SONHOS E PROJETOS
O maior entrave no desenvolvimento de sonhos e projetos para uma vida cristã vitoriosa é o sentimento de auto-depreciação que, vez por outra, nos assalta. Quantos de nós simplesmente estancaram, ou há muito abandonaram um lindo projeto, que na verdade era um sonho que o Próprio Deus colocou em seus corações por se acharem incapazes? Sabemos que é difícil acreditar que antigos e empoeirados sonhos e projetos, se retomados, ainda poderão lograr êxito - mesmo que já nem haja expectativa humana, nem (aparentemente) tempo suficiente para sua execução! O sonho que vem do Senhor não envelhece, é sempre possível, mas o seu abandono é a causa principal da nossa tristeza e desaprovação diante dos Seus olhos. Este é um momento que o Senhor separou para nos desafiar à olhar apenas para Ele, ouvir a Sua voz, e sonhar outra vez... quem sabe, o mesmo sonho! Retomar sonhos e projetos empoeirados encherá outra vez a nossa vida de alegria! O Senhor é a nossa razão de viver! Só Ele é capaz de reverter a fraqueza humana em glória divina - e isso tudo acontecendo em nossa alma. Por isso, é tempo de sonhar! Anime-se!
Ricardo César Vasconcellos,Pr
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil - IPU Penha/RJ - Recife/PE -
Bem-aventurança de Jesus
Lc 11,27-28
Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Feliz o útero que te trouxe e os seios que te amamentaram". Ele respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática".
Comentário do Evangelho
Corrigindo uma constatação
O intuito feminino de uma mulher do povo levou-a a fazer uma constatação verdadeira: era digno de ser exaltado o ventre em que Jesus fora gerado, e os seios em que fora amamentado. O poder manifestado nos feitos prodigiosos do Mestre, justificava o grito entusiasta desta mulher. Ter gerado tal filho era algo digno de louvor para uma mãe. Só alguém agraciada por Deus - "bem-aventurada" - podia ser capaz disso.
O elogio a Maria comportava um elogio a Jesus. Na mentalidade da época, exaltar a mãe era uma forma de exaltar o filho. Esta era a intenção da mulher: fazer um elogio a Jesus, reconhecendo que ela possuía um poder extraordinário provindo de Deus.
As palavras da mulher, entretanto, careciam de um acréscimo. Elas podiam dar a entender que bastava alguém ter um certo parentesco sangüíneo com Jesus para ser objeto de reconhecimento. No entanto, era preciso muito mais! A verdadeira bem-aventurança consistia em ser um discípulo exemplar: ouvir com fidelidade e perseverança a Palavra e oferecer ao mundo um testemunho de vida consumado, colocando-a em prática. A mãe de Jesus, mais do que ninguém, deu este testemunho de escuta-prática da Palavra. Mas, este seu título de glória pode ser obtido por qualquer discípulo fiel e perseverante. O fato de ter sido mãe natural de Jesus era menos importante do que sua fidelidade a Deus, manifestada com gestos concretos.
Oração
Espírito de escuta atenta da Palavra, abre meu coração para ouvir e assimilar os ensinamentos de Jesus, de forma a poder transformá-los em projeto de vida.
Amém
OREMOS UNS PELOS OUTROS
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo,(...) e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:28,29