento, com destaque para a China com expansão de 18,5% .

A Ásia concentra mais de 50% da produção mundial de aço e este percentual deve aumentar devido à grande expansão da produção na China e na Índia.

A produção do Brasil em relação aos demais BRICS ainda é pouco expressiva sendo menos de metade da produção russa e 30% inferior à produção da Índia , além do decréscimo em 2006 Porém o Brasil tem abundância de minério de ferro e grandes siderúrgicas e a expansão deve ser significativa nos próximos anos , equiparando provavelmente o país à Rússia . .





17 B



Questão 18 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Sim. Como o texto afirma, a temperatura do indivíduo que ingere ecstasy tende a subir bastante; a ingestão de água pode levar a uma maior transpiração e com isso abaixar a temperatura corporal.

b) C11H15O2N : massa molar = 193 g mol-1 22 mg ® 1 kg m ® 56 kg então m = 1232 mg ou 1,232 gramas 1 comprimido ® 5 x 10-4 mols ® 0,0965 g ou 96,5 mg N comprimidos ® 1,232 g ou 1232 mg

Assim, n = 12, 8 comprimidos (esperado: entre 12 e 13 comprimidos)











Questão 19 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) A África Subsaariana concentra mais de 60% dos infectados com AIDS no mundo e mais de 65% dos novos casos de contaminação anuais. As razões que explicam esses indicadores ruins são: baixo nível de renda e escolaridade, resultando em dificuldades de acesso/compreensão a informações sobre formas de disseminação e controle; extrema pobreza; Estados pobres e desorganizados, politicamente instáveis, ineficazes em realizar campanhas de conscientização, prevenção e controle da doença; questões culturais, como a prática da poligamia e visão “mítica” da doença, resultando em comportamentos promíscuos; elevadas taxas de transmissão mãe filho.

b) Na África Subsaariana morrem anualmente cerca de 8,50% da população infectada, enquanto na Europa Ocidental/Central essa taxa é muito menor, cerca de 1,62%. As razões são as seguintes: melhores condições de escolaridade e renda da população européia; melhor condição médico-hospitalar nos países europeus; herança positiva do Estado de Bem-Estar (Welfare State), resultando em uma assistência eficiente ao doente, inclusive no que se refere à distribuição dos remédios contra a AIDS, o que permite uma significativa melhoria na sobrevida dos infectados.





20 D 21 E 22 D



BRASIL COLÔNIA



Resolução 1

Para Euclides da Cunha o Tietê foi um rio diferenciado que corria do litoral para o interior , ao contrário dos outros , facilitando desta forma a penetração dos exploradores pelo interior do país .

Atualmente , no trecho que margeia a cidade de São Paulo o Tietê está inteiramente poluído , o que inviabiliza qualquer atividade seja de navegação , seja de pesca .



Resolução 2

No período inicial da colonização , a colonização portuguesa no Norte , que seria o Nordeste manteve uma relação intensa com a metrópole em função da produção de açúcar destinada a Portugal , a capital situava-se em Salvador e a maior parte da população permaneceu no litoral e se uniu para a luta contra o inimigo batavo .

No Sul pelo fato de a atividade econômica voltar-se mais para dentro houve um maior distanciamento em relação à metrópole e o rio Tietê facilitou a exploração do interior permitindo o ataque às missões jesuíticas espanholas .O distanciamento destacou-se até no breve episódio da aclamação de “Amador Bueno em São Paulo ..



Resolução 3

A invasão holandesa foi decorrente da União Ibérica que interrompeu o comércio de açúcar entre Portugal e Holanda pelo fato da Espanha ser inimiga da Holanda . Portanto havia o interesse holandês de controlar a produção açucareira . Nos “choques memoráveis Euclides assinala a idéia de participação dos três grupos étnicos brancos , negros e indígenas . Porém esta interpretação atualmente é relativizada pois a participação de negros e índios foi parcial . Muitos escravos se aproveitaram dos conflitos para fugir para quilombos no interior . A luta foi comandada pelos senhores de engenho interessados em manter sua situação de predomínio e prejudicados após a saída de Nassau .



Resolução 4

A exploração de ouro e diamantes na região de Minas Gerais contribuiu para o deslocamento da população para o interior e a atividade mineradora gerou demanda de produtos de diversas regiões do país como gado do Rio Grande do Sul e de Nordeste , açúcar e aguardente do Nordeste , gerando portanto atividade econômica em diversas regiões do país .

Já a industrialização do século XX contribuiu para consolidar o centro-sul como o maior pólo econômico do país , produzindo uma forte migração para a região , particularmente do Nordeste , mas também gerando demanda de matérias primas de outras regiões e fornecendo produtos industrializados que facilitaram a ocupação .



5 B



Resolução 6

A) Os franceses não reconheciam o Tratado de Tordesilhas , pretendiam estabelecer uma base colonial na América , aproveitaram-se da inexistência de controle português do litoral .

b) Com o fracasso da França Antártica , os franceses tentaram nova ocupação no Maranhão, a França Equinocial, aproveitando-se da União Ibérica , mas também fracassaram ,



7 B 8 A 9 D 10 E 11 E 12 B 13 A





Questão 14 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) As principais resoluções do tratado de Madri que diziam respeito às fronteiras coloniais estabeleciam que Portugal entregaria à Espanha a Colônia do Sacramento, enquanto a Espanha entregaria a Portugal a região dos Sete Povos das Missões, além de reconhecer o domínio português sobre a região amazônica.

b) Os jesuítas resistiram às resoluções do tratado e, junto aos indígenas da região, deflagraram a chamada Guerra Guaranítica, da qual saíram derrotados. Por fim, seriam expulsos da colônia, tendo seus bens confiscados e seus colégios fechados pela coroa portuguesa.





Questão 15 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) A partir da leitura do texto, vê-se que os folhetos eram importantes pela rapidez com que eram produzidos e difundidos, dinamizando a comunicação e a divulgação de acontecimentos naquela sociedade. Além disso, eles reuniam e faziam circular informações sobre o império português entre suas diferentes partes.

b) Entre os séculos XVI e XVIII, a cultura letrada na América portuguesa tinha uma abrangência limitada, restringindo-se à elite. O candidato poderia ainda caracterizar essa cultura letrada pela proibição da imprensa, o alto custo das edições importadas ou a inexistência de universidades, por exemplo.





Questão 16 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) Desde o século XVI a meados do século XIX, a principal fonte de trabalhadores para o Brasil foram os escravos importados da África. A partir da segunda metade do século XIX, buscaram-se alternativas na mão-de-obra imigrante européia, que foi um importante elemento da força de trabalho do país até 1930. Isto caracteriza o mercado de trabalho como desterritorializado, ou seja, um mercado no qual a força de trabalho tem sua fonte principal fora do território nacional.

b) Como diz o próprio enunciado da questão, entre as décadas de 1930 e 1940, a reprodução da força de trabalho passa a ocorrer no território nacional, uma vez que a migração interna de trabalhadores superou a importância da migração internacional. Além disso, outras transformações poderiam ser citadas, como, por exemplo, a regulamentação das relações de trabalho que culminou na CLT.

.



BRASIL REINO UNIDO E IMPÉRIO



1 C



Questão 2 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) As mudanças suscitadas pela transferência da Corte enfatizadas no texto são, basicamente, a criação de novas instituições pela coroa portuguesa, sediadas no Rio de Janeiro, e a centralização administrativa.

b) Dentre os objetivos do movimento pernambucano de 1817, o candidato poderia citar, por exemplo, a independência da região ou a instituição de um regime republicano.



3 C 4 D 5 C



Questão 6



a) A Inglaterra desde os tratados de 1810 já estava pressionando o Brasil pela extinção do trabalho escravo , culminando com o “Bill Aberdeen “ em 1845 .

b) o fim do tráfico de escravos resultou na falta de mão de obra para a crescente cafeicultura em São Paulo , suprida com o início de imigração européia , que tinha também o objetivo de atender a uma política de “branqueamento” da população brasileira .



7 A 8 D 9 D 10 B



Questão 11 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Ao longo do período colonial, as terras eram doadas pela coroa no sistema de sesmarias, que foi abandonado após a independência. Após 1850, com a Lei de Terras, o acesso à terra passou a ser por meio de compra.

b) Como se percebe da leitura do enunciado, ao tornar mais difícil e mais caro o acesso à terra, a Lei de Terras forçava os homens livres pobres, imigrantes ou nacionais, a trabalhar nas fazendas de café, garantindo para essas o suprimento de mão-de-obra livre. Além disso, a lei previa, por exemplo, que as terras devolutas fossem vendidas pelo Estado, não mais concedidas, e que o lucro dessa venda deveria subsidiar a vinda de colonos estrangeiros.





12 C 13 D



Questão 14









A) O Partido Republicano foi fundamental pois passou a defender o fim da monarquia e a constituição de um novo regime político, classificando a monarquia como ultrapassada e aglutinando a oposição .

B) A doutrina positivista era republicana e os militares positivistas terão papel fundamental na proclamação da República , feita por um militar , o Marechal Deodoro .





BRASIL 1889 – 1930





1 E 2 E



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) Como exemplos de interferência na vida da população por meio de medidas sanitárias, poderiam ser citadas, entre outras medidas, a obrigatoriedade da vacina e a erradicação de cortiços, que expulsou a população pobre da região central da cidade.

b)

A participação política dos trabalhadores era limitada por diversos fatores, como, por exemplo, o fato de o sistema eleitoral ser baseado no voto aberto, a ocorrência de fraude nas eleições, a proibição do voto aos analfabetos.



Questão 4

Canudos surgiu como resultado da interação entre a concentração fundiária e de renda , o fausto dos coronéis de um lado e a miséria e marginalização da população rural de outro que acabou arregimentada pelo misticismo e carisma de Antonio Conselheiro .

Ao pregar a independência do arraial , e criticar a situação vigente , o Arraial tornou-se uma ameaça ao poder dos coronéis , por isso a preocupação com a sua eliminação , reforçada por idéias monarquistas do Conselheiro que colocaram o governo federal do lado dos coronéis .



5 B



Questão 6



A) O Nordeste era uma região dominada por coronéis e onde a miséria era generalizada . Canudos foi uma alternativa mística à dominação dos latifúndios e por isso representava uma ameaça a estrutura sócio econômica vigente .

B ) A população rural era predominantemente católica , e Conselheiro com sua mensagem messiânica irá capitalizar o misticismo dos crentes . Em termos políticos a luta era pela emancipação , e o movimento foi acusado de ser monarquista.



7 C 8 D 9 B



Questão 10 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) O texto menciona várias transformações da cidade de São Paulo que se associam à oposição entre atraso e progresso, dentre as quais poderiam ser citadas, por exemplo, a passagem da escravidão ao uso do trabalho imigrante, ou dos carros de boi aos bondes e à locomotiva.

b) As transformações observadas pelo autor, isto é, o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo, podem ser relacionadas à cafeicultura, na medida em que o capital gerado por esta esteve na origem da industrialização de São Paulo, bem como do aperfeiçoamento de toda a sua infra-estrutura urbana. Além disso, a vinda de trabalhadores imigrantes, que nesse período constituíam parcela expressiva da população paulistana, foi motivada sobretudo pela necessidade de mão-de-obra para a lavoura de café.





11 C 12 A





BRASIL 1930 – 1945



1C 2C 3A



Questão 4 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Desde o século XVI a meados do século XIX, a principal fonte de trabalhadores para o Brasil foram os escravos importados da África. A partir da segunda metade do século XIX, buscaram-se alternativas na mão-de-obra imigrante européia, que foi um importante elemento da força de trabalho do país até 1930. Isto caracteriza o mercado de trabalho como desterritorializado, ou seja, um mercado no qual a força de trabalho tem sua fonte principal fora do território nacional.

b) Como diz o próprio enunciado da questão, entre as décadas de 1930 e 1940, a reprodução da força de trabalho passa a ocorrer no território nacional, uma vez que a migração interna de trabalhadores superou a importância da migração internacional. Além disso, outras transformações poderiam ser citadas, como, por exemplo, a regulamentação das relações de trabalho que culminou na CLT.



5A



Questão 6



a) Perón e Vargas tem em comum o fato de serem líderes populistas que exerceram o papel de presidentes com forte apelo popular e tiveram como base de apoio os trabalhadores urbanos , beneficiados com uma política trabalhista , sendo que o Estado exerceu forte controle sobre os sindicatos .

b) Vargas e Perón comandaram regimes ditatoriais , nacionalistas e que buscaram o desenvolvimento da indústria nacional .

BRASIL 1945 – 1964







1 B 2 A 3 A 4 D





BRASIL 1964 – 1985



1 C 2 B 3 E 4. E 5 C



Questão 6

As duas fotos demonstram que o futebol , nos momentos máximos de vitória brasileira nas Copas do Mundo , tem sido aproveitadas pelos presidentes para reforçar sua imagem . Em comum nos dois períodos o surto desenvolvimentista , do Plano de Metas de Juscelino e do “Milagre Econômico “ com Médici . De diferença substancial o regime democrático com Juscelino e o auge da ditadura militar com Médici .

O futebol é o principal esporte de massas do Brasil , catalizando multidões e como tal está incorporado na cultura brasileira . Em termos políticos ocorrem trocas , seja por jogadores lançarem-se na vida política aproveitando-se de sua popularidade, seja de políticos buscarem o futebol como ponto de apoio político para aumentar o seu eleitorado .





BRASIL 1985 – 2008





1 A 2 C 3 B 4 E





BRASIL ATUALIDADES





1 B 2 A 3 E



Questão 4



A) A biodiversidade é uma riqueza única que deve ser aproveitada economicamente através de uma exploração sustentável em um mundo onde a natureza está cada vez mais ameaçada . Santuários ecológicos são cada vez mais restritos e sua exploração turística controlada pode ser uma grande fonte de recursos .

B ) A Amazônia pela sua imensa floresta e biodiversidade representa um papel fundamental no equilíbrio ecológico do mundo atual . O avanço de desmatamento e da exploração predatória na região representam um forte risco de destruição da floresta com conseqüências imprevisíveis para o Brasil , a América Latina e para o equilíbrio climático mundial daí a região estar no centro das atenções mundiais em termos ecológicos . Para o Brasil trata-se de região com imensas riquezas energéticas , minerais que devidamente explorada irá contribuir fortemente para o crescimento do país . Porém a imensidade da região , dificulta o seu controle .





Questão 5 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Por que, historicamente, é nas regiões Sudeste e Sul que o desenvolvimento capitalista é mais intenso e, também historicamente, exerceu maior pressão nos recursos naturais, o que levou a um forte impacto nas florestas. Ou seja, a pressão antrópica é historicamente muito forte e intensa, ao contrário do que ocorre na região Norte, que ainda mantém, relativamente à história de sua inserção no capitalismo, extensas áreas florestadas e com biodiversidade ainda preservada.

b) Uma reserva biológica é destinada à preservação e seu uso é restrito à pesquisa monitorada. Já uma reserva extrativista é uma unidade de conservação cujo uso é feito por população tradicional e fundamenta-se no

extrativismo de produtos da floresta.



6 C 7 E 8 B 9 C 10 B 11 D 12 D 13 D



Questão 14 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Porque o mercado imobiliário estimula novos eixos de ocupação; a necessidade de expansão de novos negócios colide com outros usos do espaço, impedindo a ampliação de certas atividades pré-existentes ou a ampliação de novas. Há o deslocamento de atividades e usos, como as moradias, que “migram” para outras áreas. Há o abandono do uso do centro pelos estratos médios e altos (mudança de perfil econômico). Além disso temos a falta de manutenção das estruturas dos centros das cidades e a obsolescência das edificações, em razão das alterações nos modos de vida (como edificações usadas para moradia) e novas necessidades (como a exigência de garagens múltiplas).

b) Os moradores antigos muitas vezes são removidos; as edificações degradadas ou são demolidas ou são reformadas para um novo uso (refuncionalização), muitas vezes para fins turísticos, de lazer e também, muitas vezes, há a revalorização do patrimônio histórico; há o embelezamento de áreas públicas e monumentos; há o apoio de empresas para o financiamento das atividades.



15 C 16 E 17 C



Questão 18



A) A cidade de São Paulo e a região metropolitana representam o mais forte pólo econômico nacional e por seu entorno rodoviário chegam ou passam mercadorias de todo o Brasil . A rede viária de São Paulo com suas marginais está saturada há vários anos , sendo que o excesso de veículos tem provocado congestionamentos cada vez mais freqüentes , havendo um risco concreto de colapso total . O Rodoanel é obra fundamental pois vai permitir o desvio dos caminhões não destinados à capital para longe da área urbana permitindo desafogar as marginais e garantindo mais fluidez ao trânsito .

B ) A área por onde passa o Rodoanel inclui região de mananciais e reservas florestais , portanto daí os cuidados a serem tomados com a sua construção para a preservação destas áreas , evitando danos ambientais com as obras , bem como a adoção de medidas para evitar o ocupação desordenada por meio de loteamentos clandestinos que normalmente se seguem à implantação de rodovias .



19 D 20 A 21 B 22 B 23 C 24 D 25 A



Questão 26 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) A regionalização do território brasileiro fundamentou-se no critério fisiográfico, sendo a vegetação o principal parâmetro. A regionalização foi realizada para que o Estado pudesse desenvolver e operacionalizar políticas

públicas com o objetivo de integrar o território e pudesse, ao mesmo tempo, interferir no processo de desenvolvimento capitalista do Brasil e atenuar desigualdades regionais.

b) Tocantins foi desmembrado do Estado de Goiás. A justificativa para tanto foi o fato de esse Estado ter maior articulação econômica com o Estado do Pará e com o sul do Maranhão, além de similaridades fisiográficas.



27 E 28 D 29 A



Questão 30

a) Houve estímulos à imigração de europeus de diversos países. Essa ocupação somou-se a uma ocupação prévia, que pode ser exemplificada pela figura do gaúcho. Além disso a grande diversidade do meio natural (topografia, clima e cobertura vegetal) levou a uma ocupação diversificada do espaço. Assim, a diversidade cultural deve-se a diferentes etapas que caracterizam a ocupação da região.

b) Policulturas: pequenas propriedades de base familiar, introduzidas por migrantes europeus. Destacam-se como principais produtos: milho, feijão, frutas, batata, fumo e criação de aves e suínos. Monoculturas: desenvolvidas

em grandes propriedades, comuns nas áreas de campos do Rio Grande do Sul (com cultivo de trigo, soja e arroz). No norte do Paraná, há as culturas de algodão, cana-de-açúcar, soja, laranja, trigo e café.







31 B 32 D 33 A 34 A 35 C





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui